Sony PS4: Largura de banda efetiva da GPU é 140gb/s e não 176gb/s, CPU e GPU possui escala desproporcional

#Artigo Publicado por WrodriX, em .

Algo muito interessante nos foi dado recentemente. Um slide de uma apresentação do PS4 que mostrou a largura de banda total da GPU do PS4.

A largura de banda em questão e divulgada pela maioria dos documentos "RP" esta em torno de 176GB/s como a maioria de vocês sabem, mas verifica-se que a largura de banda real é algo em torno de 140GB/s e cai ainda mais quando ocorre uma utilização mais pesada da CPU.

Enquanto este último não é particularmente chocante, o mesmo não pode ser dito para o limite de banda real. Antes de começar, deixe-me dizer que as informações estão contidas em uma apresentação oficial da Sony, porém ainda vou atualizá-la.

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A GPU PS4 tem uma largura de banda efetiva que varia de 120GB/s a 140GB/s, não 176GB/s como foi divulgado anteriormente.

Os slides contém uma apresentação técnica do sistema Sony PS4 e, como tal, deve ser tratada com o máximo cuidado. No entanto, a partir do que eu posso ver, se há uma coisa que você não pode negar, a que o efetivo / utilizável / real (seja lá que você quer chamá-lo), largura de banda disponível para a "Pitcairn GPU" do PS4 é 120GB/s à 140GB/s, esta é a largura de banda real disponível para os desenvolvedores brincar.

Mas o problema é que isso é algo que não pode realmente acontecer, a não ser que o clock da memória que conhecemos, também esteja incorreto. Confuso? Ok, deixe-me explicar. A largura de banda e o clock da memória eficaz estão ligados. é assim que a equação vai. Vamos supor que um "Clock de memória" em 5500 MHz e um bus de 256bits.

É assim que a equação vai [5500 Mhz * 256 Bits = 1408000] e depois [1408000 / (8 * 1000) = 176]. Como você pode ver, um clock de memória de 5.5GHZ e bus de 256 bits tem que resultar em 176 GB de banda/s. A menos que, uma das outras variáveis ​​esteja incorretas, ou a premissa básica é falha.

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Assim, a primeira opção que pensamos é que, o gráfico está incorreto ou distorcido, devido a um fator desconhecido, no entanto, porque na verdade existem quatro amostras presentes? Eu só não acho que seja o caso. A segunda opção é que o clock da memória está errado e a última opção que pode ser válida é que, o Bus pode estar errado.

Agora é preciso dizer, o BUS estar errado é bastante improvável. Invertendo a equação utilizada anteriormente obtemos [(140x1000x8) / 256 = 4375Mhz] e [(120x1000x8) / 256 = 3750Mhz].

Isso agora está começando a fazer alguma aparência de lógica. A memória parece estar para baixo do clock como o CPU de uso aumenta e é aí que a parte "desproporcional" entra em jogo. Teoricamente como a APU varia entre CPU e GPU tarefas intensivas, o uso intensivo da largura de banda deve permanecer o mesmo, 140 nesse caso. Mas isso não acontece.

A largura de banda total do sistema, na verdade, cai para até 120 GB / s ou mais, se a tendência continuar. Se você der uma olhada no gráfico que você vai notar que a largura de banda da CPU é realmente nula na barra onde a banda GPU é maior. Uma vez que esta é uma impossibilidade real, mesmo com muito pouco uso que você está olhando para cerca de 135GB / s de largura de banda no máximo.

Este é um desenvolvimento muito interessante e é, provavelmente, o resultado do fato de que no coração do PS4 é uma APU.

#Sony #PS4 actually has 140GB/s Bandwidth, not 176. < This, is very weird.http://t.co/DzbUaowTMq- Usman Pirzada (@usmanpirzada) 20 agosto 2014

Waldir Duarte
Waldir Duarte #WrodriX

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