AMD Bulldozer x Intel Core i7 980X x Intel Core i7 2600K (Sandy Bridge): estimativa de performance

#Notícia Publicado por vinidsr, em .

O vazamento do slide oficial da AMD contendo estimativas de performance das novas CPU AMD Bulldozer Zambezi permite que sejam feitas algumas inferências sobre a performance relativa dessas novas CPUs quando comparadas com os processadores mais rápidos - e caros - da Intel, que são o Intel Core i7 980X Gulftown, com 6 núcleos e 12 threads, e o novo Intel Core i7 2600K Sandy Bridge, que dispõe de 4 núcleos e capacidade de tratar até 8 threads simultâneas.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzM4LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMzgvNDQ4MC9hbWRidWxsZG96ZXJ6YW1iZXppeGludC5wbmc=

O primeiro gráfico acima mostra como se comportaria o AMD Bulldozer Zambezi, com 4 módulos e 8 threads, frente aos Intel Core i7 980X e Intel Core i7 2600K no benchmark Cinebench 11.5. Como se pode observar, o AMD levaria vantagem sobre as duas CPU mais rápidas da Intel neste momento em um teste de render que é capaz de explorar toda a potência dos processadores com múltiplos núcleos.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzY5LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNjkvNDQ4MC9hbWRidWxsZG96ZXJ6YW1iZXppeGludC5wbmc=

O segundo gráfico mostra como seria o desempenho do AMD Bulldozer Zambezi em jogos 3D, e o desempenho relativo dos Intel Core i7 980X e Intel Core i7 2600K (Sandy Bridge). O benchmark utilizado seria o 3DMark06, com base no score de CPU apenas. Novamente a nova CPU da AMD seria bem superior aos Intel topo de linha.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzk5LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nOTkvNDQ4MC9hbWRidWxsZG96ZXJ6YW1iZXppeGludC5wbmc=

Por fim, o benchmark PC Mark TV - Filmes também exibiria uma superioridade das novas CPU AMD Bulldozer frente aos concorrentes mais poderosos da Intel.

à importante considerar que tais gráficos não são oriundos de testes efetuados com os processadores, mas números obtidos por meio de cálculos em cima dos gráficos oficiais de performance informados pela AMD para esses benchmarks no suposto slide da AMD vazado.

Sendo assim, esses números precisam ser analisados com o devido cuidado, entretanto, se estiverem corretos a AMD estará voltando ao topo da performance em processadores depois de alguns anos atrás da Intel, o que justificaria o uso da histórica sigla "FX" para denominar tais chips.

Vinicius
Vinicius #vinidsr
, Volta Redonda/RJ