DirectX 12: Um grande avanço para o mercado de jogos

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

DirectX 12: Um grande avanço para o mercado de jogos 20 de março de 2014

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mcmFtZWJ1ZmZlci5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTEvMDgvbnZpZGlhTG9nby5qcGc=

Desenvolvimento conjunto

Microsoft apresentou hoje o DirectX 12 no evento Game Developers Conference (GDC) em San Francisco, esta vai ser a mais recente versão da Microsoft para a API gráfica que é o padrão dominante de desenvolvimento da plataforma PC, mercado este orçado em 25 bilhões de dólares.

Desenvolvedores vem pedindo à Microsoft já tem um tempo por uma API mais eficiente e mais flexível que permitisse controlar os recursos do hardware do PC mais diretamente. Apesar das melhorias significativas de eficiência que ocorreram nas últimas versões do DirectX, as aplicações da próxima geração precisavam se utilizar também do desempenho dos sistemas multi-core para aumentar a performance. DirectX 12 foi projetado a partir do zero para proporcionar a infra-estrutura para essas aplicações avançadas.

Falando para uma multidão de cerca de 300 desenvolvedores e imprensa, Anuj Gosalia, gerente de desenvolvimento do DirectX da Microsoft, descreveu a versão 12 como o esforço conjunto de fabricantes de hardware (AMD, NVIDIA, Intel e Qualcomm), desenvolvedores de jogos e sua equipe. Segundo Anuj, "Nosso trabalho com a Microsoft no DirectX 12 começou há mais de quatro anos com discussões sobre a redução de sobrecarga de recursos. No ultimo ano, a NVIDIA vem trabalhando próxima da equipe do DirectX para entregar um projeto de trabalho e implementação do DX12 na qual está sendo apresentado neste evento da GDC (que ocorreu hoje)".

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mcmFtZWJ1ZmZlci5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvZm9yemEuanBn

forzaGosalia demonstrou a nova API com uma techdemo do jogo de corrida Forza original do Xbox One porém rodando em um PC equipado com uma NVIDIA GeForce Titan Black.Além disso, a equipe da NVIDIA forneceu um driver customizado para o desenvolvedor no sentido de facilitar ainda mais o feedback, bem como o desenvolvimento do jogo real. Não se sabe se Forza para Xbox One virá para a plataforma PC, é claro que isso não depende de nenhum porte específico e sim apenas da boa vontade da Microsoft.

Voltando ao Forza rodando na GeForce, ele atingia sólidos 60 quadros por segundo a 1080p em total plenitude gráfica.

Um fator crítico para a adoção de qualquer nova API é o tamanho do mercado disponível. No passado, o modelo de implementação do DirectX foi bastante fatiado e sofreu de uma não padronização de recursos entre as diferentes plataformas , resultando em APIs bem diferentes entre PC com Windows e consoles. Com DX12, há uma convergência sem precedentes de APIs e recursos para suporte. DX12 terá compatibilidade com PCs, Xbox One, tablets e até mesmo smartphones.

Forza60Além disso, a NVIDIA irá suportar os sistemas operacionais da Microsoft para DX12 . Mais de 70% dos PCs estão agora compatíveis com DX11. NVIDIA vai apoiar a API DX12 em todas as suas GPUs DX11 que estão no mercado,as arquiteturas que serão beneficiadas são : Fermi, Kepler e Maxwell. Ou seja, os jogadores não vão precisar comprar novas placas só porque o DirectX avançou para a versão 12, eles comprarão somente se quiserem mais performance, mas não estarão condicionados a ter melhor qualidade gráfica necessariamente trocando o atual hardware, isso é um marco no PC e fará muitos compradores de placa de vídeo felizes por mais um ou dois anos.

No caso específico da AMD, a promessa é que todas as GPUs compatíveis com alguma versão da arquitetura GCN também recebam o suporte ao DirectX 12 sem maior problemas, isso nos remete a todos os modelos presentes no mercado a partir da série Radeon HD 7000

Com mais de 50% de mercado (65% no Desktop) de ocupação do mercado DirectX 11, NVIDIA vai conduzir a maioria do potencial da base instalada compatível.

Uma coisa que precisa ser lembrada é que graças à AMD, hoje você tem praticamente a mesma arquitetura de GPU especialmente preparada para API DirectX funcionando no PC, no Xbox One e no PlayStation 4, isso vai possibilitar uma grande uniformização da forma como se desenvolve games, além de facilitar a criação de uma camada de mais baixo nível para acesso ao hardware, que pode se tornar de fácil acesso a qualquer empresa que queira se compatibilizar. No mundo móvel, a Qualcomm já trabalha com GPUs compatíveis com DirectX 11 já tem um tempinho, o que pode facilitar para a compatibilidade neste mercado mais específico.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mcmFtZWJ1ZmZlci5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvRm9yY2E2MC5qcGc=

DirectX 12 e o que melhora

nvidia-teraflopsGPUs têm rapidamente ao longo dos anos aumentando seu desempenho ao contrário do que aconteceu com a performance das CPUs que ficaram estagnadas devido a limites de consumo. CPUs com vários núcleos (multi-core) forneceram algum avanço, mas ainda ficam atrás das GPUs em muitas aplicações.

Cada vez mais as aplicações têm usado técnicas de paralelismo com programação sofisticada para escalar o desempenho conforme o número de núcleos da CPU. O Desempenho de uma GPU pode ser explorada de três maneiras: Renderizando melhor o pixel, mais pixels e mais objetos. Aquilo que pode ser feito com pixels já foi bastante expandido nas últimas versões do DirectX. O foco do DX12 é permitir um aumento dramático na riqueza visual através de uma diminuição significativa da sobrecarga que a CPU gera quando o software não explora corretamente vários núcleos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mcmFtZWJ1ZmZlci5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvbnZpZGlhLXRlcmFmbG9wcy5qcGc=

Historicamente, os drivers e o sistema operacional controlavam a memória,estados e sincronizações conforme a vontade dos desenvolvedores. No entanto, ineficiências foram resultantes de uma imperfeita compreensão das necessidades dos aplicativos. DX12 dá ao aplicativo a capacidade de gerenciar diretamente os seus recursos e estado permitindo executar a sincronização necessária. Como resultado, os desenvolvedores de aplicativos avançados podem controlar de forma eficiente a GPU, aproveitando seu conhecimento íntimo do comportamento do jogo.

Esta é a mesma receita de bolo adotada pelo AMD MANTLE, que permite explorar melhor as capacidades multi-core das CPUs e alimentar de forma mais eficiente as GPUs. A API de baixo nível controla muitos gerenciamentos que antes o sistema operacional era obrigado a fazer e terminava por prejudicar a performance. O resultado final desta re-engenharia arquitetural e o aumento da performance perceptível.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque