Ex-CEO da OnLive dá conselhos ao Google a respeito do Stadia

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL3Byb2QtbWVkaWEuZ2FtZWluZm9ybWVyLmNvbS9zdHlsZXMvYm9keV9kZWZhdWx0L3MzLzIwMTkvMDQvMDMvOGRiYzM5OWQvb25saXZlc3RhZGlhLmpwZw==

No mês passado, a Google anunciou o Stadia, um serviço de jogos na nuvem que se propõe a rodar jogos de PC em alta qualidade para qualquer dispositivo que utilize o Chrome. É uma proposta animadora, mas parece que já vimos isto antes.

Uma década atrás, outra empresa anunciou um produto similar. A OnLive trouxe o jogos na nuvem para qualquer computador que tivesse suporte a seu aplicativo, e ele até chegou a oferecer muitas das ferramentas que que a Google está prometendo para o Stadia. Infelizmente, a OnLive saiu do mercado e nunca se tornou o serviço de jogos universal que ele aspirava a ser, mas isso não fez a Google desistir. E dado aos esforços da gigante dos buscadores em ressuscitar jogos na nuvem, nos contatamos o Steve Perlman, ex-presidente, conselheiro e CEO da OnLive. E Perlman compartilhou o que acha do Stadia, e se ele acha que vai funciona, e quanto ele acha deverá custar.

Nossa primeira pergunta é uma bem fácil: O Google Stadia vai funcionar? "Eu sei que vai funcionar!" disse Perlman com um sorriso, fazendo uma conexão óbvia que o OnLive era um serviço funciona nos seus primeiros anos de vida a cinco anos atrás. A melhor pergunta é, a Google vai se dar bem? "Vou dizer o seguinte: Não há motivo para a Google não se dar bem," disse Perlman. "Há muita coisa que eles poderiam fazer que não os tornaria um negócio bem sucedido, mas acho o que você que saber, do ponto de vista técnico e se há uma demanda por algo assim? Acho que há."

Perlman contribuiu com grande parte do colapso da OnLive para fontes externas relacionadas ao lado comercial da empresa; ele cita especificamente um acordo feito com a HP que foi derrubado nos 45 do segundo tempo graças a polemica rasteira que empresa tomou da Autonomy em 2012.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL3Byb2QtbWVkaWEuZ2FtZWluZm9ybWVyLmNvbS9zdHlsZXMvYm9keV9kZWZhdWx0L3MzLzIwMTkvMDQvMDMvY2RjMjhjYTEvb25saXZlLXBsYXlwYWNrLWJldGEtc3Vic2NyaXB0aW9uLmpwZw==

Quando a OnLive iniciou, cobravamos $15 (R$ 27 na cotação da época) por mês pelo serviço (um número ao qual eles chegaram depois de verem o valor da assinatura de Word of Warcraft) e vendia jogos aos poucos. a OnLive experimentou modelos diferentes de pagamento, mas o plano mais sucedido foi PlayPack. Por $10 (R$ 18) por mês você tinha acesso a crescente biblioteca de jogos. a OnLive ficava com 30 por cento deste $10 e os outros 70% era distribuído para as pubilhers proporcionalmente ao tempo que os jogadores gastaram com seus jogos.

"Isso funcionava muito bem, e depois tiramos uma conclusão muito surpreendente que veio daí" disse Perlman. "Fizemos alguns testes – e espero que a galera do Stadia ou seja lá quem for que apresentou esse serviço de jogos na nuvem esteja ouvindo isso - fizemos alguns testes com as publishers onde eles pegavam um lançamento e disponibilizava para compra, aluguel, e também disponibilizava no PlayPack. Nem preciso dize, que os lançamentos começaram a ficar popular entres os usuários do PlayPack, mas há uma coisa interessante nisso: a editora fazia mais dinheiro com o PlayPack que com jogos comprados."

os jogadores entusiasmado ficaram animados em jogar os novos lançamentos em que eles estavam de olho, mas com o PlayPack, a OnLive também atraiu a atenção dos jogadores casuais que decidiam dar uma chance as esses jogos. Algumas vezes ele ficavam no jogo por meses. E ás vezes a publisher chega a lucrar mais com este modelo do que vendendo o jogo por $60, já que os jogadores ficavam com o game por meses a fio. "Jogos na nuvem é uma grande ideia, é muito, muito rentável," disse Perlman. "É um grande negócio. Estou impressionado, e dez anos depois, as pessoas estão começando a dizer 'vamos tentar de novo.'"

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL3Byb2QtbWVkaWEuZ2FtZWluZm9ybWVyLmNvbS9zdHlsZXMvYm9keV9kZWZhdWx0L3MzLzIwMTkvMDQvMDMvZmYyNDc2MDEvb25saXZlLWxhcmdlLmpwZw==

O OnLive MicroConsole um adaptador para TV que permitia você utilizar o serviço sem um computador. E pode ser plugado diretamente a sua TV.

"Ninguém pode advinha o que a Google vai fazer," dize Perlam sobre como ele acha que a Google irá monetizar o Stadia, mas ele acha que uma taxa fixa é a melhor escolha. "Acho que isso seria fenomenalmente lucrativo para a Google e para as publishers, pois eles podem adicionar jogos que não precisem ter ecossistemas em que as pessoas precisam comprar coisas constantemente e apenas fazer jogos. Se o jogo é ótimo e as pessoas estão jogando, eles receberão um fluxo constante de dinheiro todos os meses. Para a maioria das pessoas, pagar de 10 a 12 dólares por mês não é uma grande coisa, da mesma forma que eles pagam pela Netflix. Acho que é um ótimo modelo para jogos."

Otimista, Perlman também acha que um modelo como esse levaria a jogos melhores e afastaria a indústria dessa moda de free-to-play. "para alguns jogos, acho legal, e algumas empresa fizeram fortuna com ele, mas acho [que o modelo f2p] restringe a expressão criativa da editora do game, honestamente," disse ele. "Acho que se eles soubessem que ao invés deles só fazerem um game que as pessoas querem jogar, e eles poderiam receber uma quantidade proporcional de dinheiro com base em quantas pessoas estão jogando - seria ótimo! Então, estou otimista com essa possibilidade, e estou otimista de que pelo menos um dos serviços de jogos em nuvem adotará isso e realmente se tornará a Netflix dos games."

OnLive e Google Juntos

A sobreposição do OnLive com o Google vai além de apenas ter um serviço similar. "Aqui está outro pequeno boato sobre o qual eu posso falar agora - a Google licenciou um controle de jogos OnLive. Eles compraram os direitos para poder usá-lo ", diz o ex-CEO da OnLive, Steve Perlman. "Passamos muito tempo com os cirurgiões para obter a sensação, o peso, fazendo com que os joysticks funcionassem da maneira que queríamos e, com toda essa engenharia, a Google estava fazendo algo com jogos... não me lembro o que era. Eles nos pagaram algum dinheiro para licenciar esse controle. Não sei quanto disso foi usado no novo controle que eles criaram. O novo gamepad claramente parece diferente, mas ainda assim nós tivemos um relacionamento com a Google naquela época."

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL3Byb2QtbWVkaWEuZ2FtZWluZm9ybWVyLmNvbS9zdHlsZXMvYm9keV9kZWZhdWx0L3MzLzIwMTkvMDQvMDMvMTNiZWMyYzkvY29udHJvbGxlci5qcGc=

Com a animação gerada em torno do Stadia e o streaming em geral, vocês podem achar que Perlman está sendo frio, considerando que a sua empresa de tecnologia estava fazendo isso anos atrás, mas este não é o caso. "Estou muito feliz que a Google, Microsoft, que mais quer esteja no ramo, 'não me importo que com o que as pessoas falam sobre os jogos na nuvem! Vamos dar uma chance!" disse Perlman. "Acho que este é o momento, assim como a Netflix eliminou a precisão de – não tô dizendo que as pessoas não comprem mais mídia física para filmes, certo? Acho que é inevitável que algo assim aconteça com os jogos. Acho que isso foi adiado por 10 anos desnecessariamente."

Mas certamente fará algum sentido se o Stadia for um sucesso. "Acho que sim. Talvez eu esteja um pouco velho e cansado para me sentir vingado," disse Perlman com uma risada. "Estou no ramo das invenções. Acho que já sou grande o suficiente para finalmente dizer que é o que eu faço para viver. Há muitas coisas em que você passa seus dias apresentando coisas que as pessoas dizem serem impossíveis. No momento, estou trabalhando em uma nova tecnologia sem fio na qual estamos trabalhando há 15 anos e que as pessoas ainda nos dizem,'é impossível!'" disse Perlman.

"Neste ponto da minha vida, eu fiquei um pouco mais paciente e também percebi que as contribuições que você faz às vezes não são apenas aquelas que são necessariamente as coisas que você está correndo, mas contanto que alguém pegue o bastão e continue correndo com ele e mantendo a bola em movimento, então é realmente satisfatório," disse Perlman. "Onde eu me sinto agora, fico feliz em ver esses serviços serem lançados. Fico feliz em ver quem está por trás deles tem a coragem de tentar. E também estou feliz que pessoas como vocês estão me chamando e disponibilizando os dados e informações que conhecemos. Honestamente, isso pode mudar a forma como eles avaliam as coisas, ou mudar a forma como eles conduzem as coisas e assim por diante. Estou muito ansioso por um serviço de taxa fixa. Eu acho que é a melhor coisa para as editoras de games, eu realmente faria."

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,