Thief: Deadly Shadows jogo bom

#Notícia Publicado por TevoRock, em .

Thief: Deadly Shadows

E mais uma vez o ladrão mais famoso da história dos videojogos volta a atacar, sozinho como é de costume e com novas armas, e melhores técnicas para completar as suas missões.

Depois da Looking Glass( produtora dos anteriores Thief's) ter "caído", a Ion Storm colocou-se à frente deste projecto com um único objectivo: fazer um jogo à altura dos melhores do mercado, e como é óbvio, fazer um Thief melhor que os anteriores todos juntos. Contudo, esta série Thief jamais fora esperada pelos jogadores, já que com o deseparecimento da Looking Glass, tudo apontava para que Thief tivesse "morrido". Mas o que interessa mesmo é que essa situação não se veio a verificar, e pela primeira vez Thief está tanto nas consolas como nos PC's, onde começou a sua jornada.

Para quem não conhece as séries Thief, este não se trata própriamente de um jogo de acção, mas sim de um jogo em que o ideal é passar despercebido( stealth ), para roubar, ouvir conversas importantes, para no final completarmos os nossos objectivos. Ã claro que o jogo tem acção, mas não se baseia nela, se é que me percebem.

Jogabilidade

O engraçado neste jogo acaba por ser possível o começarmos e termina-lo sem que matemos alguém! Usando as sombras( que têm um papel fundamental neste jogo ), usando as armas que temos em nossa posse para em vez de matar, apenas distraír os guardas, podemos mesmo acabar o jogo em mais ou menos 11 horas, sem ter lutado com alguém, mas não é uma tarefa nada simples, fiquem cientes disso.

Entre as cerca de dez missões que o jogo traz, o jogador poderá explorar os seis distritos de uma grande cidade, que pela primeira vez, foi criado apenas um mundo onde se passa o jogo. Nestes locais o jogador terá muita coisa de ouro para roubar, para consequentemente ter dinheiro para comprar novos materiais, quer sejam flechas ou qualquer outro tipo de material disponível.

Uma das preocupações que os jogadores mais têm em relação a ter uma grande e única cidade em Thief Deadly Shadows, é em relação à reposição de stock das nossas armas, principalmente flechas de água, que apagam as tochas. E até têm razão! Houve um nível em que eu fiquem literalmente sem flechas de água, e necessitava de uma para apagar uma lareira que lá estava, porque por de trás dessa lareira estava um manipulo( algo que o jogador vai encontrar muito neste jogo ) para abrir uma porta onde estavam várias armas para nós colecionarmos. Resultado: estive em todos os cantinhos do castelo para achar flechas de água, e nada, portanto tive de voltar um save atrás para poupar flechas até chegar ao tal local.

Pegando agora na história de falta de flechas, digo, que neste Thief, tal como nos anteriores, está recheado de pequenos segredos e ouro/prata. Portanto é normal que voçês encontrem vários locais escondidos dos guardas, e que lá encontrem muito ouro/prata, ou então material para vos reabastecer.

Dos melhores pormenores que vi em Deadly Shadows, foi uma coisa que não se vê muito nos jogos, que é a excelente possibilidade de estarmos tanto na visão de primeira pessoa, como estar na visão de terceira pessoa, apenas com um clique numa tecla. Sinceramente na minha opinião, a visão de primeira pessoa é a melhor, mas a de terceira dá-nos outra vista que muitas vezes vai ser necessária durante o jogo.

Gráficos

Gráficamente o jogo está suberbo. Em relação aos Thief's anteriores, o jogo evoluíu de uma forma fantástica, também devido muito ao facto da tecnologia ter melhorado com muita rapidez nos últimos 2/3 anos.

Thief Deadly Shadows utiliza a tecnologia Pixel Shader que para além de proporcionar gráficos muito mais polidos, proporciona efeitos de luz/sombra muito bons e reais, que tal como o som, conjugam sempre com a jogabilidade, porque caso um guarda veja a vossa sombra, o ideal é esconderem-se.

Tudo o resto que se relaciona com os gráficos, principalmente os detalhes, estão ao nível do resto.

Som

Como sempre o som de Thief está espetacular, tão bom quanto os gráficos, e por isso merece ter o reconhecimento que tem entre os jogadores que já acompanham Thief desde o início, como é o meu caso.

Uma das coisas mais importantes em Thief é mesmo o som, porque é com a ajuda deste que vamos conseguir os nossos objectivos, e porquê? Perguntam voçês. E a resposta é simples, por exemplo, o som que os guardas fazem quando andam, em que se ouvem chaves e os passos, é grande o suficiente para nós sabermos se devemos avançar ou não, caso o guarda vos apanhe, aí sim...estão metidos em grandes sarilhos.

Mas no geral a sonorização está óptima, desde os passos, até ao abrir de portas, cofres, baús, etc.

Finalização

Decididamente foi um grande jogo que saíu para PC, em que o seu principal ponto forte é mesmo ter a base dos anteriores, com muitos melhoramentos que não vieram estragar o jogo, mas sim melhorá-lo! Um dos principais fortes do jogo, para além de todos os que já mencionámos, é a possibilidade de completar os nossos objectivos de várias formas( pegamos nas nossas armas e vamos em frente durante todo o jogo a matar e derrubar guardas, ou andamos pelas sombras muito silenciosamente? Vou pela porta principal, ou subo até ao telhado e entro pela janela para não ser visto? Enfim...é este tipo de jogo que nós gostamos sempre de ver no mercado, e não aqueles que práticamente nos obrigam a terminar o jogo de uma só forma, ou seja, a forma que eles( produtores ) querem.

Com um excelente motor de jogo e gráfico, Thief Deadly Shadows se torna assim um dos grande jogos de 2004, principalmente pela sua originalidade, porque jogos baseados no mesmo, transbordam pelo mercado fora.

Estêvão
Estêvão #TevoRock
, Itajubá , MG, Brasil