OMS planeja classificar vício em jogos eletrônicos como distúrbio psiquiátrico

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuY2luZWJyZWFrZXIuY29tL2ltYWdlcy9iaWcvMS8wMDA1MTIuanBn

Uma proposta que está em discussão no comitê da Classificação Internacional de Doenças (CID), está fazendo com que a OMS (Organização Mundial da Saúde) seja pressionada por médicos e acadêmicos a classificar o vício em games como transtorno psiquiátrico.

A Classificação Internacional de Doenças (CID), é um manual publicado pela OMS que traz a definição e os códigos de patologias que servem de parâmetro para o trabalho de médicos no mundo todo. Em sua 11ª edição, que dever ser lançado no próximo ano, o documento já deverá trazer o transtorno do jogo (vício) (ou gaming disorder, em inglês) como distúrbio psiquiátrico, hoje por não ser reconhecido como doença, o vício extremo em jogos eletrônicos é considerado somente como "transtorno de hábitos e impulsos".

O distúrbio dos jogos eletrônicos tem características diferente do transtorno conhecido como jogo patológico (vício em jogos não eletrônicos, bingos, cassinos, caça-níqueis, etc) doença já inclusa na atual versão do CID. A inclusão do vício em jogos (gaming disorder) foi debatida no World Congress on Brain, Behavior and Emotions, congresso sobre o cérebro realizado em Porto Alegre (14 a 17 de junho)

A OMS informou que ja debate o tema desde 2017 com centros e entidades, médicos e acadêmicos que expressão preocupação e o que o excesso de jogos eletrônicos podem fazer a saúde das pessoas principalmente das crianças. Ainda afirmou que as consultas e evidências apresentadas levaram ao debate do tema, é que a síndrome é reconhecível e significativa associada à angústia ou à interferência com funções pessoais.

Segundo especialistas, os viciados em jogos se diferenciam dos demais jogadores normais, fazendo com que o hobby, interfira em toda sua vida atividades cotidianas e relacionamentos com a família e amigos.

No Brasil não há uma estimativa de quantos jovens sejam viciados em games, mas estudos americanos e europeus indicam que entre 1% a 5% dos que jogam se tornam dependentes, e que o problema é maior em países asiáticos, onde o problema pode chegar a 10% dos jogadores.

Para médicos e a própria OMS, incluir o transtorno do jogo na CID, irá facilitar a identificação do problema e indicações de tratamento por parte de especialistas.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque