Foi descoberto crocodilo com dentes de dinossauro

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A descoberta de uma tartaruga fóssil e de uma espécie de crocodilo com dentes de dinossauro carnívoro marcaram a expedição à Gronelândia do paleontólogo português Octávio Mateus, que recolheu vestígios com mais de 200 milhões de anos.

IMAGEaHR0cDovL2Nkbnguc2VtcHJldG9wcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzL3RpcmFub3NzYXVyby5naWY=

"Recolhemos cerca de quatro toneladas de material, incluindo muitas rochas a envolver os ossos, mas também pegadas, um 'plateosaurus' com cerca de 90% do esqueleto ou, então, são dois indivíduos juntos. Temos também um fitossauro que eu descobri 30% a 40% do esqueleto, que faz lembrar um crocodilo, mas com dentes de dinossauro carnívoro e as narinas retraídas, faz lembrar uma baleia, um animal muito estranho que convivia com os dinossauros", disse à Lusa o paleontólogo no regresso da expedição.

Convidado por um museu dinamarquês a integrar a equipa de nove dinamarqueses e dois alemães, o único português a participar na expedição de três semanas assina ainda outra das principais descobertas efetuadas na Gronelândia.

"Descobri também uma tartaruga, não está muito completa mas ainda assim é uma das mais antigas tartarugas alguma vez descoberta", explicou o paleontólogo, sublinhando tratarem-se de "forças do triásico superior, entre 205 e 211 milhões de anos, aproximadamente", descobertas numa zona "relativamente inexplorada", onde "qualquer descoberta é sempre importante, porque nos vai dar uma perspetiva tanto geográfica como temporal diferente da de qualquer outro sítio".

Fósseis de salamandras gigantes, estromatólitos e peixes, a par de um esqueleto de um 'plateosaurus' (um dinossauro herbívoro muito comum no Triásico), e centenas de pegadas de dinossauros carnívoros foram outros dos vestígios recolhidos pela equipa no local onde há dezassete anos não era feita uma expedição.

Quase um mês a escavar o gelo

Entre dez de julho e três de agosto a equipa escavou na neve, na zona de Jameson Land, um local inóspito no leste da Gronelândia, onde o grupo foi deixado de helicóptero, após uma viagem desde a Islândia.

Os elementos do grupo foram preparados para enfrentar adversidades, como possíveis ataques de ursos polares ou bois-almiscarados, aprendendo a manusear armas de fogo para os afugentar, em caso de ataque, e a efetuar rondas de vigilância para garantir a segurança.

As quatro toneladas de material recolhido rumaram agora à Dinamarca para serem estudados em laboratório, mas o Museu da Lourinhã, onde Octávio Mateus é investigador, poderá ser um dos pontos de passagem dos achados.

"Todos esses ossos estão envolvidos em rocha que vai ser retirada em laboratório, isso vai ser feito em laboratórios da Dinamarca e da Alemanha e, espero eu, também aqui em Portugal. Espero que tanto a tartaruga como o fitossauro sejam estudados por mim aqui em Portugal", afirmou.

Depois de estudados, os achados vão ser expostos na Dinamarca e regressarão posteriormente a um museu na Gronelândia. Já Octávio Mateus prepara-se para continuar as escavações de dinossauros em Angola e para lecionar na Universidade Nova de Lisboa o primeiro mestrado português em paleontologia.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,