Samsung desenvolve tablet que pode ser controlado pela mente

#Notícia Publicado por jmr23, em .

A Samsung trabalha em um projeto de tablet que parecia ser objeto de ficção científica. O aparelho, já sendo testado pela companhia, possibilita que o usuário controle diversas funções com a mente. Os comandos são captados por uma espécie de capacete, coberto de eletrodos EEG, que medem a atividade cerebral.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzcwNi5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcwNi84OTI4L3RlY2NjLmpwZw==

Samsung desenvolve tablet movido pela mente (Foto: Reprodução / DigitalTrends)

Além dos eletrodos que fazem a leitura da atividade cerebral, o usuário ainda precisa colocar um líquido na cabeça que entra em contato direto com esses fios. Segundo os cientistas, o sistema permitiu que os usuários acessassem diferentes funções do tablet, inclusive um aplicativo de músicas, que selecionou, reproduziu e até pausou faixas específicas.

O protótipo sendo testado pela Samsung atualmente é um tablet Galaxy modificado. Para que os comandos sejam realizados, o usuário precisa se concentrar em um ícone que fica piscando na tela até que o mesmo seja selecionado. Os testes tiveram de 85% a 95% de acertos.

O objetivo principal do aparelho controlado pela mente, porém, não é simplesmente criar uma nova forma de se utilizar gadgets, mas sim auxiliar portadores de deficiências físicas. Para o pesquisador da Samsung, Insoo Kim, a "adição de novas tecnologias possibilitarem formas mais ricas de interação entre o smatphone e o usuário".

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque