Nota oficial sobre os problemas da GameVicio nos últimos dias

#Notícia Publicado por GameVicio, em .

Olá caros usuários,

Antes de mais nada, pedimos desculpas pela ausência e instabilidade de nossos serviços, mas felizmente estamos voltando à normalidade. Abaixo vamos explicar o que aconteceu para deixa-los cientes.

O que ocorreu?

Havíamos programado uma parte do restante da migração de nossos servidores para a nuvem para o último domingo, todavia outro servidor físico resolveu ter problemas de hardware. Diante deste problema, resolvemos acelerar a migração e fazê-la 100% do que restava ainda para ser migrado.

Devido a este problema de hardware, tivemos de correr e contornar problemas visto que não haviam sido planejadoa com antecedência.

O que foi feito?

  1. Migração do restante da infraestrutura física para a nuvem
  2. Conversão da codificação da base de dados e da página para UTF-8
  3. Redistribuição de tarefas e entregas de conteúdo de mídia entre as CCI (instâncias de computação em nuvem)

Por quê mudar os servidores?

Desde seu lançamento a GameVicio vem experimentado um crescimento acelerado, mesmo com os investimentos em servidores físicos e concentrados, havia instabilidade devido às tarefas que poderiam ser agendadas para processamento posterior ocorrer em tempo real (exemplo: hoje as visualizações de notícias são processadas em outro servidor, assim como avatares dos usuários distribuídos entre outros dois servidores). Para que entendam um pouco sobre a dimensão, apenas os avatares geram um tráfego superior a 8 terabytes mensais.

Devido ao site permitir uma considerável interação, em maio deste ano começamos a fazer testes com processamento e entrega de conteúdo pela nuvem; com um resultado bem sucedido continuamos a migrar mais e mais serviços. Porém, esta última etapa era bastante delicada e demorada, já que estaríamos movendo os dois "corações do site": o domínio principal (gamevicio.com.br) e a base de dados que abriga os milhões de registros de usuários, comentários, notícias, etc.

Neste processo, também vimos a necessidade de trocar a codificação antiga ISO-8859-1 para UTF-8 que nos permitirá adotar novas tecnologias necessárias para os novos serviços que o site prestará nos próximos meses.

Ainda está bugado

Sim, estamos cientes que muitas áreas estão inacessíveis e alguns locais com erros em caracteres acentuados, vamos continuar trabalhando para deixar o site 100% de novo. Entendam que o site tem muito código a ser revisado com a mudança e isso demora um pouco, mas está sendo feito com dedicação.

O que muda?

Para vocês usuários, assim que o cache estabilizar e terminarmos os ajustes, o site ficará mais estável. Para nós da equipe de desenvolvimento, permitirá estender nossas ideias de novas áreas e funcionalidades sem que prejudique recursos de áreas críticas como a leitura de notícias.

Deixamos mais uma vez nosso pedido de desculpas e também de agradecimento. É muito recompensador ver que a GameVicio não faz falta apenas para nós, mas para vocês também.

Equipe GameVicio

Marcos
Marcos #GameVicio

Só valorizamos o que nos é privado

, Curitiba