A explosão de supernova no centro da nossa galáxia criou poeira suficiente para fazer 7.000 Terras

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaHVmZnBvc3QuY29tL2dlbi8yNzQ3MjIwL2ltYWdlcy9uLVNVUEVSTk9WQS1SRU1OQU5ULWxhcmdlNTcwLmpwZw==

Os cientistas sabem há muito tempo que "nós somos feitos de matéria estelar" - ou, em outras palavras, da poeira cósmica.

Mas de onde toda essa poeira veio e como ela sobreviveu tem sido um tanto misterioso.

Pesquisas anteriores consideravam que as supernovas - ou explosões de estrelas em seu estertor - lançavam enormes quantidades de poeira no princípio do universo.

No entanto, os astrônomos não sabiam que esse pó era capaz de resistir a essas ondas de choque vindas da explosão que serviriam de alimento para os planetas e as estrelas se formarem.

Agora, pela primeira vez, uma equipe internacional de astrônomos observou diretamente uma nuvem de poeira cósmica que conseguiu sobreviver ao ambiente turbulento de uma supernova remanescente, o que dá suporte à teoria de que as supernovas produziam uma grande quantidade de poeira cósmica no princípio do universo.

"Nossas observações revelaram que uma nuvem particular, produzida por uma explosão de supernova há 10.000 anos, contém poeira suficiente para fazer 7.000 Terras", disse o Dr. Ryan Lau, principal pesquisador e professor adjunto de pós-doutorado em astronomia da Universidade de Cornell, em um comunicado escrito.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLnNjaWVudGlmaWNhbWVyaWNhbi5jb20vb2JzZXJ2YXRpb25zL2ZpbGVzLzIwMTMvMDIvYWNrZXJtYW5uMUhSLmpwZw==

Lau e seus colegas descobriram a poeira evasiva usando o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA, na sigla em inglês), observatório aerotransportado da NASA, que consiste de um telescópio refletor a bordo de um Boeing 747 modificado.

"Nós estávamos em um observatório voador viajando a 600 mph (965 km por hora) a uma altitude de 45.000 pés (13.715 metros) para capturar imagens de uma... supernova remanescente localizada a 27.000 anos-luz de distância de nós, no centro da nossa galáxia", disse Lau ao site Space.com.

"Uma das coisas mais surpreendentes é que nós não esperávamos ver nada disso."

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.