AMD anuncia processador Opteron com 16 núcleos

#Notícia Publicado por pindukado, em .

Ao que parece, núcleos de processador nunca são demais. Nessa segunda-feira de véspera de feriado – para brasileiros – a AMD apresentou novos produtos da linha Opteron com nada menos do que 16 núcleos. Os processadores Opteron 6200 (codinome Interlagos) chegam especificamente para o mercado corporativo.

A ideia da AMD é aproveitar a nova aparelhagem em processadores corporativos que tirem proveito da virtualização. Entre as OEMs, HP e Dell estariam preparando produtos usando a tecnologia.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1VYnp5V3UtaDdvdy9Uc0VaZU5xai1ISS9BQUFBQUFBQUdqNC9jSmlNaXoxYmQwSS9zNDAwL0FNRCsrT3B0ZXJvbisxNk4uanBn

Pelo que eu lembro das aulas de geometria, os novos processadores Opteron com 16 núcleos classificam-se como hexadeca-core. No total, são dois chips que fazem parte do processador. Para tanto, a AMD utiliza a tecnologia Bulldozer.

O modelo topo de linha Opteron 6282 tem processador de 16 núcleos com clock de 2,82 GHz. Ele consome no máximo de 140 watts.

Além do uso corporativo, pelo menos uma instituição de ensino já sabe o que fazer com as belezinhas. A Universidade de Illinois disse hoje que o seu Centro Nacional de Aplicações de Supercomputaçã0 (NCSA) vai ganhar um supercomputador com 235 dos processadores Interlagos somados a 30 GPUs Tesla da Nvidia. Nada mal. Será 1,5 petabyte de memória RAM para fazer a geringonça funcionar.

pindukado
pindukado
, Curitiba, Parana, Brasil