Estudo refuta ligação entre videojogos e comportamentos violentos

#Notícia Publicado por DOSSANTOSCARLOS, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvMS83LzIvOS8wLzQvMC9lc3R1ZG8tcmVmdXRhLWxpZ2FjYW8tZW50cmUtdmlkZW9qb2dvcy1lLWNvbXBvcnRhbWVudG9zLXZpb2xlbnRvcy0xNDIwNDU4ODc5MDcwLmpwZw==

Resalta que a taxa de violência entre os jovens diminuiu nas duas décadas anteriores.

Um estudo conduzido pelo psicólogo Christopher Ferguson chegou à conclusão de que não existe uma ligação entre videojogos violentos e comportamentos agressivos por parte dos utilizadores, contrariando algumas investigações anteriores.

O estudo, que está dividido em duas partes, primeiro analisa a violência nos filmes com a taxa de homicídios desde o século XX ao século XXI (de 1920 a 2005). Durante este período, mais precisamente a meio do século, foi observada uma relação moderada entre a violência nos filmes e a taxa de homicídio, mas tanto no início como no final do século XX a taxa de violência nos filmes está invertida comparativamente à taxa de homicídios, sendo uma prova de que não pode ser vinculada uma relação causal entre os dois.

Na segunda parte do estudo, os foco foram os jogos. Para chegar à conclusão delineada no início, os investigadores examinaram a taxa de violência nos jovens nas duas décadas anteriores e verificaram que apesar do aumento de consumo de jogos e da quantidade de violência contida neles, houve um decréscimo na violência juvenil, sugerindo que uma coisa não está relacionada com a outra.

Christopher Ferguson acrescenta que o estudo critica investigações feitas anteriormente sobre esta questão, apontando que nesses estudos os participantes foram submetidos a curtos clips em vez de experiências narrativas completas e que os comportamentos agressivos resultantes estavam fora de um contexto no mundo real e eram aprovados pelos próprios investigadores.

Ao longo dos anos, assistimos a vários casos de homicídios em que os jogos de vídeo game eram dados como uma das causas para esse comportamento, mas mesmo entre especialistas na matéria parece não haver acordo quanto a essa relação causal.

carlos
carlos #DOSSANTOSCARLOS

amo minha mulher

, Rio Grande do Sul, Brasil
Publicações em Destaque