Atualização de Control melhora o desempenho, mas ainda não está perfeito

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9CblF3RTB1Z19RMC9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Control da Remedy Entertainment é um jogo realmente impressionante e uma incrível conquista tecnológica, tendo apenas um grande Calcanhar de Aquiles - a performance extremamente variável nos consoles, a ponto de o jogo cair para 10 quadros por segundo em lugares problemáticos no PlayStation 4. A atualização de setembro lançada nos consoles PS4 há alguns dias, prometendo uma "performance melhor por meio da otimização feita em vários sistemas e conteúdos" - e a boa notícia é que o jogo está significativamente melhor e estamos um passo em direção a uma experiência muito mais consistente no console.

Sejamos claros aqui - ainda não estamos nem perto de 30 quadros por segundo estáveis, especialmente no PlayStation 4 base, o console que tem mais problemas ao renderizar o jogo. No entanto, de acordo com o que a Remedy disse, o nível geral da performance do Patch 1.03 é mais alto do que antes, e quando a taxa de quadros cai muito, o jogo parece se recuperar mais rápido. Em resumo, as quedas não são tão ruins quanto eram e não dura tanto tempo. Tendo em mente que Control foi lançado há apenas duas semanas, é impressionante a desenvolvedora ter conseguido esse nível de melhoria para os usuários tão rapidamente.

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas a melhoria já é notável - especialmente no PlayStation 4 Pro. Esta versão do jogo já estava em boa forma no lançamento, afetada apenas por problemas nas cenas com mais efeitos de física. Escolhemos uma cena do início do terceiro capítulo como foco dos testes, pois parecia uma mistura perfeita de quantidade de inimigos, destruição do ambiente, e, às vezes, problemas de desempenho catastróficos. Ao repetir esse teste várias vezes no Pro, os travamentos ficaram muito menos evidentes - e foi preciso percorrer os estágios iniciais do nível para 'reunir' inimigos e eliminá-los em um espaço confinado com muitos objetos ambientais para afetar o desempenho. No geral, a melhoria é notável.

WU9KRm5qcjV5WUU=

A experiência no Pro é bem consistente de forma geral, e fora as áreas problemáticas, problemas por causa da física são perceptíveis, mas também curtos. Ao menos nesta versão do jogo, não são as que na taxa de quadros o grande problema, mas sim os stutter - até mesmo no Pro, alguns eventos com uso pesado de física ainda podem gerar congelamentos de 150ms. Eu me pergunto se os sistemas em segundo plano estão se acumulando - por exemplo, rodando a física de ponta do jogo enquanto os dados do ambiente estão entrando e sendo descompactados em segundo plano. Essas travadas também ocorrem durante uma simples travessia básica, embora de forma menos intrusiva.

A situação é um pouco mais complexa no PlayStation 4 base, que foi a versão menos estável em nossos testes iniciais. Isolando os pontos mais problemáticos em nossos testes anteriores, não há dúvida de que as piores quedas de desempenho foram amenizadas - mas de nenhuma forma foram resolvidas completamente. As quedas na taxa de quadros ainda existem, mas assim como no Pro, elas são menos perceptíveis e mais curtas do que eram no lançamento. O principal problema com a versão base do PS4 de Control é a sensação geral de que o nível de polimento não está muito satisfatório: quedas abaixo dos 30fps são relativamente comuns em comparação com o Pro, enquanto algumas peculiaridades no desempenho, como a sobreposição de mapa causar uma queda na taxa de quadros, são um tanto irritantes.

Além das correções de bugs e melhorias gerais na taxa de quadros, a versão para consoles de Control também recebeu algumas opções visuais muito bem-vindas - especificamente, a possibilidade de alternar a granulação de filme e o motion blur. É justo dizer que Control é um jogo 'barulhento', e embora estejamos bastante satisfeitos com a apresentação original do jogo, você sem dúvidas obtém uma imagem mais clara se desativar esses recursos - portanto, é uma adição útil.

Em resumo, Control está melhor nos consoles, e caso essas otimizações sejam o início de um esforço de melhorar o desempenho, é um bom esforço inicial. As mudanças também são um bom presságio para a versão de Xbox One. No X, em particular, o jogo já estava aguentando bem - espero que as melhorias vistas no PS4 se traduzam em 30fps estáveis na máquina aprimorada da Microsoft e em uma jornada mais suave no S.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque