Nem o Mario pode salvar a Nintendo, segundo estimativas

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2Fzc2V0czAuZXhhbWUuYWJyaWwuY29tLmJyL2Fzc2V0cy9pbWFnZXMvMjAxMS8zLzI1MTQ2L3NpemVfODEwXzE2XzlfbWFyaW8uanBn

Tóquio - Os cortes da Nintendo Co. nas projeções de lucro e vendas mostram que nem mesmo os novos títulos com o personagem Mario são capazes de convencer os consumidores a escolherem seu console, o Wii U, em vez das outras opções de videogame.

Nesta quarta-feira, a empresa reduziu sua projeção de lucro para este ano fiscal pela metade, para 20 bilhões de ienes (US$ 169 milhões), e diminuiu sua perspectiva de vendas em 7 por cento.

Embora a queda do iene japonês tenha permitido que a Nintendo aumentasse o lucro líquido estimado, todas as três projeções ficam abaixo das estimativas dos analistas.

A estratégia do presidente Satoru Iwata de atrair compradores de consoles com títulos como Super Smash Bros. e Mario Kart 8 está mostrando ter limites.

A empresa manteve hoje sua perspectiva anual de venda de 3,6 milhões de unidades do Wii U, ao mesmo tempo em que elevou a meta do software em 25 por cento.

O console está sendo vendido na metade do ritmo de sua antecessora e os investidores estão se preparando para uma possível queda nos lucros no ano que vem, quando não haverá anúncio de lançamento de novas máquinas.

"As coisas parecem não estar muito boas quando se desconta o aumento do câmbio porque a perspectiva de lucro operacional foi cortada abaixo do nível de consenso", disse Mitsushige Akino, diretor-executivo da Ichiyoshi Asset Management Co. em Tóquio.

"A Nintendo tem um problema para fazer seu conceito de jogabilidade ganhar impulso entre os usuários que não fazem parte de sua audiência principal".

O Mario Kart 8 e o Super Smash Bros. para Wii U venderam 4,8 milhões e 3,4 milhões de unidades em todo o mundo, respectivamente, disse a empresa hoje. A Nintendo agora estima que as vendas de software para o console alcançarão 25 milhões de unidades.

Aumento pelo iene

O lucro líquido será de 30 bilhões de ienes no período de 12 meses que termina em março, disse a empresa com sede em Kyoto, Japão, hoje, em uma apresentação.

O montante contrasta com sua projeção anterior de lucro líquido de 20 bilhões de ienes e com os 34,5 bilhões de ienes estimados pelos analistas.

O iene teve uma desvalorização de 8,5 por cento em relação ao dólar no último trimestre e de 4,4 por cento em relação ao euro.

A empresa também divulgou hoje seus resultados trimestrais, com um lucro líquido de 45,2 bilhões de ienes no período de três meses que terminou em dezembro, segundo números derivados do lucro dos nove primeiros meses do ano.

O montante contrasta com a média de 34 bilhões de ienes realizada a partir das estimativas de sete analistas compiladas pela Bloomberg. As vendas do terceiro trimestre foram de 271,5 bilhões de ienes, ficando 296,1 bilhões de ienes abaixo das expectativas dos analistas.

Não aos smartphones

A Nintendo tem resistido a colocar seus jogos em smartphones de forma a usar marcas icônicas, como Mario e Zelda, para impulsionar as vendas de suas próprias máquinas e softwares.

A empresa está estudando opções variadas para os dispositivos móveis, disse Iwata, hoje em Osaka, sem dar detalhes.

"Como regra geral, nós não consideramos a ideia de trazer os jogos dos nossos consoles para os dispositivos inteligentes", disse ele. "Se nós seguirmos os jogos atuais para smartphones e apenas levarmos nossos jogos atuais para os aparelhos inteligentes, isso não terá futuro".

Hoje a Nintendo reduziu em 25 por cento sua meta de vendas para o console 3DS no ano-cheio, para 9 milhões de unidades, e diminuiu em 9 por cento a perspectiva para o software do console, para 61 milhões de unidades.

"O melhor que eles podem esperar para o Wii U é manter o atual estado das relações", disse Hideki Yasuda, analista do Ace Research Institute em Tóquio. "No setor de jogos, o impulso é fundamental. A Nintendo deveria estar pensando em um novo hardware".

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque