Curiosity (Atualizado): O robô da Nasa que ira pousar em marte nesta Segunda

#Notícia Publicado por danskiler, em .

Curiosity tentará descobrir se existe vida no Planeta Vermelho

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mdXR1cml0eS5vcmcvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDgvQ3VyaW9zaXR5X01hcnMyXzEuanBn

De acordo com as previsões da Nasa (agência espacial americana), o robô Curiosity chegará a Marte na próxima segunda-feira (06/08).

Em novembro do ano passado, um foguete Atlas partiu da Terra em direção a Marte e, em oito meses, percorreu mais de 500 milhões de km. Ao se aproximar do Planeta Vermelho, um paraquedas será aberto e a parte de baixo da cápsula irá se soltar. Da cápsula sairá o Curiosity, um robô equipado com câmeras que passará dois anos pesquisando o planeta.

Nova missão da Nasa a Marte é de alto risco, adverte especialista

O Curiosity pesa uma tonelada e tem 3 m de comprimento. É cinco vezes mais pesado que os robôs antecessores - os exploradores Spirit e Opportunity, que chegaram a Marte em janeiro de 2004 na busca de rastros de água.

IMAGEaHR0cDovL2NpZW5jdGVjLmNvbS5ici93b3JkcHJlc3Mvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMDcvTVNMLVBheWxvYWQuanBn

"O Curiosity irá mais longe e descobrirá muito mais que o imaginado", destacou Coleen Hartman, executiva da agência espacial, na época do lançamento.

- Eu acredito que estarei viva no dia em que poderemos ver a primeira astronauta a pisar sua bota em Marte.

O Curiosity leva todos os instrumentos para medir as condições de vida no passado e no presente, estudando as condições ambientais do planeta. Ele buscará compostos que contenham carbono - um dos principais ingredientes para a vida como se conhece - e avaliará como eram em suas origens. Ao contrário dos outros robôs, o Curiosity conta com o equipamento necessário para obter amostras de rochas e solo e processá-las.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLndhc2h0aW1lcy5jb20vbWVkaWEvY29tbXVuaXR5L2ltYWdlLzIwMTIvMDgvMDQvbWFyc19jdXJpb3NpdHlfMV9yNjQweDQ1My5qcGc=

A Nasa começou a planejar a missão MSL em 2003. Nos últimos oito anos, cientistas e engenheiros construíram e testaram as capacidades do robô, que, segundo as expectativas, levará a pesquisa planetária a outro nível.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jc21vbml0b3IuY29tL3Zhci9lemZsb3dfc2l0ZS9zdG9yYWdlL2ltYWdlcy9tZWRpYS9jb250ZW50LzIwMTIvMDgwMi1uYXNhLW1hcnMtY3VyaW9zaXR5Mi8xMzM1MDEzOC0xLWVuZy1VUy8wODAyLU5BU0EtTUFSUy1DVVJJT1NJVFlfZnVsbF82MDAuanBn

"Esta máquina é o sonho de qualquer cientista", assinalou à imprensa Ashwin Vasavada, cientista adjunto do projeto MSL no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) em uma das sessões prévias informativas.

Assistam a esse video, foi postado na época em que foi lançado, mas explica em 4 minutos o que ele irá pesquisar e explorar em marte:

Um1NdU1Na1pGcFE=

Ps: algo q não diz no video, ele também procurará registros de vida também

Atualização do post (ajudado por #icarofsx, que postou nos comentários):

O site Exame.com comenta os "7 minutos de Terror" que se refere ao momento de pouso da nave clique no link para saber os detalhes:

http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/cientistas-preparam-se-para-7-minutos-de-terror-em-marte

O site Cientec> mostra mais detalhes com até imagens e vídeos, uns desses detalhes é uma imagem mostrando a locização de pouso da imagem:

Clique e aplique o zoom para ver melhor

http://cienctec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/08/curiosity-gale-crater-landing-120723a-02.jpeg

E uma comparação do robô (nome Rover) e um Ford Raptor

http://cienctec.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/08/tamanho_curiosity.jpeg

para ver vídeos e outros detalhes no Cientec

http://cienctec.com.br/wordpress/index.php/tag/curiosity/

O site Ustream está disponibilizando a Curiosity Cam, a câmera acoplada ao robô irá transmitir, o que parece, o pouso do mesmo em tempo real, o Horário de transmissão deve ocorrer em torno das 2:30 da manhã desta segunda.

(o horário não parece ser confirmado)

http://www.ustream.tv/nasajpl

E por último tem a NasaTV , onde dever ter algo "de ouro" a respeito, mas o link parece estar quebrado, verifique no seu navegador:

http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

opinião do postador aki da GV:

Postei essa noticia pq ela é diferente a respeito de outras de satélites e robôs da Nasa: essa é uma das mais difíceis (ou a mais dificil) missão da Nasa de estudar o planeta, pois como se vê é o robô mais pesado a ser enviado até agora, creio q cerca de 40% da missão está completa, pois tem de pousar o robô q é extremamente difícil.

Avaliem, positivem ou negativem, mas COMENTEM, não estou obrigando rsrsrs, grato.

Daniel
Daniel #danskiler

A vida é o jogo + impotante de todos!

, Rio de Janeiro /RJ
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque