Servidores de DriveClub foram oficialmente encerrados

#Notícia Publicado por BillyButcher, em .

Uma pequena tragédia para um jogo de Corrida promissor

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZHVhbHNob2NrZXJzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMS9Ecml2ZWNsdWJKYXBhbi0xMjAweDQ0NC5qcGc=

Os servidores do Driveclub foram desligados. Isso acaba sendo uma pequena tragédia. Um jogo que na época marcou bastante a atualidade no início da geração que transformou um grande estúdio como o Evolution em uma ótima referência com esse jogo. Muitos assim como eu defendem o DriveClub, ou #DriveClub, como foi nomeado de maneira oficial e meio tola para entrar na onda dos tempos de hashtags e tópicos de tendências.

Talvez defendamos muito intensamente porque, entre algumas coisas e outras, não deixaram o jogo respirar muito. É assim que até o melhor nadador se afoga. Os mais falados casos do jogo foram sobre a controvérsia de seus servidores, suas constantes quedas, sua versão da PS Plus que foi cancelada e depois voltou atrasada.

E o DriveClub sempre pareceu uma boa justificativa. No estilo arcade, não porque é puro arcade, tem que ser pouco trabalhado ou fácil, poucas coisas incomodam mais do que usar a palavra arcade de maneira depreciativa. Um menu rápido, que permite parar milhares de corridas, onde você escolhe uma corrida e Club imediatamente. Para carreiras quase instantâneas, que o incentivam a reiniciar sua campanha para quebrar mais recordes no ranking.

Quebrar recordes, vencer, conquistar todas as estrelas e dirigir com um colega em um contra-relógio era delicioso. Também a certos hiperrealismo de seus carros e circuitos, que deixam as pessoas boca aberta ainda hoje com os efeitos da chuva e as pequenas gotas pousadas em sua Ferrari. Estamos falando de atualizações? Porque o trabalho que foi feito aqui com constantes melhorias e expansões de todos os tipos foi magistral, enchendo o jogo com novos testes e circuitos bem planejados, além carros, motos, suporte a VR e melhorias de performance.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMTFkLjNkanVlZ29zLmNvbS9qdWVnb3MvOTY5MS9kcml2ZWNsdWIvZm90b3MvbWFlc3RyYXMvZHJpdmVjbHViLTUxMjEwNzEuanBn

Com seus servidores desligados e, com eles, a possibilidade de disputar novamente em algum momento se foram, destruindo marcos conquistados anteriormente. Você não pode nem comprar o jogo em formato digital, pois os problemas de licenciamento são o vírus do jogo. Suponho que seja a lei da vida. Hoje um jogo pode morrer. Ou entre em coma. O Driveclub não será o mesmo sem sua essência online, mas pelo menos podemos continuar jogando jogos offline, aproveitando sua velocidade e suas estrelas. 

Também é possível saber que a Sony seja a mesma sem o Evolution. Talvez eles não confiassem em ter um estúdio dedicado à condução leve, já tendo outro dedicado à simulação de prestígio, da qual os jogadores gostam. Mas o Forza Horizon está lá, deixando claro que o poder pode ser feito. A Evolution criou no PlayStation 3 uma saga maravilhosa, como Motorstorm. É ótimo seguir Paul Rustchynsky no Twitter e ver o quanto ele ama esses jogos. Quão orgulhoso você é deles e por ter criado.

Você pode se lembrar do DriveClub hoje por suas controvérsias ou problemas com os servidores, mas estou certo de que vemos também o trabalho em si por suas realizações e melhorias. Com seu fim, mantemos DriveClub em memória com outros grandes representantes desse estilo de jogos de corrida, como hoje nos lembramos de Project Gotham Racing, Blur, Split/Second, MotorStorm, Metropolis Street Racing, Midnight Club, Driver: San Francisco, Burnout, e todos aqueles "outros grandes nomes" mencionados muitas vezes em listas, mas que não são esquecidos pela sua comunidade. Descanse em paz, DriveClub.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher
, Volta Redonda, Rio de Janeiro