'Heavy rain' traz personagens reais, mas falta interação do jogador

#Notícia Publicado por gugafallout3gta4, em .

Game é filme interativo que mexe com as emoções do espectador.

Título exclusivo do PlayStation 3 mostra a busca pelo Assassino do Origami.

IMAGEaHR0cDovL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTAvMDQvMjMvY2FwYS1oZWF2eS1yYWluLmpwZw==

Plataforma: PlayStation 3

Produção: Sony Computer Entertainment

Desenvolvimento: Quantic Dream

Distribuição no Brasil: Sony

Gênero: Aventura

Lançamento: 23 de fevereiro nos EUA

Preço sugerido: R$ 200

Nota: 8,5*

O diretor de games David Cage não quis criar mais um título comercial com "Heavy rain". Isso está explícito em todos os momentos do jogo de aventura que pode ser considerado filme interativo produzido por sua empresa, a Quantic Dream, exclusivamente para o PlayStation 3. Em vez de focar na ação, o game se preocupa em mexer com as emoções do jogador.

Para conseguir tal efeito, Cage utilizou a experiência adquirida em "Indigo prophecy" (do PlayStation 2) e os recursos gráficos do console da Sony para criar personagens que pudessem expressar sentimentos e que fossem ao máximo parecidos com pessoas de verdade. Atores foram usados para interpretar as cenas que misturam desde momentos mais comuns, como tomar um banho ou colocar a mesa para o jantar, ou decidir entre a vida e a morte de um indivíduo.

Estes atores foram digitalizados e aparecem em uma das melhores representações virtuais nos games, com grande riqueza de detalhes e expressões faciais. Em alguns momentos, no entanto, eles não conseguem fugir do que realmente são: bonecos animados que realizam ações programadas. E é justamente neste ponto que a ambição de Cage de levar realidade aos jogadores falha, fazendo com que "Heavy rain" não seja totalmente perfeito.

Filme interativo

"Heavy rain" conta a história de quatro personagens que se envolvem em uma mesma trama: a busca pelo Assassino do Origami. Ele é um serial killer que rapta pessoas e as prende em uma jaula na época das chuvas. A jaula se enche de água e a vítima morre.

Um dos personagens é Ethan Mars. Ele perde um filho vítima de atropelamento e o outro é sequestrado pelo assassino, que quer ver até onde ele pode ir para salvar a criança. Ele joga com Mars, obrigando-o a passar por alguns dos momentos mais tensos já apresentados em um game, motivo pelo qual "Heavy rain" não é recomendado para menores de 18 anos nos EUA. No Brasil, ele não é recomendado para menores de 16 anos.

A jornalista Madison Paige sofre de insônia e acaba se envolvendo com o último caso do Assassino do Origami, aproveitando para escrever a história. O investigador do FBI Norman Jayden é chamado para ajudar a polícia na investigação dos assassinatos e o detetive Scott Shelby, em nome das famílias das vítimas, trabalha para impedir o criminoso.

A Quantic Dream conseguiu desenvolver bem a personalidade dos quatro protagonistas, fazendo com que o jogador sinta o que eles estão passado e reflita algumas decisões. Como em "Heavy rain" não há "game over", no caso de algum erro durante uma cena, os personagens podem morrer. Mesmo assim, a história continua.

A personalidade dos protagonistas é moldada a cada capítulo durante as ações que eles devem realizar. O jogador deve escolher o que fazer realizando movimentos predeterminados que aparecem na tela como pressionar um determinado botão ou realizar um movimento com a alavanca analógica da direita. Há momentos, no entanto, que é necessário realizar comandos dentro de um determinado tempo, ou o personagem poderá morrer. Geralmente, estas cenas envolvem ação e mudarão todo o futuro da história.

Para entender o que os personagens estão passando, os jogadores podem "ouvir" os seus pensamentos. Ao pressionar L2, algumas palavras circulam ao redor dos protagonistas permitindo se envolver mais com a trama e até descobrir qual o caminho a tomar a seguir. Nos momentos de tensão, estas palavras giram mais rápido e tremem, impedindo de entender o que realmente está acontecendo.

O roteiro é muito bem escrito, mas há momentos em que ele cansa. Como o game é dividido em cenas intercaladas dos quatro personagens, existem cenas que estão ali apenas para aumentar as horas de jogo. Outro ponto negativo é que o game poderia apresentar maior interação com o cenário e com as ações que podem ser feitas. Não que elas sejam poucas, mas percebe-se um limite do que pode ser realizado com o rumo da história.

"Heavy rain" deve ser encarado mais como um filme que pode ter seu final alterado (ao todo são sete finais) do que como um game. Ele prova, também, que os jogos podem ir muito mais longe, mostrando situações que mexem com o jogador. O título precisava apenas ser mais jogo, trazendo uma gama maior de opções para mudar os rumos da história.

IMAGEaHR0cDovL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTAvMDQvMjMvaGVhdnktMS5qcGc=

IMAGEaHR0cDovL3MuZ2xiaW1nLmNvbS9qby9nMS9mL29yaWdpbmFsLzIwMTAvMDQvMjMvaGVhdnktMi5qcGc=

Fernando
Fernando #gugafallout3gta4

ROCKKKKKKK

, Pernambuco
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,