Pesquisadores criam máquina que transforma urina em água potável

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Cientistas da Bélgica afirmam ter criado sistema que recupera água usando apenas energia solar

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vME4tRXZLaVFEeUl4dkVrTXJRUm1CZlNmT0VBPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTYvMDcvMjcvMjAxNi0wNy0yNnQxNDM3MzN6XzE3MDA5MjE0MjNfZDFiZXRydXZsbGFhX3J0cm1hZHBfM19iZWxnaXVtLXNjaWVuY2UtdXJpbmUuanBn

Pesquisadores na Bélgica afirmaram ter criado uma máquina capaz de transformar a urina em água potável, além de fertilizante, usando apenas energia solar.

Segundo cientistas da Universidade de Gante, a urina é coletada em um grande tanque, aquecida em uma base para depois passar por uma membrana especial que recupera a água e separa nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo. Por não precisar de acesso à rede elétrica, a máquina tem potencial para ser usada em comunidades rurais e em países em desenvolvimento com difícil acesso à água potável.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vbVVhcmJ5WnNrRmU1bXJURXluV21WSHBqNjcwPS82MjB4NDY1L3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTYvMDcvMjcvMjAxNi0wNy0yNnQxNDA3MjR6Xzk3NDE0Njc5X2QxYmV0cnVzdHdhYl9ydHJtYWRwXzNfYmVsZ2l1bS1zY2llbmNlLXVyaW5lLmpwZw==

Sebastiaan Derese, pesquisador e um dos responsáveis pelo projeto, informou a Reuters que um dos objetivos é instalar versões maiores da máquina em eventos esportivos ou aeroportos e prevê o uso da água para a produção de cervejas.

Recentemente, a equipe instalou a máquina em um festival de música no centro de Ghent. Sob o slogan "faça xixi pela ciência", a equipe conseguiu recuperar mil litros de água a partir de urina dos frequentadores.

No ano passado, o fundador da Microsoft, Bill Gates anunciou que investia em uma solução semelhante. No caso, em uma empresa que desenvolveu uma super-máquina, a Omniprocessor, que transforma excrementos humanos em água potável.

Segundo a Janicki Bioenergy, o equipamento aquece a matéria a uma temperatura de 1.000 °C para extrair sua água. Depois, esta é submetida a outros tratamentos sofisticados para se tornar potável.

Para provar que a água é realmente apropriada para consumo, Gates a provou e mostrou em vídeo divulgado pelo blog The Gates Notes, do próprio empresário, na ocasião.

YlZ6cHBXU0lGVTA=

A invenção tem como objetivo levar água potável à milhares de pessoas que não têm acesso à ela, evitando assim doenças causadas pela água contaminada.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque