Entrevista exclusiva com os produtores de Silent Hill Downpour

#Notícia Publicado por Lutece, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy54Ym94dGVhbXBvcnR1Z2FsLmNvbS9tZWRpYS9rMi9pdGVtcy9jYWNoZS83ZWJiOGVkZWRjMDJiMzYxMjkyN2I5ZTZhZTdjOTI5N19NLmpwZw==

Recentemente, o XboxTeam Portugal teve a grande oportunidade de conversar com Devin Shatsky e Andy Pang da Konami e Vatra, respectivamente, que fazem parte da equipe de produção de Silent Hill Downpour, o oitava jogo de uma das séries mais bem sucedidas de videogames, principalmente dentro do seu gênero - Survival Horror. Devin e Andy aceitaram responder algumas questões que vêm desvendar um pouco mais do que há por detrás de Downpour que tem, aliás, data de lançamento marcada para o próximo mês de Março (13/03)!

XTP: Foi em 1999 que a série Silent Hill se afirmou na indústria dos games, especialmente dentro do seu gênero de Terror. Contudo, grande parte dos fãs dizem que após Silent Hill 3, a série perdeu o seu carisma característico, tendo tido tendência a cair nos últimos tempos. Acha que Silent Hill Downpour fará os fãs mudarem de ideia e devolver à série o carisma que lhe é devido?

Devin Shatsky, Konami: Gostaria de dizer que a resposta a essa pergunta era sim, mas na realidade não importa o quão bom Downpour será, há uma grande maioria de "fãs" que nunca lhe irão dar uma oportunidade, pois a nostalgia acaba por distorcer a opinião das pessoas de um modo irrealista. Eu penso que a melhor coisa que têm a fazer, é adotar um ponto de vista mais objetivo quando jogarem Downpour e não compará-lo constantemente com os seus antecessores. Se as pessoas se entregarem ao jogo de mente aberta, penso que serão capazes de o achar bastante divertido e também assustador.

XTP: Ainda acerca dos títulos anteriores, em Downpour decidiram adotar uma nova abordagem ou mantiveram/recuperaram as abordagens dos anteriores títulos? O que trará Silent Hill Downpour de novo ao futuro série?

Andy Pang, Vatra: Nós olhamos de perto todos os jogos anteriores da série e escolhemos o que achamos que resultava melhor em cada um deles, portanto, irão ver muitos aspetos familiares em Downpour. Por exemplo, alguns dos primeiros jogos tinham câmaras estáticas, mas os controlos eram um pouco difíceis de dominar, por isso, reciclamos o conceito de câmaras estáticas para realçar o sentimento de medo que se sente por estar sendo observado, mas usamos com moderação para apoiar a atmosfera e a narrativa.

Em termos do que traz de novo, Downpour terá a maior cidade, em termos da área onde decorrerá o jogo, apresentando-se cerca de cinco vezes maior do que as cidades das versões anteriores. Um bom número de portas podem ser abertas em Downpour, levando a novas áreas e missões opcionais que exploram os antecedentes de Silent Hill com muito mais detalhe, desenvolvendo a própria história de Murphy, bem como da cidade.

XTP: A história por detrás da visita de Murphy Pendleton a Silent Hill ainda não está bem clara. O que pode adiantar sobre isso? Como é que o elemento água irá atormentar a realidade distorcida do protagonista?

Devin Shatsky, Konami: Obviamente, não posso entrar em detalhes sobre a história por detrás de Murphy sem introduzir "spoilers". Contudo, posso dizer que não demorará muito tempo para que o jogador seja atirado para o mundo de Murphy, e ficarão sabendo muitas coisas relativamente cedo no jogo, mas não terão todas as respostas. Quanto ao elemento água, ocupa definitivamente um grande papel, não só nas mecânicas da jogabilidade mas também na história.

XTP: Já foi adiantado que Murphy não estará 'preso' apenas à história principal mas terá também ao seu dispor 'side-quests'. É uma forma de promover a exploração de uma cidade com proporções superiores ou é uma forma de conferir dinamismo à trama?

Andy Pang, Vatra: Murphy está claramente em fuga, o seu principal objetivo é escapar das autoridades, mas rapidamente tornar-se-á também escapar da cidade.

As 'side-quests' não são trajetórias críticas, elas são sim áreas do jogo onde o jogador tem a oportunidade de aprender mais sobre Silent Hill, Murphy, ou simplesmente ganhar recompensas. Por isso, estas missões opcionais não estão completamente abstraídas dos objetivos de Murphy, pois elas podem ajudá-lo a escapar da cidade e a descobri-lo a si próprio. Uma das pretenções destas missões é atender a uma ampla gama de gostos dos jogadores. Desde a ação até à exploração.

XTP: Têm em mente algum DLC para Downpour, ou a experiência estará concentrada somente em disco?

Devin Shatsky, Konami: A experiência estará concentrada somente em disco. Até este ponto não foi criado nenhum DLC para Downpour. Como já foi dito, este é um jogo muito grande, e com a inclusão das nossas 'side-quests', levará bastante tempo para completar o jogo, mas essas missões não são obrigatórias. Por isso os fãs menos pacientes podem permanecer colados à história principal e não participar das 'side-quests' se assim preferirem.

XTP: A jogabilidade de Downpour parece ser bastante rica, seja em termos de abordagem no que toca ao inventário, seja no que diz respeito à diversidade de possibilidades apresentadas. Contudo foram apontados, por quem teve oportunidade de experimentar a demonstração, alguns problemas referentes ao combate. O que poderemos esperar?

Andy Pang, Vatra: O combate é certamente um importante pilar da jogabilidade, mas nunca foi o fundamento principal do jogo. A experiência que terão, desde a luta até à fuga, é muito mais importante para nós. Por isso, balançear isto através da relação das armas improvisadas com a variedade de monstros, foi alvo de mais atenção da nossa parte.

Projetamos o combate para ser intuitivo, com uma justa partilha de uma vertente mais automática. Mas se são jogadores de ação, o combate poderá ser dominado com treino. Quanto às armas, estas podem ser usadas simplesmente para lutar aleatoriamente ou podem ser também usadas com um intuito mais estratégico.

Com o lançamento de demos jogáveis, estivemos a observar de perto as reações que as pessoas têm tido com o combate e já fizemos algumas melhorias que ajudarão na sua eficácia.

XTP: Tivemos conhecimento, através da página oficial da Vatra no Facebook, que Silent Hill Downpour terá disponíveis vários idiomas, entre os quais a língua portuguesa. Confirma?

Devin Shatsky, Konami: Sim, podemos confirmar que o Português estará disponível.

XTP: Recentemente referiu a existência de Joke Items, semelhante do que aconteceu nos títulos anteriores. Pode adiantar que tipo de objetos poderemos encontrar?

Devin Shatsky, Konami: Bem, se contasse quais eram, já não seriam divertidos quando os encontrassem. Digamos apenas que existem bastantes objetos colecionáveis e desbloqueáveis no jogo, e alguns deles são divertidos.

XTP: Certamente que Daniel Licht está fazendo um excelente trabalho, mas o que poderemos esperar da banda sonora de Downpour, depois da saída de Akira Yamaoka que marcou a série com o seu trabalho? E confirma a participação de Mary Elizabeth McGlynn e a banda Korn (que aliás gerou alguma controvérsia)?

Devin Shatsky, Konami: Dan Licht é um compositor muito talentoso e os seus trabalhos não têm sido menos fantásticos para Downpour. Ele já reuniu algumas faixas musicais excelentes para este jogo, e sim, ele também incluiu Mary Elizabeth McGlynn em algumas delas. No que diz respeito à música dos Korn, a única controvérsia que causou, foi gerada por fãs de mente fechada que não gostam de mudanças. Pessoalmente gosto bastante de Korn e da música que fizeram para este jogo. De qualquer forma, as pessoas têm o direito a ter a sua opinão e se elas não gostam, podem sempre saltar a abertura do jogo.

XTP:Para finalizar, que breves palavras têm para os fãs, acerca do que poderão esperar de Silent Hill Downpour?

Andy Pang, Vatra: Downpour têm a sua própria narrativa, por isso mesmo, não está ligado a jogos anteriores. Por sua vez, a adição de Side Quests (missões opcionais), permitiu-nos diversificar um pouco mais do que os títulos anteriores, modelando o jogo a um vasto espectro de estilos, abrangendo sempre a temática global de Survival Horror. Por isso mesmo, escutar os fãs desde o primeiro anúncio de Downpour em 2010 foi um elemento-chave no seu desenvolvimento. Ainda que o jogo esteja próximo de estar completo, nós continuamos a manter os ouvidos bem abertos para ouvir o feedback dos fãs, bem como as suas opiniões de forma atender a todas as expetativas.

Silent Hill Downpour tem lançamento previsto para 13/03 no PS3 e Xbox 360.

Leonardo
Leonardo #Lutece
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,