IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvdnVsa2FuMS02NDB4MzIwLnBuZw==
Na SIGGRAPH 2015 a Intel fez questão de mostrar sua demo com o desempenho incrível da API Vulkan, podemos ver no vídeo abaixo que a nova API usa muito melhor as vários núcleos da CPU e com isso consome menos energia e usa melhor a GPU :
bGxPSGY0ZWVTemM=
Recentemente foi anunciado que o Vulkan vai ser suportado inicialmente por vários sistemas operacionais :
Android
Tizen
Ubuntu
Red Hat
SteamOS
Windows 7, 8, 8.1, 10
E futuramente pelo Mac OSx e a rumores não confirmados que o Playstation 4 também vai suporta-lo, já que os consoles da Sony sempre suportaram as versões do OpenGL e a Sony é uma das empresas colaborados do consorcio que desenvolve o Vulkan.
Todos os grandes engines já anunciaram suporte ao Vulkan ( Source, Cryengine, Unreal engine, Unity e outros ), e com isso eles ganham flexibilidade já que os engines hoje precisam ser multiplataforma, o seu grande rival, o Directx12 só suporta windows 10 o que deixa o Vulkan em grande vantagem já que ate em versões mais antigas do Windows ele vai funcionar.