Afinal, qual a melhor tecnologia de TV para jogos/filmes Plasma, LCD LED ou LED?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52aXJ0dWFsLXZpbGxhZ2UuY28udWsvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDMvbGNkLXZzLXBsYXNtYS12cy1sZWQuanBn

Existe uma tecnologia de TV mais apropriada para jogos de consoles como Playstation e Xbox?

Essa dúvida sempre chega a redação das revistas e sites e agora com a chegada PS4 e Xbox One elas têm aumentado consideravelmente.

O plasma, embora tenha perdido apoio do seu maior incentivador, continua imbatível no tempo de resposta, da ordem de 0,001 milissegundos, o que beneficia a reprodução de imagens com movimento rápidos, minimizando rastros na tela. Nos televisores LED-LCD esses números ficam, em média, na ordem de 2 milissegundos, suficiente para que pequenas "sombras" acompanhem os objetos que se deslocam rapidamente.

As tvs de Plasma estão livres do efeito DSE (Dirt Screen Effect)?

O plasma não está livre, mas também leva vantagem na questão do Input Lag, que consiste na diferença de tempo que um sinal leva desde a chegada à entrada HDMI até sua apresentação na tela. Quanto mais elevado for esse espaço, maior será o atraso entre os comandos no controle e a sua execução. Tiros certeiros são quase impossíveis nessas situações.

As empresas divulgam esses dados na questão de Input Lag?

Esses dados não são divulgados, mas um pesquisa na internet permite descobrir o quanto cada televisor apresenta de "atraso". Taxas de no máximo 50 milissegundos são aceitáveis. Dica: para minimizar, utilize o preset "MODO JOGO", que não só deixa as cores mais vivas , como desabilita qualquer pós-processamento de imagem, como recursos de interpolação de quadros, o que pode contribuir para o atraso no processamento das informações a serem exibidas.

Quer dizer que plasmas são superiores em tudo sem chance pra concorrência?

Não. Um dos maiores fatores importantes sobre as tecnologias LED-LCDs é que não há retenção de imagens na tela, o chamado efeito burn-in¸ comum aos plasmas. Eles foram minimizados, com tecnologias internas para melhor queima do fósforo ou ainda o deslocamento virtual da imagem, mas ainda assim marcas sutis tendem a aparecer, principalmente em títulos com placares e barras de informação fixa. A reprodução de uma imagem dinâmica ou o desligamento do aparelho é o suficiente (atualmente) para eliminar isso.

Existe alguma outra vantagem nas tecnologias LED-LCDs?

Para os fãs do 3D, a tecnologia passiva, comum aos LED-LCDs, permite que com o uso de óculos especiais cada jogador veja sua imagem em tela cheia, dispensando as tradicionais divisões que reduzem o tamanho da área do jogo. Além disso, um jogador não consegue enxergar a imagem do outro e sem os óculos as cenas aparecem sobrepostas e ficam "indecifráveis".

IMAGEaHR0cDovL2JpbWcyLm1sc3RhdGljLmNvbS90di00MC1lczY1MDAtc2Ftc3VuZy1zbWFydC10di0zZC1mdWxsLWhkLTItYW5vcy1nYXJfTUxCLUYtNDA1MzA0NTE0OF8wMzIwMTMuanBn

Opinião do colaborador (FAQ)

Qual a melhor TV para jogos e porque ?

R: Plasma, porque possui um tempo de resposta menor e não possui DSE (Dirt Screen Effect)

Qual melhor TV para filmes e porque?

R: Depende da visão do consumidor, se ele gosta de uma imagem mais vibrante e cheia de cores, com as cores muito saturadas ele quer a LED, agora se ele quer uma imagem mais fiel aos filmes, uma imagem natural e realista ele quer Plasma, que também é melhor para assistir filmes de acção e não deixa aqueles blurs que as LEDs possuem.

Qual a diferença de LCD e LED?

R: Na verdade as TVs LCDs e LEDs são a mesma coisa, só mudam o fato das "LEDs" serem LCDs iluminadas por pequenos LEDs!

Qual dura mais?

R: LCDs e LCDs-LEDs, mas as Plasmas não perdem nem um pouco, as novas tecnologias tem prazo de vida bem amigáveis, só que requer um pouco mais de cuidado que as LEDs.

Existem TVs de plasma com resolução 1024x768, isso é uma enganação ao consumidor, entrega imagem muito inferior a uma LCD-LED!?

R: Não, muito pelo contrário, as TVs atuais de Plasma mesmo não sendo Full HDs entregam uma imagem muito superior a muitas LEDs e LCDs na faixa de preço, LEDs com imagens boas custam muito mais! O fator de ser 1024x768 não indica a imagem ser inferior, por exemplo, você não enxergará diferença entre uma Full HD e um HD a 2,5m de distância de sua TV!

Na sua opinião, qual é a melhor tecnologia e as desvantagens a outra?

R: Sem dúvidas a de Plasma, pois oferece uma qualidade superior as LEDs em filmes e jogos, não possuem DSE (Dirt Screen Effect) e são fiéis aos filmes do cinema. As desvantagens são justamente o Burn-in, embora esteja bem menos presenta na geração atual ainda aconteça, mesmo que seja pouco, e as tvs de Plasma exigem um pouco mais de cuidado nas primeiras horas de uso, como o chamado "Amaciamento" e também o consumo alto de energia.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hbWVyaWNhbnByb2dyZXNzLm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvaXNzdWVzLzIwMDkvMDEvaW1nL3ZpZGVvX2dhbWVzX29uX3BhZ2UuanBn

Opinião geral

Se você é uma pessoa que curte muito uma boa imagem para assistir um filme, e gosta muito de jogar um videogamezinho direto vá de Plasma, agora se você não liga muito para qualidade de imagem mas ainda quer um pouco da mesma, e assiste muitas horas de TV num dia, vá de LED!

UUZFclE4RURIcGs=

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque