Ex-produtor da Bioware diz que a EA só quer saber de dinheiro

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9kYXRhMS5vcmlnaW4uY29tL2NvbnRlbnQvZGFtL29yaWdpbngvd2ViL2FwcC9nYW1lcy9tYXNzLWVmZmVjdC9tYXNzLWVmZmVjdC1hbmRyb21lZGEvc2NyZWVuc2hvdHMvbWVhX3NlcHQyMF8xX3BkcF9zY3JlZW5oaV8xOTIweDEwODBfZW5fd3cuanBn

Embora a indústria dos jogos ainda reserve uma pequena parte da inocência que tinha inicialmente, a realidade é que cada vez mais temos uma abordagem capitalista a este mercado. Por outras palavras, o objetivo primário é descobrir e implementar novas formas de aumentar as receitas.

As controversas microtransacções, que este ano tanto estão a dar que falar devido à sua implementação mais agressiva em jogos como Forza Motorsport 7 e Middle-Earth: Shadow of War, são o resultado desta abordagem capitalista aos jogos.

Manveer Heir, ex-produtor da Bioware e que trabalhou no estúdio durante sete anos, tendo participado no desenvolvimento de Mass Effect 3 e Mass Effect Andromeda, trouxe mais luz para este assunto, acusando a Electronic Arts de se preocupar apenas em aumentar as receitas e de manipular o desenvolvimento dos jogos com esse fim.

Numa conversa aberta com o Waypoint Radio, o ex-produtor da Bioware disse que, apesar dos orçamentos para jogos estarem acima de $100 milhões, "não criamos espaço para bons jogos solo que custam menos".

"Por que razão não podemos ter os dois tipos? Por que razão tem que ser um em vez do outro? A razão é que a EA e as outras grandes editoras apenas se preocupam em receber o máximo possível de um investimento. Eles não querem saber dos interesses dos jogadores, apenas se preocupam com aquilo pelo qual os jogadores estão dispostos a pagar."

A nova abordagem da Electronic Arts começou com o multiplayer de Mass Effect 3, que teve imenso sucesso. De acordo com Manveer Heir, houve quem gastasse mais de $15,000 em cartas para o multiplayer. A partir daí a Electronic Arts começou a querer multiplayer em outros jogos que antes não o tinham, nomeadamente Dragon Age.

O reforço nas microtransacções por parte das grandes editoras também explica o surto de jogos em mundo aberto recentemente. O ex-produtor da Bioware explica que é mais fácil implementar microtransacções em jogos desta natureza do que em experiências lineares. Ultimamente, o objectivo é encorajar o jogador a voltar ao jogo e a gastar mais dinheiro para além do custo inicial.

Mass Effect Andromeda sofreu com esta pressão por parte da Electronic Arts. A Bioware não tinha planos para que fosse um jogo em mundo aberto e teve que reiniciar o design várias vezes. Apesar do longo período de desenvolvimento, o design da versão final que chegou às mãos dos jogadores tinha cerca de dois anos e meio.

Cansado e desiludido, Manveer Heir optou por sair da Bioware para criar o seu próprio estúdio. Neste momento está a reunir fundos para o seu primeiro projeto.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque