Google anuncia que Android ganhará suporte à API gráfica Vulkan

#Notícia Publicado por mhenriquecd, em .

APIs gráficas de baixo nível são a grande preocupação dos usuários de tecnologia, pelo menos se você é do tipo de pessoa que fica animado sobre novidades envolvendo sistemas operacionais. O iOS 8 introduziu a API Metal no ano passado, e OS X El Capitan trará a API para o Mac quando for lançado neste semestre. O recém-lançado Windows 10 inclui o DirectX 12

Como as outras APIs de baixa sobrecarga, Vulkan promete melhorar o desempenho, fornecendo acesso mais direto para a GPU pelos desenvolvedores que podem gerenciar a memória e vários segmentos por conta própria ao invés de deixar a cargo dos drivers, dando-lhes mais trabalho a fazer, mas também fornecendo maior flexibilidade. A diferença é que, como o OpenGL, Vulkan estará disponível para qualquer um e poderia, teoricamente, ser adicionado a qualquer dispositivo, e também a todos os principais sistemas operacionais ( ótimo para os desenvolvedores )

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvVnVsa2FuX211bHRpLmpwZw==

Inicialmente Vulkan vai ser compatível com Android, SteamOS, Tizen, Ubuntu, RedHat e Windows (a partir do windows 7 ), ( DirectX vai ser compativel somente com Windows 10 )

Assim como no Metal e DirectX 12, Vulkan vai exigir tanto suporte ao sistema operacional, assim como suporte de hardware. Vulkan deve ser compatível com qualquer GPU que atualmente suporta OpenGL ES 3.1, que inclui GPUs da Qualcomm Adreno série 400 e mais recente, PowerVR da Imagination Technologies série 6 e mais recentes, da Nvidia Tegra K1 e mais recentes, além das Mali 600, 700, e 800. Desta forma, a API cobre praticamente todos os telefones high-end e tablets lançados desde o final 2013 em diante.

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy93aWR0aDY0MC9oZWlnaHQzNjcvaWQxMzgxNjguanBn

Vulkan não será finalizado até o final deste ano, e o post da Google não faz nenhuma menção se a API vai ser realmente implementada através do Android M ou provavelmente fique apenas para a versão 6.0 do sistema. Claro, temos que lembrar que devido a mudanças feitas no Google Play Service, poderá ser possível liberar o suporte a esta API mesmo depois do Android M já estar disponível no mercado.

mhenriquecd
mhenriquecd
, Salvador, Bahia, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque