Computador passa no Teste de Turing

#Notícia Publicado por davidgbf, em .

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3MtLW11eHVmVl96LS0vejc2dWRqdXhlYWFjbzFpM3pkN3UuanBn

Isso é grande! Um programa de computador conseguiu induzir um punhado de pesquisadores a acreditarem que ele era um garoto de 13 anos de idade, chamado Eugene Goostman. Fazendo isso, ele se tornou o primeiro no mundo a ter sucesso no Teste de Turing.

O nome do teste é uma homenagem ao pioneiro da computação Alan Turing. Para passar no teste, o programa precisava enganar 30% dos jurados humanos em cinco minutos, usando mensagens de texto; um feito que até agora não havia acontecido.

"Eugene" foi criado por um time da Rússia, e passou no teste organizado pela Universidade de Reading, obtendo uma margem de 33% de sucesso em enganar os jurados. Mas não se trata de inteligência artificial, está mais para estratégias psicológicas e táticas desenvolvidas pelos criadores de Eugene.

Ainda assim é um excitante feito, mas alguns críticos já lançaram críticas sobre suas implicações: "Havendo um computador que pode levar humanos a pensar que alguém ou até mesmo alguma coisa é uma pessoa é um novo nível no ciber crime," disse Kevin Warwick, um professor visitante na Universidade de Reading e vice-reitor de pesquisa na Universidade de Coventry.

Existem sérias preocupações sobre o que isso significa para a segurança online no futuro? Com certeza. Mas hoje elas terão que aceitar que entramos em uma nova era da computação. Uma era cheia de possibilidades, ou que pelo menos nos faz acreditar que sim. [The Independent]

David
David #davidgbf

PC WINS!

, Curitiba, Parana, Brasil