Empresa apresenta bateria para carros elétricos que pode ser carregada em 5 minutos

Empresa apresenta bateria para carros elétricos que pode ser carregada em 5 minutos

Um avanço que no futuro pode tornar o tempo de abastecimento similar ao de veículos movidos a diesel ou gasolina
#Tecnologia Publicado por Nightcrowley, em

Baterias capazes de carregar em cinco minutos são fabricadas pela primeira vez, fazendo um significante avanço no abastecimento de carros elétricos em relação a veículos movidos a diesel ou gasolina.

Carros elétricos são uma parte fundamental no combate ao aquecimento global, mas ficar sem carga durante uma viagem é uma preocupação para os motoristas. As novas baterias de íon lítio foram criadas pela empresa israelense StoreDot e fabricado pela Eve Energy na China em linhas de produção normais.

A StoreDot já havia demonstrado a sua bateria de “carregamento extremamente rápido” em telefones, drones, scooters e essas baterias foram apresentada a montadoras e outras empresas. Daimler, BP, Samsung e TDK investiram na StoreDot, uma quantia de $130m até hoje e ela foi indicada ao Bloomberg New Energy Finance Pioneer em 2020.

As baterias pode ter uma carga completa em cinco minutos, mas isso poderia exigir carregadores muito mais potente que os utilizados hoje. Utilizando a infraestrutura de carregamento disponível, a StoreDot planeja entregar 100 milhas (160.93 Km) de autonomia para uma bateria que pode ser abastecida em cinco minutos em 2025.

“A barreira número um para a adoção de carros elétricos não é mais o custo, é a ânsia por autonomia,” disse Doron Myersdorf, CEO da StoreDot. “Ou você teme de ficar preso na rodovia ou ter que passar duas horas em uma estação de carga. Mas se a experiência de abastecer for exatamente igual a [de veículo a combustão], toda essa ansiedade desaparece.”

“Uma bateria íon lítio que podesse ser carregada em cinco minutos antes era considerado impossível” disse ele. “Mas não iremos lançar um protótipo, iremos lançar amostras de uma engenharia de produção em massa. Isso demonstra que é viável e está comercialmente pronto.”

As baterias de íon-Li usam grafite como elétrodo, na qual os íons de lítio são empurrados para armazenar a carga. Mas quando eles são carregados rapidamente, os íons se congestionam e podem se transformar em metal e causar curto circuito na bateria.

A bateria da StoreDot substituiu o grafite por nanopartículas semicondutoras, o que permite que os íons possam passar mais rápido e fácil. Essas nanopartículas são atualmente baseadas em germânio, que é solúvel em água e mais fácil de manusear na fabricação. Mas o plano da StoreDot é utilizar silício, que é muito mais barato, e espera [apresentar] estes protótipos no fim deste ano. Myersdorf disse que os custos seriam o mesmo que os das baterias de íon-Li.

“O gargalo do carregamento extra rápido não é mais a bateria,” disse ele. Agora as bombas e estações [de carregamento] que as alimentam precisarão de um upgrade, disse ele, o que seria o motivo deles estarem trabalhando com a BP. “A BP possuí 18200 postos e eles entendem daqui a 10 anos, todas estas estações estarão obsoletas se eles não a reaproveitá-las — a bateria ser tornará o novo petróleo.”

Dezenas de empresas ao redor do mundo estão desenvolvendo baterias de carregamento rápido, Tesla, Enevate e Sila Nanotechnologies estão trabalhando com eletrólitos de silício. Há outras que estão buscando compostos diferentes, como a Echion que utiliza nanopartículas de óxido de nióbio.

O dono da Tesla Elon Musk, tweetou: “A produção de células de bateria é a principal limitadora de um futuro com energia sustentável. Um problema muito importante.”

“Acredito que as baterias estarão disponíveis para o mercado de varejo em três anos,” disse o Professor Chao-Yang Wang, no Battery and Energy Storage Technology Center na Universidade Estadual da Pensilvânia. “Eles não serão mais caras; na verdade, elas permitirão as montadoras a diminuir o tamanho das baterias a bordo, assim reduzindo drasticamente o custo da bateria do veículo.”

Pesquisas conduzidas pelo grupo de Wang na empresa EC Power, a qual ele fundou, revela que a temperatura da bateria aumentou para 60⁰C, o que permite os íons de lítio moverem mais rápido, mas sem causar danos a bateria por aquecimento. [Segundo Wang], isso permitirá uma carga completa em 10 minutos.

Wang disse que a pesquisa publicada na Nature Energy mostrou que a sua bateria pode ser barata e eliminar a ânsia por autonomia. “Finalmente estamos ficando em pé de igualdade com veículos a combustão tanto em custo quanto praticidade. Temos a tecnologia para os carros elétricos de $25.000 que correm como carros esportivos de luxo, recarregar em 10 minutos e sendo mais seguro que qualquer um disponível no mercado.”

Wang também destacou que o carregamento deve ser repetir por pelo menos 500 vezes sem degradar a bateria para definir a vida útil e que a bateria da EC pode fazer isso 2.500 vezes. Myersdorf disse que a bateria da StoreDot possuí carga de 1.000 ciclos enquanto mantém 80% da sua capacidade original.

Anna Tomaszewska, no Imperial College, que analisou as baterias em 2019 está reciosa sobre a velocidade que elas serão lançadas. “Acho que tecnologias [como a StoreDot] estarão [disponível] no mercado nos próximos cinco anos. Já que elas serão mais difíceis e mais caras de fabricar, só as veremos em mercado nicho que são focados em alta performance e não são tão sensíveis ao preço como os veículos elétricos,” disse ela.

Nightcrowley
Nightcrowley
Usuário do Site
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque