Real Thing-Faith no More: Sobre o Disco

#Descontração Publicado por guithur, em .

Segunda metade dos anos '80 é considerado por muitos a era de ouro do Rock, foi ali que surgiram as bandas que se tornariam os grandes ícones do Rock no século XXI: Metallica, Guns n' Roses, Mötley Crue, isso sem contar bandas da década passada que viviam o auge, como Iron Maiden, Kiss, Aerosmith, Van Halen, AC/DC, Queen, Rush... Enfim, a lista é gigantesca, percebe-se facilmente que o Rock vivia seu momento mais frutífero no mainstream revelando todos os anos toneladas de artistas novos.

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWQud2lraW1lZGlhLm9yZy93aWtpcGVkaWEvZW4vZS9lZi9UaGVfUmVhbF9UaGluZ192aW55bF9jb3Zlci5qcGc=

O ano de 1989 fechou a década e foi importantíssimo para o Rock, neste ano surgiram alguns dos discos mais importantes da história. Alice Cooper lançou Thrash, Mr. Big Skid Row e Nirvana lançavam seu debut, Kiss tinha o Hot in the Shade, Aerosmith roubava os primeiros lugares das paradas com Pump. Eis que uma banda chamada Faith no More decide lançar um disco também, e roubam a cena. Nasce The Real Thing.

O grupo surgiu bem antes, em 1982, e nos primeiros 7 anos de existência foram 2 discos sem visibilidade e chamaram um pouco de atenção somente na região de São Francisco (dominada pelo avanço do Thrash Metal, na época) pela mistura atípica de hard rock, funk e rap. A música We Care a Lot chegou perto de decolar a banda, porém em 1985 Iron Maiden, Dire Straits não abriram espaço pra ninguém. Na época o Faith no More ainda contava com Chuck Mosley nos vocais, que foi expulso pra entrada do icônico Mike Patton.

IMAGEaHR0cHM6Ly80MS5tZWRpYS50dW1ibHIuY29tLzlmNThhYTU5Y2YzNmRkYzRlMWEyNmE1YmMxZWQxNDVjL3R1bWJscl9ua2swOHZwZXFZMXNwdmdxeW8xXzQwMC5qcGc=

O grupo então toma outro rumo, compõe e gravam a parte instrumental e dão carta branca para Patton criar e cantar como quiser as letras. O DISCO ESTOUROU!

Era Hit atrás de Hit, já pra abrir o disco, From Out of Nowhere era um hard rock tradicional, seguido pela épica Epic que tinha muita influência Rap e alcançou o topo das paradas, e Falling to Pieces, que junto de Epic se tornariam os maiores hits da banda. O disco também contava com Surprise! You're Dead, The Real Thing, e uma música instrumental pra fechar chamada Woodpecker from Mars. A questão é: a ideia da banda era boa, porém Patton era a engrenagem que faltava para que o som funcionasse.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5saXZlLW1ldGFsLm5ldC9rZWVwaW5ncmVhbG11c2ljYWxpdmUvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMDYvMDYvRmFpdGgrTm8rTW9yZS0xOTg5LmpwZw==

Nos EUA o Faith no More foram grandes, porém no Brasil eles foram gigantes. Por incrível que pareça eles fizeram mais sucesso aqui do que lá. Epic estará para sempre na história, pois foi o primeiro vídeo-clipe tocado na MTV brasileira, quando entrou no ar em 1990. Infelizmente o Faith no More nunca conseguiu repetir a dose e lançar um disco à altura, não que eles não tenham lançado bons discos nos anos seguintes, porque foram ótimos discos. Porém The Real Thing é um daqueles clássicos que ocorre meia dúzia de vezes em uma década, merece ser apreciado na íntegra.

WkdfazVDU1lLaGc=

MzJiZGV2R0NsRDQ=

TkNkVWZBRTVSejg=

LVBJUGtuTFJ3dEU=

Você pode conferir outros ''Sobre o Disco'' aqui abaixo, onde falei sobre Beatles e Pantera.

http://www.gamevicio.com/i/noticias/228/228995-revolver-beatles-sobre-o-disco/

http://www.gamevicio.com/i/noticias/226/226390-far-beyond-driven-pantera-sobre-o-disco/

guithur
guithur
, sua mae
Publicações em Destaque