Cracks: O que é legal e o que é ilegal?

#Artigo Publicado por KITT_2, em .

Para impedir que várias pessoas joguem com um único disco(CD/DVD) de jogo as produtoras colocam algumas proteções nos jogos, há vários tipos de proteções as mais comuns são:

*Serial ou CD-key: Um código que vem junto com o disco e é pedido no momento da instalação do jogo, mesmo dois discos do mesmo jogo tem seriais diferentes, tornando assim, cada disco único

*Proteção Anti-Cópia: Uma configuração dos DVDs que impedem que sejam feitas cópias do DVD de instalação em programas como Nero e Easy DVD. Geralmente usados em Filmes

*Proteção Anti-Distribuição: Um "Mini-Programa" embutido dentro dos jogos que pede que o DVD esteja no drive para que o jogo possa ser jogado.

Perante a lei brasileira todas essas proteções são válidas pois estão apenas protegendo os direitos autorais das produtoras. Os Cracks são programas feitos por crackers para burlar essas proteções, os mais comuns são:

*Keygen: Geradores de seriais "não originais"

*Imagens: Imagens do disco de instalação distribuidas ilegalmente.

*No-DVD/No-CD: Arquivos que substituem os originais do jogo fazendo ele parar de pedir o disco de instalação para poder jogar.

Um jogo copiado ou instalado com um crack nem sempre é uma cópia pirata e ilegal (só 95% das vezes ) pois é assugurado a todo cidadão brasileiro o direito de efetuar UMA cópia de segurança para si mesmo de qualquer disco de jogo ou programa para o caso da original estragar e caso a primeira cópia estrague, fazer uma segunda cópia, ou seja você pode ter no máximo duas cópias de um mesmo jogo sendo uma considerada a original(em uso) e outra para o caso da primeira estragar(de segurança)

Separando o que é Legal do que é Ilegal

Legal

*Fazer uma cópia de segurança ou criar uma imagem de disco para si mesmo de um disco de jogo ORIGINAL que você COMPROU

*Caso o disco original estrague, fazer mais uma cópia para segurança

*Usar um No-CD, No-DVD com um jogo que você comprou (para conservar o disco)

Ilegal:

*Dar a cópia de segurança para alguém (a cópia de segurança deve sempre acompanhar o original)

*Dar o disco original para alguem e ficar com a cópia/imagem

*Distribuir cópias ou imagens na internet

*Incentivar o uso de cracks para a pirataria

*Ao usar o No-CD/No-DVD num disco, poderá tornar ele uma cópia não-original. Mesmo tendo o disco original.

Muitas pessoas usam o No-CD/No-DVD para quebrar a segurança dos jogos e jogá-los sem pagar! Tornando ele Não original. Por isso que quando você usa no No-CD/No-DVD, ele é detectado como Não Original!

Porque é proibido falar sobre cracks na maioria das comunidades de jogos?

O que geralmente acontece é que usuários começam a pedir cracks/seriais de jogos e outros usuários concedem o pedido, isso torna não só os envolvidos com também a comunidade em questão passiveis de processo legal por estarem envolvidos diretamente com a pirataria, mas como é dificil (mas não impossivel) até mesmo encontrar esses usuários geralmente as ações legais são efetuadas contra as comunidades que na melhor das hipoteses são tiradas do ar.

Matéria Exclusiva para a GameVício!

Leonald
Leonald #KITT_2
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil