Dentro dos planos da Microsoft para o próximo Xbox

#Artigo Publicado por chakabetao, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW9nYW1lc2Nocm9uaWNsZS5jb20vZmlsZXMvMjAxOS8wNC9YYm94LU9uZS1YLUNvbnNvbGUtRXhwbG9kZS1EYXJrLUdyYXktZTE1NTU5NzE5NDM0MjEtNzY4eDQ2My5qcGc=

Em 2012, um documento vazado revelou não apenas as especificações técnicas de um novo Xbox , mas também o roteiro de marketing da marca. Sete anos depois, informações vazadas agora estão pintando uma imagem confiável do que o sucessor do Xbox One será quando chegar em 2020.

Enquanto isso, a Sony divulgou oficialmente os primeiros detalhes do PlayStation 5 com um vislumbre tático dos alvos de hardware, levando a mídia global a especular sobre essa corrida pela energia bruta. A Nintendo também está mais perto de revelar as novas versões do Nintendo Switch , enquanto o Google tentou inviabilizar toda a batalha de hardware royale com a Stadia , uma plataforma de jogos que existe na nuvem.

Os planos da Microsoft para a próxima geração de hardware estão abertos com muitas conjeturas. No entanto, nossas próprias fontes forneceram insights sobre a exatidão das especificações técnicas relatadas, informando ao VGC como isso se alinha com uma direção estratégica necessária. Em relação ao novo Xbox e PS5 em particular, aprendemos que eles estão quase diametralmente opostos em termos de uma missão comercial.

"Tanto Scarlett quanto PlayStation 5 são esperados para pelo menos dobrar o desempenho do atual console mais poderoso do mundo, o Xbox One X, que seria dez vezes o Xbox One S."

O chamado projeto Scarlett da Microsoft (ou 'Xbox Two', se é isso que você quer) é um ataque em duas frentes, com uma oferta de hardware premium e um dispositivo orientado a streaming de baixo custo. Ambos aproveitarão a robusta infraestrutura de nuvem da Microsoft para fornecer experiências de jogos de ponta em qualquer lugar. A Sony e seu suposto PlayStation 5 estão sendo discutidos em termos de dobrar o preço do hardware a um preço atraente, que várias fontes indicam que compensa a falta de comando comparativa da Sony em serviços de nuvem.

Ambos Scarlett / Xbox Two e PlayStation 5 são totalmente esperados para pelo menos o dobro do desempenho do atual console mais poderoso do mundo, o Xbox One X , que seria dez vezes o do Xbox One S. Enquanto isso poderia muito bem ser o último No momento em que uma batalha da próxima geração é travada em especificações de hardware, é um mal necessário e inteiramente relevante, no entanto. No entanto, a sugestão é que o poder da Xbox, que já é muito popular, está prestes a causar impacto. Pedimos aos que sabem para ver como isso vai acontecer ...

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS VAZADAS E EM QUE ACREDITAR

Entende-se que a nova família Xbox está sendo desenvolvida sob o codinome Scarlett e VGC ouviu uma data de lançamento enfático de 2020 a partir de várias fontes. Onde se torna mais interessante é a teoria - novamente reconhecida por nossos iniciados - de que há duas versões do próximo Xbox que devem ser lançadas ao mesmo tempo, apelidadas de Lockhart e Anaconda. Lockhart é uma iteração despojada projetada para streaming de jogos. Anaconda é a atualização de geração de console mais familiar e possui o poder de GPU necessário e RAM onboard.

O potencial do estádio de Scarlett / Xbox Two é melhor avaliado observando as especificações técnicas do Anaconda, que as fontes do jeuxvideo.com são as que mais chegam a bater na cabeça. O chipset baseado em AMD tem um CPU Zen 2, 8/16 núcleos, GPU personalizada Navi 12+ teraflops, 16 GB de RAM GDDR6 e um SSD NVM de 1 TB a 1+ GB / s.

O alvo do teraflops é enorme, comparável a um desempenho de $ 1200 GTX Titan XP. Observadores da indústria estão dizendo que o Anaconda poderia embarcar por US $ 499. Se for verdade, o Anaconda se aproxima de uma atualização de desempenho 10x acima do Xbox One em 1,3 TF; o dobro do Xbox One X a 6 TF. Esta é uma caixa destinada a fornecer 4K a 60 + fps, sendo provavelmente o Console Mais Poderoso do Mundo.

Lockhart é indiscutivelmente o mais interessante dos dois, projetado para atrair os jogadores conscientes dos custos, que querem um gostinho da próxima geração, mas em um ponto de entrada um pouco menor em termos de desempenho. A CPU é o mesmo Zen Core 8/16 thread personalizado e compartilha o mesmo SSD NVMe de 1TB. A GPU, no entanto, é um AMD Navi 5+ teraflops, com 12 GB de RAM GDDR6 onboard. Ele ainda deve superar o Xbox One X e gerenciar 4K a 60fps. Ele iria jogar jogos projetados para Anaconda, mas com downgrades gráficos.

O que a Microsoft está pretendendo alcançar, e estabelecer, é uma nova família de consoles Xbox que oferecem opções ao consumidor, com compatibilidade com versões anteriores e futuras como parte de seu DNA. Veremos mais adiante neste artigo como a plataforma de jogos GameCore da Microsoft espera permitir que os desenvolvedores codifiquem um jogo que atenda a todas as plataformas, incluindo o PC . Mas por enquanto, esse é o pensamento por trás de Lockhart e Anaconda.

Alguns especialistas estão se referindo aos novos consoles como Xbox One S2 e Xbox One X2, respectivamente, se isso ajudar.

Voltando ao Anaconda. Essa meta de 12 teraflops parece ambiciosa, mas está ao alcance de estimativas conservadoras produzidas pelo guru da Digital Foundry Richard Leadbetter. Além disso, o renomado editor de notícias da Kotaku, Jason Schreier, postou no fórum de jogos ResetEra em 27 de março : "A única coisa a saber é que tanto a Sony quanto a Microsoft estão mirando mais do que o número de '10 teraflops 'que o Google descartou. semana ", referindo-se ao lançamento das especificações técnicas do Google Stadia.

É revelador que os contatos de nossa indústria rotineiramente direcionaram a conversa para o software e a nuvem. Embora o PlayStation 5 provavelmente seja focado em hardware, o sucesso de Scarlett é mais uma questão de frentes de lojas digitais e serviços de assinatura como principal fonte de receita.

REVISADA PARA O XBOX EM VISTA

Como muitas de nossas fontes descreveram, Scarlett não é tanto sobre a corrida por hardware quanto sobre a venda de software. Desde 2013, a maneira como consumimos o entretenimento digital mudou drasticamente, com assinaturas de serviços de TV e filmes, como o Amazon Prime e o onipresente Netflix. Quando a Microsoft finalmente falar publicamente sobre Scarlett, quase certamente na E3 (11 de junho a 13 de junho de 2019), não se surpreenda ao ouvir mais tempo dedicado a como os jogos da próxima geração serão entregues e compartilhados do que sinos e assobios dentro de cada caixa. .

"Entendemos que o Game Pass é responsável por uma porcentagem impressionante da receita do Xbox, e nossas fontes veem isso como um fator importante na equação de Scarlett. É um serviço que a Sony não pode facilmente rivalizar com o PlayStation 5. "

O back-end baseado em software da Scarlett é a prioridade número um da Microsoft. A empresa tem cerca de 100 mil servidores Xbox em todo o mundo por sua revolução na nuvem anunciada no lançamento do Xbox One. Esses servidores permitem a transferência de dados de hardware para hardware necessária para colocar um jogo na tela sem a necessidade de transmitir vídeo. O último é um cenário de alta latência que não é ideal para jogos, com latência de cerca de 130 milissegundos na melhor das hipóteses.

Para Lockhart em particular, sendo oferecido como uma alternativa de baixo custo ao Anaconda, a probabilidade é de que o streaming de dados permita que os jogos da Scarlett rodem em 4K a 30fps ou 1080p a 60fps nesta caixa de nível de entrada. Embora isso possa parecer desanimador no papel, a realidade é que menos de 10% dos jogadores utilizam 4K, e a consideração de custo é um problema sério para a maioria. Lockhart foi muito provavelmente projetado para este propósito, e espera-se que seja uma caixa sem disco similar ao recentemente anunciado Xbox One S sem disco, mas com todo o hardware básico necessário.

A Microsoft recentemente revelou o Xbox Game Pass Ultimate , que combina o Xbox Live Gold com o Xbox Game Pass por uma taxa mensal de US $ 14,99. Este acordo também foi previsto por uma fonte, que sugeriu que o serviço poderia estar pronto para ir ao vivo em breve, mas também permitiria a transmissão de dados quando chegar a hora da geração Scarlett.

A Microsoft não revelou números exatos de assinantes para o Game Pass, mas nós aprendemos que existem atualmente cerca de 9,5 milhões de usuários mensais. O Game Pass é uma proposta atraente para editores e desenvolvedores porque a Microsoft paga aos desenvolvedores sempre que um jogo é instalado. Tornou-se extremamente valioso para os pequenos independentes em particular, que agora se encontram com uma renda regular e uma comunidade forte. O acordo é similarmente benéfico para a Microsoft, que não precisa se preocupar com a fabricação de discos e só recebe cortes de royalties de jogos que foram instalados, com vários jogos adicionados a cada semana.

Entendemos que o Game Pass representa uma porcentagem impressionante da receita do Xbox, e nossas fontes veem isso como um fator importante na equação de Scarlett. É um serviço que a Sony não pode facilmente rivalizar com o PlayStation 5 e, combinado com o Project xCloud , coloca a Microsoft em uma posição muito forte contra o Google e a Amazon. Com o PS5, nos é dito, o foco para a Sony é o hardware em primeiro lugar - um poderoso console físico. Para Scarlett, a Microsoft está propondo a ideia de uma plataforma da próxima geração jogável em qualquer lugar.

XCLOUD E SCARLETT'S 'SECRET SAUCE'

Datacentros bilionários são a arma não tão secreta de Scarlett , e a Microsoft espera que eles se tornem o meio pelo qual a maioria dos proprietários do Xbox receberão seu entretenimento em 2020. Como já estabelecido, os downloads digitais e os serviços de streaming se tornarão a força motriz das finanças do Xbox, e o Xbox One S totalmente digital e livre de discos é um dos primeiros a impulsionar essa direção. Isso levanta a questão de quão melhores e mais orientados para o jogo os datacenters do Azure realmente estão em conjunto com o Project xCloud, lançado em outubro de 2018, dos quais mais foi revelado em março passado, ao lado de uma demonstração ao vivo.

dGhUVzNHcHlXVkk=

Enquanto a primeira filmagem de Forza Motorsport 4 sendo tocada em um smartphone mostrou alguma evidência de atraso, ou parecia estranhamente desconectada dos movimentos da mão da pessoa demonstrando, já que os primeiros testes foram impressionantes, embora pela admissão da Microsoft ainda em os estágios iniciais. Julgamentos públicos começam este ano .

Projeto xCloud nivela o campo de atuação para dispositivos tão diversos como telefones celulares, tablets, consoles Xbox One existentes, Windows PC e, eventualmente, Scarlett. Como a Microsoft possui seus datacentres, que atendem 140 países em todo o mundo, ela pode adaptar o Azure para fins específicos.

Ele falou sobre hardware personalizado, incluindo "componentes de vários consoles do Xbox One, bem como a infraestrutura associada que o suporta". A razão pela qual isso é relevante para Scarlett é que, quando o novo hardware for eventualmente introduzido, a família de dispositivos compatíveis Project xCloud poderá estender a proposição do Xbox Play Anywhere. A Microsoft já declarou como o Project xCloud é "parte integrante da nossa visão".

Neste ponto, a realidade é que a Microsoft está se movendo em direção à propriedade do acesso a jogos em todas as suas formas. Se estamos aqui para considerar as chances do sucesso a longo prazo de Scarlett, a infraestrutura de software combinada com datacenters físicos é uma vitória clara. Mas enquanto a Microsoft pode não estar com pressa de vender uma nova geração de hardware de console, ela precisa vencer a Sony ao oferecer o desempenho da próxima geração, para que o software de jogos se torne excitante novamente.

Se Anaconda é apresentado como a encarnação final em um ponto de preço viável, com Lockhart não muito para trás, enquanto o Windows PC como uma opção para aqueles que querem empurrar limites de desempenho de streaming de dados, ou smartphone para conveniência mais baixa sobre 4G , Projeto xCloud como evolui com os tempos faz sentido.

XBOX E O MERCADO DE PCS

Está claro em nossas muitas conversas que a visão da próxima geração da Microsoft é mais ou menos independente de hardware. Anaconda e Lockhart têm suas partes para jogar, mas o desenvolvimento no lado do hardware tem sido acompanhado por algo chamado GameCore , que se diz ser uma nova plataforma criativa para o Windows 10 e Xbox - uma evolução da Plataforma Universal do Windows (UWP).

Scarlett / Xbox Two irá preencher a lacuna entre o Xbox One, em termos de compatibilidade com versões anteriores. O GameCore permitirá ainda mais a lacuna de fechar entre o Windows PC e toda a família Xbox, possibilitando que os desenvolvedores criem para uma plataforma que é escalável em várias iterações de hardware.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW9nYW1lc2Nocm9uaWNsZS5jb20vZmlsZXMvMjAxOS8wNS9CcmllZmluZzE4LTc2OHg0MzIucG5n

A plataforma Xbox Play Anywhere é semelhante, mas restrita ao Xbox One e Windows PC, onde uma compra na Windows Store permite que jogos como o Sea of ​​Thieves , o Gears of War 4 e o Forza Horizon 4 sejam baixados e jogados em qualquer plataforma. Os jogadores podem jogar juntos nos mesmos servidores também, via Xbox Live. O GamerCore deve ampliar a plataforma de desenvolvimento para que o Xbox One, o Lockhart, o Anaconda e o Windows PC recebam o mesmo jogo no lançamento sob a configuração personalizada.

Como o PlayStation 5 e o codinome Scarlett / Xbox Two estão usando chipsets AMD similares, como a Microsoft vai superar a próxima geração? A resposta é facilitar aos desenvolvedores o suporte à família Xbox ao lado do Windows PC. Melhor ainda, parece que a Microsoft está lançando a GameCore à frente de Scarlett , o que significa que novos jogos para o seu Xbox One S ou Xbox One X, podem ser compatíveis com o Lockhart e o Anaconda.

Não é muito difícil imaginar a Microsoft proclamando que "o futuro já está aqui" (ou palavras com efeito semelhante) quando revela a linha de jogos de 2019/2020 durante a conferência E3. Você pode estar comprando Gears of War 5 para Scarlett através da Windows Store, obtendo uma vantagem inicial em sua geração atual de Xbox ou Windows, escolhendo migrar para Lockhart ou Anaconda sempre que o orçamento permitir, ou a conveniência de chamadas adicionais de dispositivos.

Em um ponto mais leve, embora ainda estratégico. A Microsoft continua a buscar outras formas de o Xbox parecer pertencer à nossa casa. Em setembro do ano passado, o controle de voz via dispositivos Cortana e Alexa foi apresentado ao Xbox One por meio de algo chamado Xbox Skill . Se você é alguém que adora se exibir com seu Amazon Echo, por exemplo, adicionar jogos do Xbox à lista de coisas que respondem a comandos de voz, dizer "Alexa, comece FIFA" é uma coisa boa de se ter. E você pode apostar que a Microsoft está buscando novas maneiras de integrar a família Xbox via Scarlett e Windows PC.

LÍDER DE MERCADO EM UM MERCADO EM MUDANÇA

A última vez que a Xbox tentou direcionar os jogadores para pastagens novas não funcionou muito bem para a empresa. Tão poderoso e tecnicamente impressionante o potencial de Scarlett pode ler, entre as linhas há alguma verdade na sugestão de que esta é a única direção que faz sentido - para a Microsoft. O Xbox está atrás da Sony nas vendas globais de hardware. Temos a certeza de que 45 milhões de consoles Xbox One estão em casa, em comparação com as vendas de 92 milhões de unidades do PlayStation 4 da Sony .

A pressão está sobre a empresa para revigorar, se não reposicionar a marca Xbox, cada vez mais para um sistema iOS / Android de iterações de hardware que suportam Games as a Service, que serviria como a empresa agora opera. Isso muda a perspectiva sobre quem são os principais concorrentes para a Microsoft e Scarlett, especialmente agora que o Google entrou no frame com a Stadia.

"A última vez que a Xbox tentou direcionar os jogadores para áreas novas não funcionou muito bem para a empresa. Tão poderoso e tecnicamente impressionante o potencial para Scarlett ler, entre as linhas há alguma verdade na sugestão de que esta é a única direção que faz sentido - para a Microsoft ".

A questão é que a Nintendo está introduzindo novas versões do Switch em 2019 , o que poderia levar a maior parte do dinheiro gasto pelas famílias da família durante o período de férias. Isso leva em conta a estratégia iterativa que a Microsoft parece estar cortejando por Scarlett e além. O Switch já é um dispositivo que oferece jogos táteis em movimento, com alta qualidade, e o acesso à rede é uma das últimas coisas que as pessoas se importam quando jogam Legend of Zelda no trem, ou Smash Bros contra amigos na mesma sala de estar. .

Diz-se que uma versão é mais poderosa, suportando a saída 4K, enquanto a tela do portátil em si é transferida de 720p para 1080p. O outro é um design mais barato e puramente portátil. A Switch já está fechando a lacuna na Xbox One, com cerca de 30 milhões de vendas em todo o mundo. Indiscutivelmente, as duas marcas podem - e fazem - coexistir felizes. Lembre-se do Wii-60? (Wii mais Xbox 360 ).

Enquanto isso, o Google está afirmando, de forma otimista, que "o futuro do jogo não é uma caixa", com a empresa procurando circunavegar completamente o hardware (embora sua plataforma virtual de jogos ainda exija um controlador). O Google Stadia está chegando em 2019, indo contra Scarlett com uma mensagem que espelha a missão do Projeto xCloud, "Jogo onde você quiser, quando quiser", que se traduz como Software como Serviço através de telefones, tablets, notebooks e desktops.

Jogos como o Assassin's Creed, com uma GPU AMD de 10,7 teraflops, podem ser jogados no seu dispositivo Android on-line usando um controlador Bluetooth. Alguns jogos, que incluem o Doom Eternal , serão exibidos em 4K a 60fps - mas tudo isso depende da qualidade da conexão com a internet, e durante a demonstração técnica alguns lag ficaram em evidência. A mensagem que a Microsoft está enfrentando é que a próxima geração baseada na nuvem não precisa de um próximo console.

Finalmente, várias fontes informaram ao VGC que o PlayStation 5 não chegará até 2020, no mínimo. As mesmas fontes alegam que a Sony não precisa se apressar enquanto a PS4 continua dominando as vendas de consoles.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudmlkZW9nYW1lc2Nocm9uaWNsZS5jb20vZmlsZXMvMjAxOS8wNC8wNS0yMy03Njh4NDMyLmpwZw==

Para manter os aficionados com fome, o principal arquiteto do sistema PS4 da Sony, Marc Cerny, recentemente levou a revista Wired aos planos da Sony para o PlayStation 5 . À frente da entrevista de Cerny, sugeriu-se que o PS5 tivesse uma GPU de 14 TF, 24 GB de RAM e um disco rígido flash NAND de 2 TB. Seu foco seria a resolução VR e 8K. O artigo da Wired confirmou então uma CPU AMD Ryzen de oito núcleos, uma GPU Navi personalizada para suportar o traçado de raios, e um SSD ultrarrápido personalizado (relatado para reduzir os tempos de carregamento de 15 segundos para 0,8 segundo em um exemplo).

Antes da entrevista de Cerny, em nenhum lugar entre o barulho em torno do PS5, estava a possibilidade de a Sony competir com o Google e a Microsoft pelo domínio da nuvem discutido. A percepção é que, se a batalha da próxima geração for realmente sobre a nuvem, a Sony está muito atrasada. Se os jogadores ainda podem se impressionar com os hot-rods de jogos tradicionais comparáveis ​​aos PCs de jogos de ponta, este é o território do PlayStation. Que Cerny corajosamente aconselhou a Wired que "somos pioneiros em jogos de nuvem, e nossa visão deve ficar clara quando nos aproximamos do lançamento" deve definir outro gato entre os pombos já atormentados.

SCARLETT EM RESUMO

A Microsoft está realizando sua conferência no Xbox E3 2019 em 9 de junho, onde é quase certo que vai rodar seus planos para Scarlett / Xbox Two, agora que a Sony está por aí estabelecendo alvos para o PS5. A grande questão que gostaríamos de ver respondida diz respeito a onde a Microsoft pode ser mais original - a única coisa que Scarlett oferece e que é impossível imitar.

O Google Stadia tem cobertura de jogos na nuvem e está sendo lançado este ano. A Sony não deve apresentar o PS5 antes de 2020, o que permitirá à PS4 aumentar seu domínio sobre a marca e esperar que seu tempo seja o que for possível com o melhor custo.

A Microsoft, aparentemente forçada a fazer a sua jogada, precisa de algo inatacável para se afastar do Google e se antecipar à Sony. Novamente, a Microsoft está revelando essas cartas primeiro, permitindo que seu rival mais feroz espere nos bastidores e decida qual a melhor maneira de combater o melhor e o pior de como a próxima geração do Xbox é percebida e recebida.

Victor H.
Victor H. #chakabetao
, Salvador-Brasil
Publicações em Destaque