PlayStation Home sai em outubro; conheça maiores detalhes

#Prévia Publicado por Furious, em .

Apresentando a primeira das duas grandes palestras que serão realizadas durante a edição 2007 da Game Developers Conference " evento voltado à comunidade de desenvolvedores de jogos " Phil Harrison, o responsável pelo braço de produção de jogos da Sony mostrou a primeira grande novidade em termos de recursos para o PlayStation 3: o PlayStation Home, serviço que é apresentado como um dos primeiros representantes da chamada "Terceira Geração de Videogames", mesclando conteúdo criado pelas empresas com o dos usuários.

IMAGEaHR0cDovL2NhY2hlLmdpem1vZG8uY29tL2Fzc2V0cy9yZXNvdXJjZXMvMjAwNy8wMy9wc2hvbWUyLmpwZw==

O PlayStation Home será uma opção acessada através do Cross Media Bar do PlayStation 3, e será como ter uma versão do game online Second Life dentro do seu console. Dentro desse mundo digital, cada usuário terá seu avatar, um personagem 3D criado à sua imagem e (não necessariamente) semelhança, totalmente modificável, seja no tom de pele, tipo de roupas, estatura ou cabelo. Uma vez criado ele poderá ser posicionado em uma casa, que além de poder ser equipada com móveis e acessórios, servirá de galeria para os seus troféus " algo como os Achievements presentes no Xbox 360.

Porém, o objetivo desse recurso não é ser simplesmente uma casa virtual, mas sim uma comunidade completa e cheia de vida. Será possível, por exemplo, andar por diversos ambientes do "mundo" da Home e interagir com outros jogadores, seja apenas através de uma conversa amistosa quanto de um jogo casual de basquete. Exatamente: além de ser uma "sala de chat 3D", a PlayStation Home oferecerá uma série de atividades que prometem atrair a atenção dos usuários. Salões de jogos com esportes como boliche e tênis de mesa estarão abertos para uso de qualquer residente da cidade virtual, e totalmente de graça. O ambiente clássico das casas de fliperama também será reproduzido, com áreas onde os avatares podem simplesmente encostar em uma máquina e começar algum jogo casual.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iaXQtdGVjaC5uZXQvbmV3c19pbWFnZXMvU29ueV9hbm5vdW5jZXNfUGxheVN0YXRpb25fSG9tZS9hcnRpY2xlX2ltZy5qcGc=

Outro dos elementos de integração presentes na Home revelados por Harrison durante sua palestra é o Home Cinema, um elemento que deve trazer a atenção de muitos usuários. Dentro da "casa" de cada usuário, haverá uma de sala de projeção, onde será possível assistir todo tipo de vídeo (seja um filme ou um clipe baixado da Internet). Com os recursos do PlayStation 3, um jogador pode convidar seus amigos virtuais para sua casa e organizar uma sessão pipoca com seus vídeos preferidos. Mesmo que os outros espectadores não tenham o vídeo gravado nos seus discos rígidos, ele será transmitido abertamente, e todos poderão assistir. Ainda mais: há a possibilidade de que o Home Cinema aceite conteúdo criado pelos próprios usuários, fazendo assim com que o PlayStation Home torne-se uma espécie de "YouTube caseiro".

Os testes dessa e de outras funções desse novo recurso do PlayStation 3 começam no próximo mês de abril, e como outros recursos do PlayStation Network, será totalmente grátis. Será essa a grande oportunidade da Sony se firmar como uma potência no mundo online?

Furious
Furious

Voltei.

, RJ-Rio de Janeiro
Publicações em Destaque