Console Piston rodará Windows e empresa confirma relação com a Valve

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL291dGVyc3BhY2UudGVycmEuY29tLmJyL2ltZ3Nfb3MvbmV3cy8yMDEzL3Bpc3RvbjIuanBn

O console Piston, considerado o primeiro no padrão "Steam Box" idealizado pela Valve, virá com uma versão do Windows instalada, e não do Linux como planejado inicialmente.

A ideia do fundador da Valve, Gabe Newell, é ter um console baseado no Linux e na versão do Steam para essa plataforma, porém a criadora do Piston, a Xi3, resolveu seguir outro caminho e não depender da plataforma da Valve.

Segundo o fundador da Xi3, Jason Sullivan, o Piston vai rodar o Linux também, mas terá como sistema operacional padrão o Windows, por conta da compatibilidade maior com jogos e outras plataformas de distribuição.

"O console Piston vai sair inicialmente com um sistema operacional Windows, especificamente porque é nele que está o maior número de software para jogos e jogos de computador hoje", escreveu o executivo em um comunicado.

"Ao contrário da visão da Valve, a Xi3 acredita que a forma de levar isso ao mercado hoje é com o Windows em seu núcleo, junto da habilidade de não ter apenas uma plataforma/loja para jogos, mas tendo acesso a todas as lojas/plataformas. Os estúdios deveriam ter a opção de usar o Steam se eles escolherem ou ir diretamente ao consumidor final se preferirem. Essa será a diferença entre o Piston e os outros Steam Box".

Esclarecimento da relação com a Valve

No começo da semana, o diretor de marketing da Valve, Doug Lombardi, disse que embora a Valve tenha tido uma relação com a Xi3 no início do projeto, ela não está mais envolvida com o Piston.

Hoje o fundador da Xi3 esclareceu a situação e confirmou que a Valve fez um investimento na Xi3 e pediu à empresa para construir um console "Steam Box", mas durante a última feira CES pediu que a relação entre as duas não fosse mais comentada.

"Durante uma reunião com a Valve na CES, Gabe Newell me pediu pessoalmente que não desse mais informações sobre nossa relação com a Valve. Nós honramos esse pedido e vamos continuar a fazê-lo", disse Sullivan.

Piston vai além de um Steam Box

"O Piston irá também apoiar uma série de jogos baseados na Internet e outras plataformas de entretenimento, que é mais do que aquilo que aparentemente a Valve tem planejado para a sua Steam Box oficial", escreveu Sullivan.

"Desta forma, o console Piston poderia ser percebido como algo mais do que apenas um Steam Box, o que faz sentido, porque em seu cerne o console Piston é um computador modular que pode executar qualquer sistema operacional ou aplicativo projetado para rodar em um computador x86 de 64 bits".

"Para encerrar, o que a Valve faz ou não faz com seu Steam Box é problema dela. Então Gabe, é com você. A bola está no seu campo", encerrou o fundador da Xi3.

Tm1sdkIyNUVuSzA=

O console Piston está em fase de pré-venda com preços que começam em US$ 999. Os planos são de lançá-lo até o final do ano.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque