Teste: Flac Vs Mp3 320kbps

#Artigo Publicado por Dagoliroberto, em .

Galera, achei aqui um teste bem legal pra ver se realmente conseguimos diferenciar uma música em FLAC de uma MP3 320Kbps. Primeiramente, uma introdução: FLAC é uma extensão de arquivos de áudio na qual não há compressão. O conteúdo é "cru", idêntico à como foi produzido. A vantagem de um arquivo FLAC é a sua qualidade de som, que é superior à qualquer arquivo comprimido, pois no processo de compressão há uma perda de informação. Por outro lado, arquivos FLAC costumam ser muito grandes em comparação à um MP3, por exemplo. MP3, por outro lado, é uma extensão de arquivos de áudio na qual há compressão. O "Kbps" no fim indica qual é a taxa de bits dessa compressão. Quanto menor o número, mais severa foi a compressão. 320Kbps é o "menor nível de compressão" possível em um arquivo MP3, portanto um MP3 320Kbps é o "melhor tipo de arquivo MP3". Em comparação ao FLAC, o MP3 320Kbps tem um pouco menos qualidade, mas é muito mais compacto e pode ser tocado em aparelhos móveis, como smartphones e iPods, que não suportam a extensão FLAC.

IMAGEaHR0cDovL2kwLndwLmNvbS93d3cuYXBwc2Zvcm11c2ljcHJvZHVjdGlvbi5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDIvZmxhYy5qcGc/cmVzaXplPTExMjclMkM2MDA=

No teste de hoje vamos testar por nós mesmos quão grande (ou pequena) essa diferença de qualidade entre um arquivo MP3 320Kbps e um FLAC é.

Vamos ao teste!

1) Baixe o player de músicas foobar2000_v1.3 (http://www.foobar2000.org/download) e o plugin ABX Comparator para ele. (http://www.foobar2000.org/components/view/foo_abx).

2) Pegue alguma música que costuma ouvir bastante e consiga-a em dois formatos: FLAC e MP3 320Kbps. OBS: Se só tiver em FLAC, basta fazer uma cópia do arquivo e convertê-lo para MP3 320Kbps, existem vários programas para isso.

3) Abra o arquivo do foobar2000_v1.3, instale-o normalmente. Agora abra-o e deixe aberto. 4) Vá até a pasta de instalação do foobar (C:/Arquivos de Programas x86/foobar2000) e arraste o plugin que você baixou (foo_abx.fb2k-component) lá para dentro. O foobar vai te perguntar se quer instalar o plugin. Clique em sim. 5) Agora clique na aba "File", lá em cima, e então "Open", e selecione os dois arquivos da música, um FLAC e outro MP3 320Kbps (segure CTRL e clique nos dois). Agora você deve ter os dois arquivos abertos dentro do foobar.

OBS: Se a música começar a tocar automaticamente basta clicar em "Parar" (quadrado)

6) Então, segure CTRL e clique nos dois arquivos dentro do foobar para que os dois fiquem selecionados (azuis). Clique com o botão direito e em "Utilities" e então "ABX Two Tracks". Uma janela vai aparecer, clique em "OK". Pronto, agora uma outra janela abrirá. Esse é seu player. Ele funciona assim: A e B são necessariamente dois arquivos diferentes (FLAC e MP3), e X e Y também. Mas A pode ser X ou Y, e B pode ser Y ou X. O seu objetivo é ir experimentando, clicando nos botões de "Play", para tentar descobrir se A é X ou Y e se B é Y ou X. Quando estiver decidido, faça sua escolha nos botões "X is A, Y is B" ou "Y is A, X is B".

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYmNkbi1zcGhvdG9zLWUtYS5ha2FtYWloZC5uZXQvaHBob3Rvcy1hay1mcmMzLzE1MDA4MjZfNjc5MzIzODk4NzU0MzYzXzE4MzMwMjIxNjlfby5qcGc=

Faça isso algumas vezes para ter certeza de que não está acertando por pura sorte. Eu recomendo umas 5, ou 10 se tiver paciência. Quando estiver terminado, clique para fechar a janela, e então salve o "log" na pasta Documentos. Agora vá até a pasta Documentos, abra o arquivo no bloco de notas e observe o resultado!

A ideia é que quando menor a porcentagem, mais chances de que você realmente consegue diferenciar a qualidade de som de um arquivo FLAC da de um arquivo MP3 320Kbps. Os resultados também diferem de acordo com a qualidade do seu equipamento. Usuários com boas placas de som e excelentes fones de ouvido/alto-falantes tendem a diferenciar o FLAC do MP3 320Kbps mais facilmente!

Enfim, segue o meu resultado:

IMAGEaHR0cHM6Ly9mYmNkbi1zcGhvdG9zLWMtYS5ha2FtYWloZC5uZXQvaHBob3Rvcy1hay1mcmMzLzE0OTU5NTFfNjc5MzA5Mjc1NDIyNDkyXzIwNjE0MjkzOThfby5qcGc=

Fiz o teste com a música "One More Time" do álbum "Discovery" (2001) do Daft Punk.

O arquivo MP3 320Kbps tem 12,5MB enquanto o arquivo FLAC tem 40,8MB.

Das minhas 5 tentativas acertei as 5, obtendo uma margem de erro de apenas 3,1%.

Portanto, eu, mesmo com meu equipamento de baixo custo (Asus Xonar DG e Samson SR850) consegui diferenciar a qualidade de som entre um arquivo FLAC e um MP3 320Kbps.

Porém, tenho que dizer que a diferença é pequena, tive que prestar muita atenção e repetir alguns trechos várias vezes para sentir a diferença, principalmente nos tons médios (os graves e agudos costumam sobressair mais no FLAC, pois são os extremos das frequências de som que costumam ser prejudicados na compressão do MP3, como mostra a imagem a seguir).

IMAGEaHR0cDovL2ltZzE3OS5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzE3OS84MjAxL2NvbXAxZWsxLnBuZw==

Façam o teste vocês mesmos!

Dagoliroberto
Dagoliroberto
, São Paulo - SP
Publicações em Destaque