AVG pode vender dados de usuários do seu antivírus gratuito para anunciantes

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDkvQVZHLWxvZ28tdGh1bWJuYWlsLmpwZw==

A fabricante de antivírus AVG divulgou sua nova política de privacidade esta semana, buscando um novo formato para facilitar a leitura e o entendimento. O texto, que segundo a empresa é só uma mudança de apresentação em relação ao anterior, esclarece que a companhia compartilha informações do usuário como o histórico de navegação e o histórico de pesquisa com terceiros "para ganhar dinheiro com nossas ofertas gratuitas".

O texto evidencia uma prática comum em programas antivírus gratuitos: a coleta e venda das informações consideradas "não pessoais", que incluem dados como as configurações do computador, região, provedor de internet e também os hábitos de navegação na rede, obtidos pelas funções de proteção contra sites dos produtos.

A nova política de privacidade começa a valer a partir do 15 de outubro, segundo a empresa. Conforme o texto, usuários do produto terão o direito de cancelar a coleta dos dados, mas as instruções só serão divulgadas depois que a política começar a valer.

A empresa diz que não comercializa ou compartilha dados que identifiquem pessoalmente o usuário com terceiros. Esses dados ficam restritos a companhias afiliadas à AVG, como revendedores, e em casos em que a transferência dos dados é necessária à prestação do serviço (para concluir um pagamento, por exemplo).

No caso dos dados de navegação, histórico de pesquisa e "metadados", a companhia diz que exclui informações pessoais que podem estar contidas entre esses dados antes de compartilhá-los com terceiros. A empresa não explica como faz esse procedimento.

Também podem ser compartilhados com terceiros "informações relacionadas com outros aplicativos que você tem em seu dispositivo e como eles são usados".

A AVG é conhecida pelo seu antivírus gratuito AVG, um dos mais populares do mercado. A nova política privacidade pode ser lida em http://www.avg.com/br-pt/privacy-new. Também está disponível um vídeo (assista), que no momento não possui legendas em português.

Outros antivírus

Políticas de privacidade são documentos de leitura difícil e, embora o texto da AVG seja o mais claro, a empresa não é a única que faz a coleta e compartilhamento de dados.

A fabricante Avast, que também oferece antivírus grátis, afirma em sua página que a versão para Android de seu programa coleta "URLs visitadas" e a função "Avast CommunityIQ" do antivírus para Windows faz o mesmo. A empresa diz que coleta esses dados para melhorar o antivírus, mas informações consideradas "não pessoais" também são compartilhadas com terceiros.

A Avira, também responsável por um software gratuito do mercado, igualmente afirma que coleta e compartilha dados de navegação com empresas de marketing para o fornecimento de "anúncios direcionados". A Avira mantém um serviço próprio de "busca segura" onde usa essas informações.

A AVG parece ser a única empresa antivírus com esse tipo de prática que usa linguagem clara para definir o que está sendo coletado e compartilhado. Também é a primeira empresa a sinalizar que pretende permitir que os usuários controlem exatamente o que será coletado, mas as instruções para isso ainda não estão no ar.

Usuários do AVG que buscam mais controle sobre a própria privacidade devem ficar atentos às opções que serão disponibilizadas pela empresa.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro