Diablo 3 no console: quando esta em 60fps é realmente 60fps?

#Prévia Publicado por WrodriX, em .

Durante a jogabilidade, o game pode ser executado em duas taxas de quadros simultaneamente, tanto no PS4 como no Xbox One, mas agora o console da Microsoft tem a vantagem.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZkN4N2hEa0loNFNCWDR5STNPQ21oRENTRUpnPS8weDA6Njk0eDM4OS82OTV4MzkwL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9wby90dDIvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzAzLzIxL2RpYWJsbzNsYW5jYW1lbnRvc2V4cGFuc2FvLnBuZw==

Quando diz ser 60fps é realmente 60fps? Essa é a pergunta que nós fizemos quando jogamos Diablo 3 para PS4 e Xbox One, um jogo que tem como alvo esse número que se tornou um padrão, mas com consequências bizarras devido à prestação incomum "set-up" do motor da Blizzard.

Para ir direto ao ponto, a versão PS4 não é tão bom em ação como a do seu Xbox One, apesar de ambas as versões compartilhar ativos idênticos para PC em suas configurações mais altas. Tendo testado extensivamente tanto nos últimos dias, com a mente para produzir um recurso Face-Off completo, a promessa de 60fps é, em face a isso, emitido em ambos os consoles da nova geração. Corremos as duas versões do jogo através de nossas ferramentas de análise, que registraram uma taxa de quadros impecável em ambos, mas há um porém.

Exclusivamente em Diablo 3 é usado um método próprio da produtora, onde as animações dos personagens, efeitos alfa e seu modelo de iluminação são prestados independentemente do movimento da câmera. Como você pode ver no nosso vídeo abaixo, a jogabilidade real pode gaguejar até perto da linha de 40fps no PS4, enquanto a câmera continua a deslocar-se no meio ambiente em um ambiente limpo 60fps. É difícil saber exatamente o porque do jogo apresentar isso, mas pode muito bem ser o caso de que a Blizzard adotou uma estratégia de renderização que garante uma atualização 60fps independente, enquanto alguns elementos importantes da cena precisa ser atualizados em intervalos variáveis. Se assim for, é uma técnica interessante.

Nosso teste está sendo executado, Nas versões completas com base mídia física do Reino Unido de cada jogo, sobre o patch "up-to-date" disponível no momento da instalação. Especificamente, o PS4 é executado em 1080p, como prometido, com versão do patch C2.0.0.24791 instalado na tela do menu, enquanto o Xbox One vem em uma resolução 900p menor, mas com o patch C2.0.0.24514 na plataforma da Microsoft, a Blizzard aproveitou a atualização do SDK de Junho otimizar ainda mais no console da Microsoft e lança um patch para colocar sua versão em 1080p.

Com base em nossa análise de vídeo, cada jogo processa fora um perfeito 60 quadros por segundo, mas ao analisar a parte importante, vemos as taxas de quadro em ambas as plataformas que funcionam com diferentes resultados práticos. Com base em nossa jogada inicial, o pior de tudo ocorre bem no início em PS4; em torno dos portões da área central de Nova Tristram. Personagens e flechas projétil pode executar essencialmente a metade de seus FPS como esqueletos saindo do perímetro. Apesar de repetidos testes, a versão Xbox One só produz soluços ocasionais em cenas correspondentes.

Vi1VbW9HSV81eXc=

Então, o que está realmente rodando a 60fps? De um estudo atento de cada quadro, movimento de câmera, elementos do HUD, como a brilhante Fúria orbe para a esquerda, e efeitos de distorção shader que um cada executa a uma atualização completa. Em termos de jogabilidade, o PS4 faz o controle não exatamente da mesma maneira, como resultado de "gagueja" em outros lugares, com a nossa personagem Barbarian ficando para trás de vez em quando durante todo combate e transversal.

Em essência, então, enquanto Diablo 3 pode, em alguns momentos estar operando em uma atualização de 60Hz perfeito, o núcleo "hack-and-slash" da mecânica não chegam a bater no mesmo alvo elevado. É lamentável, e afeta o coração do combate, onde a inconsistência no feedback do controlador pode ser chocante. Igualmente confusa é o fato de ele afeta a versão PS4 principalmente, enquanto o Xbox One, que utiliza claramente a mesma técnica, só sente em um grau leve.

Então, o que poderia ser a causa? É raro ver um motor de renderização em diferentes elementos de um jogo, produzir taxas tão diferentes, como no caso do PS4, mas nós vimos truques neste método que poderia salvar o desempenho.

Vimos recentemente na série Forza Motorsport, por exemplo, que reduzir pela metade a taxa de quadros, fixados em 30 traz algumas reflexões, pois para manter os 60fps depende de sua manipulação do núcleo de informações. Podemos ver também Dark Souls 2 perder quadros de animações de inimigos à distância, notados em áreas extensas, e quando se aproxima traz de volta a sua taxa de movimento. As sombras Trials Fusion também, mostra diferenças no render em vários níveis de atualização com base na distância.

Mas isso é diferente, a batalha de abertura nos portões da Nova Tristram é um caso extremo, mas também vemos quadros sendo cortado na plataforma da Sony, onde o Xbox One é mais suave o tempo todo e, muitas vezes, sem qualquer correlação óbvia para a ação na tela. Vagando sem contestação pelos campos mais simplistas de Field of Misery, por exemplo, pode causar ocasional queda de quadros, enquanto no Act 3 ocorre turbilhões agitados de efeitos ao redor de campos de batalha e corre tão suave como manteiga.

Evidentemente, isso não é apenas problema da queda de GPU do PS4 lutando para manter vários inimigos na tela ou cenas complexas. Mesmo com enormes explosões de efeitos alfa e dezenas de inimigos que voam de todos os ângulos, o console prova regularmente ser capaz de rodar 60fps. Isto sugere um gargalo de GPU para rodar a 1080p. É pouco provável que a causa dessas quedas sejam em função da gestão de processos em segundo plano de Diablo 3, como Cálculos do "lado" do CPU, ou de ativos de transmissão, além do jogador em campo de vista.

Com base na sua versão PC, esta teoria tem mérito. O motor tem mostrado uma limitação no suporte para CPUs "multi-threaded", que se tornou um aspecto central dos projetos de console NextGen. É concebível que as peças do motor estão batendo em um gargalo aqui, onde o impulso para velocidades do clock da CPU do Xbox One (até 1.75GHz por núcleo, ao contrário do 1,6 GHz no PS4) poderia causar um impacto. Mas, na verdade, isso é apenas especulação por enquanto.

Apesar do problema de dupla taxa de quadros, Diablo 3 sobre os novos consoles continua sendo fundamentalmente um excelente nome, pois se iguala aos top-end PC de padrão gráfico com os quatro jogadores em "drop-in" e "drop-out" da sala de estar "coop". Esta versão também inclui o Reaper Souls do quinto ato de adicional, a classe Crusader, e modo de "adventure", que é uma despesa extra para os donos de PC.

As falhas tecnológicas são incomuns, embora seja algo que vamos explorar mais mais tarde, em testes para nossa próxima Face-Off. Esperamos que o lado da PS4 vê um pouco de atenção para que haja atualização de todas as falhas, e passe a corresponder ao seu irmão Xbox One. Ambas as plataformas mostram qualidade e efeitos em muitas partes aumentada para o mesmo nível, com cada uma partida para a definição de sombra maior suavizada do PC. A única outra discrepância em papel é a 900p e 1080p divisão, mas, na prática, com um jogo de Diablo 3 da estética sombria, a vantagem resolução do PS4 não chega a brilhar como esperávamos, onde as bordas de alto contraste são incomuns. Cada versão é emparelhado com pesado pós-processo de anti-aliasing também, fazendo com que o grande abismo em mais complicado de taxa de pixel ainda para pegar a olho nu.

E, no entanto, uma vez que as próximas chegadas de patch, estamos prestes a ver o Xbox One parear com um frame-buffer 1080p. Mas, com sua vantagem de desempenho atual em jogabilidade, não está claro se essa atualização vai de fato fazer mais mal do que bem ou se os patches futuros vão ficar para resolver os problemas do PS4. Nós vamos voltar para o jogo com um completo Face-Off - incluindo testes de estresse coop em alguns níveis muito exigentes - uma vez que o lançamento manchas dias estão em pleno

Waldir Duarte
Waldir Duarte #WrodriX

Fora PT

, Limeira
Publicações em Destaque