Rumor | NVIDIA planeja introduzir um coprocessador transversal com a RTX 3090

Rumor | NVIDIA planeja introduzir um coprocessador transversal com a RTX 3090

''Aumentaria bastante a demanda da empresa pelo raytracing sem adicionar custos aos usuários que não desejam pagar por isso''
#Tecnologia Publicado por Char, em

A NVIDIA está planejando introduzir uma nova e revolucionária ideia envolvendo um coprocessador transversal e um PCB de dupla face com sua RTX 3090 (e família), de acordo com um vídeo de Coreteks. O que isso significa essencialmente (se for verdade) é que as próximas placas gráficas, como a RTX 3080 e a RTX 3090, terão um PCB de dupla face com o núcleo da GPU de um lado e um segundo co-processador do outro lado. Quero deixar claro que não tenho ideia se isso é verdade ou não e só está sendo publicado porque possui mérito técnico e a Coreteks provou ser confiável no passado. Tudo isso dito, este post ainda é um boato e quantidades abundantes de cautela.

A RTX 3080 e a RTX 3090 da NVIDIA possuem PCBs de dupla face com um coprocessador transversal?

No vídeo, Coreteks aborda o novo design exclusivo da série RTX 3000 e como isso é algo que realmente sugere sua conclusão. Lembre-se de que Igor já confirmou que o dissipador de calor que vimos fazia parte do DVT (Design Validation Test) e é apenas um dos 2-3 projetos que a NVIDIA está analisando. Mesmo que a NVIDIA mude um pouco o design, ainda há poucas evidências de que algo diferente esteja acontecendo dessa vez.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA2L252aWRpYS1ydHgtMzA4MC0zMDkwLXRyYXZlcnNhbC1jb3Byb2Nlc3Nvci5wbmc=

Segundo a fonte, a razão pela qual a NVIDIA tem uma ventoinha na parte inferior e uma ventoinha na parte superior é facilitar o fluxo de ar em dois chips, não em um. Coreteks acha que esse chip é algo chamado coprocessador transversal que ajudará na capacidade de ray tracing placas. Conhece os núcleos RTX que foram incorporados ao chip na série RTX 2000? Bem, a fonte afirma que desta vez eles estarão em um coprocessador separado do outro lado do PCB.

Uma razão pela qual eu disse que seu vídeo tem mérito técnico é que os coprocessadores transversais patenteados pela NVIDIA ajudam no ray tracing em 2018 - o que é tempo suficiente para que eles o implementem na série de GPUs Ampere. Parece que a NVIDIA está estudando a combinação de um coprocessador com o GPU ASIC padrão há um tempo e isso permitiria uma abordagem mais econômica para a criação de GPU, em seguida, enchendo os núcleos RTX dentro do core die.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA2L3RyYXZlcnNhbC1jb3Byb2Nlc3Nvci1kaWFncmFtLW52aWRpYS5wbmc=

Ainda mais particularmente, um exemplo de tecnologia não limitativa aqui refere-se a um coprocessador transversal baseado em hardware que atravessa eficientemente uma estrutura de dados de aceleração, por exemplo, para ray tracing em tempo real.

Mais detalhadamente, o exemplo de tecnologia não limitativa fornece hardware dedicado para acelerar o ray tracing. Em modalidades não limitativas, um coprocessador de hardware (aqui referido como um "coprocessador transversal" ou em algumas modalidades uma "tree traversal unit" ou "TTU") acelera certos processos que suportam o ray tracing interativo, incluindo testes de interseção de volume delimitadores de raios, testes de interseção primitivos de raios e transformações de "instância" de raios.

Deixe-me também explicar o que eu quis dizer quando disse que essa abordagem é mais econômica. A abordagem original de deixar de lado uma área RTX no die central da GPU era difícil de desperdiçar e desperdiçava muito, porque era necessário armazenar também as peças RTX e desperdiçar um espaço precioso no die em segmentos low-end para clientes que não se beneficiariam de qualquer melhoria de ray tracing. Mover os núcleos de raytracing para uma novo die, mantendo puro o core da GPU original, permite que a NVIDIA armazene chips de forma livre e econômica, quase sem desperdício!

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDIwLzA2L252aWRpYS10cmF2ZXJzYWwtY28tcHJvY2Vzc29yLWZlYXR1cmUucG5n

Isso também permitiria que eles enviassem os coprocessadores como uma placa AIC autônoma - o que também é mencionado por Coreteks. Lembre-se das placas PhysX AIC da olde? Bem, se esse rumor for verdadeiro, podemos estar recebendo placas RTX Raytracing AIC que podem permitir forte desempenho de raytracing em uma GPU que não é de ray tracing (provavelmente apenas na NVIDIA). Esse é um modelo de negócios muito viável e algo que aumentaria bastante a demanda da empresa pelo raytracing sem adicionar custos aos usuários que não desejam pagar por isso. Eu, pelo menos, cruzei os dedos e espero sinceramente que isso seja verdade - a inovação é sempre incrivelmente emocionante.

Fonte: Wccftech
Char
Char #-Funky-

The Red Comet & Supreme Leader of Neo Zeon

Colaborador do Site