Cosplayer Sul-Coreana é alvo de polêmica por interpretar personagem negra de Overwatch

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kxLjJwY2RuLmNvbS9ub2RlMTQvaW1hZ2UvYXJ0aWNsZS8yMDE3MDEvMDgvMjAxNzAxMDgyMzIxMzNhMGVtMGZma3l6enZ4bmp4LmpwZw==

Todo o ponto de cosplay, ou vestir-se como personagens de ficção, é habitar uma pessoa totalmente diferente de si mesmo. A comunidade se orgulha de ser inclusiva e aceitar, incentivando as pessoas gordas a se vestirem como personagens magros ou homens a se vestirem como mulheres. Mas todo esse conceito quebrou quando uma mulher sul- coreana vestiu o traje de um hacker mexicano do game Overwatch, imensamente popular.

A cosplayer profissional coreana, Pion Kim é conhecida por seus trajes surpreendentemente realista. Seu traje da Sombra, o último herói latino no videogame Overwatch, foi elogiado como um de seus melhores ainda. Ela até doou o cabelo que ela tinha cortado para uma instituição de caridade para crianças com câncer.

Tudo parecia ir bem, até que a polícia do PC apareceu para arruinar tudo. Alguns guerreiros da justiça social acusaram Kim de "negrizar" a personagem de Overwatch, por usar um bronzeador sutil para escurecer sua pele, o que conduziu a uma caça às bruxas contra ela.

Muitos na comunidade mexicana defenderam Kim, alegando que os "gringos" estavam ficando ofendidos em seu nome e dizendo que não se importavam se as pessoas se fantasiasem como um personagem mexicano.

"Eu sou mexicano, tenho um 'tom de pele escura'", escreveu uma mulher no Facebook. "E eu acho que o cosplay que ela fez de Sombra fantástico. Ela fez um trabalho incrível. Quer dizer, se você quiser fazer um cosplay de um personagem de Avatar 'você OBVIAMENTE vai pintar sua pele azul, ela fez o mesmo com Sombra. "

Apesar do apoio, Kim se desculpou por sua (não) transgressão e jurou nunca mais fazer um cosplay como Sombra novamente. Uma perda real considerando o brilho de sua interpretação de Sombra. Em resposta oficial, Kim escreveu em redes sociais:

"Algumas pessoas me mencionaram sobre o meu SOMBRA COSPLAY como sendo rude e ofensivo por causa da cor da pele que usei na maquiagem", ela escreveu no Facebook. "No início, eu sou cosplayer coreana e nunca ouvi falar disso antes - que utilizar maquiagem marrom é ofensivo."

Esta controvérsia é parte de uma tendência em curso daqueles em países ocidentais que ficam ofendidos em nome de outras culturas. Assim como quando Katy Perry usava um quimono durante uma performance, o Ocidente assustou-se, enquanto as pessoas do Japão adoraram.

TG9vUGJXLU9aaFU=

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque