Consumo de games no Brasil movimenta R$ 850 milhões

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O mercado consumidor de jogos eletrônicos é grande no Brasil, gerando oportunidade de negócio e emprego para os brasileiros. Hoje, o País é o quarto maior consumidor mundial de games, movimentando R$ 850 milhões.

Para se ter uma ideia, dos 80 milhões de internautas brasileiros, 61 milhões jogam algum tipo de jogo, aponta a Pesquisa Game Pop Ibope, realizada em 2012. Só em julho/2012, 25,7 milhões de pessoas visitaram sites de jogos.

  1. Estes números significam oportunidade para o País, que tem recursos humanos e competências para desenvolver produtos que atendam à demanda dos brasileiros por games.
O principal desafio dos brasileiros é a concorrência internacional, composta por grandes empresas com orçamento expressivamente superior e capilaridade em diversos mercados.

Atualmente, há 133 pequenas e médias empresas do ramo, segundo levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ajudar a indústria brasileira de jogos digitais a abocanhar a demanda nacional, e com isso gerar emprego e renda no País, o governo federal lançou várias medidas de fomento ao segmento.

É o caso da Política Nacional de Conteúdos Digitais Criativos, do Ministério das Comunicações, que une os esforças dos governos municipais, estaduais e federal para desenvolver e fortalecer os produtores de games no Brasil.

Por meio de convênios com o poder público, o Ministério das Comunicações já investiu R$ 21 milhões em Arranjos Produtivos Locais (APLs) de games e aplicativos. Recurso que está sendo aplicado em projetos em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Indústria brasileira de jogos - No mês passado, o ministério lançou o INOVApps, uma parceria com a Universidade de Brasília que vai selecionar 50 projetos de aplicativos e jogos eletrônicos para dispositivos móveis e TVs digitais conectadas.

O concurso premiará aplicativos (apps) e jogos de interesse público inéditos e originais. Os prêmios totalizarão um investimento de R$ 4,5 milhões. [ http://www.comunicacoes.gov.br/concurso-inovapps].

Até agora, o concurso recebeu 220 propostas. São 169 para apps e 51 para os chamados jogos sérios - também conhecidos como serious games, são jogos com viés educativo ou de utilidade pública. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro e a cerimônia de premiação está prevista para o dia 14 de novembro.

A política de conteúdo nacional também contribui para a expansão do mercado nacional de games. No ano passado, como contrapartida para a desoneração dos smartphones produzidos no país, os aparelhos celulares deste tipo terão que vir, obrigatoriamente, com apps nacionais instalados, e não somente internacionais.

Para receber o incentivo do governo, 100% dos fabricantes de dispositivos móveis no país aderiram à política de conteúdo nacional.

O mercado de jogos digitais brasileiro também é fortalecido pela venda de smartphones, por meio dos quais os usuários podem acessa a vários jogos.

Só no terceiro trimestre de 2013 foram vendidos 10,4 milhões de smartphones, segundo o Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais, publicado em fevereiro/2014 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

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