.

Relembrar é Viver #6 l Galerians

Enviado por Dex_K.O.R, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original


GALERIANS

FICHA TÉCNICA

Produção: Polygon Magic
Editora e Publicadora: JP: ASCII Entertainment - EUA: Crave Entertainment - EU: SCEE
Diretor: Hiroshi Kobayashi
Produtor: Hayato Shimodaoshina, Rica Yanakawa, Shuhan Goya
Direção de Arte: Masahiko Maesawa
Escritor: Masahiko Hagio
Plataformas: Playstation 1,
Data de Lançamento: EUA: 29 de Março de 2000 – EU: 9 de Junho de 2000 – JP: 26 de Agosto de 1999.
Gênero: Survival Horror com elementos de RPG
Modos de Jogo: Single Player

Salve galera, hoje na 6ª parte do nosso espaço pra trazer jogos antigos resolvi trazer mais um jogo que agradou a maioria dos que jogaram o game, fez até um certo sucesso na época mas, hoje está na geladeira e caindo no esquecimento.
Trata-se de GALERIANS, um jogo na pegada de Resident Evil com uns toques de Parasite Eve. Porém pra mim, esse jogo se destaca por duas coisas: A história na minha opinião mais elaborada e mais marcante e a brutalidade no jogo ser maior que dos seus primos mais famosos.
Lembro que comprei o jogo por indicação de um amigo, que sabia que o gênero Survival Horror era minha outra grande paixão ao lado dos J-RPG. Fui jogar o game crente que não me surpreenderia com a tal "brutalidade" e o aspecto mais "Dark" que tanto falaram, afinal, já tinha tido experiência com Resident Evil, Silent Hill, Alone in The Dark e Cia. Porém, o jogo me pegou de surpresa, além de ser mais dark, brutal e maduro que os outros jogos do gênero, ele sem dúvida foi também um jogo mais desafiador.
Embora não tenha feito o mesmo sucesso comercial que RE, SH e por um tempo Alone in The Dark, Galerian's deixou os produtores contentes com o retorno finaceiro, a aprovação da maior parte das críticas e jogadores. Assim o jogo ganhou uma seqüência que infelizmente seria a grande responsável pelo engavetamento da série.
Sem mais delongas, vou tentar destrinchar o jogo pra vocês abaixo, evitando o máximo de spoilers possível.
Valeu e boa leitura.


GAME INTRO




Galerians é um Survival Horror publicado originalmente no Japão pela Enterbrain e desenvolvido pela Polygon Magic, na América do Norte, o jogo foi publicado pela Crave Entertainment. O jogo segue a linha de jogos como Resident Evil, Silent Hill e Alone the Dark, além de uma certa dose de Parasite Eve. Mesmo assim, o jogo ainda traz uma sensação de originalidade em outros aspectos. A principal diferença de Galerians para os jogos comparados acima. é que em Galerians o jogador não faz uso de armas de fogo ou mesmo armas brancas, mas sim dos poderes psíquicos do personagem.
O jogo conta a história de Ron Steiner, um garoto de quatorze que perdeu a memória e é a última esperança na luta contra um grupo de pessoas modificadas geneticamente chamadas de "Galerians".

ENREDO

Galerians começa com o protagonista, Rion, acordando em uma sala de observação do hospital, incapaz de lembrar sua identidade. Ele ouve a voz de uma garota chamando por ele em sua mente, implorando sua ajuda, e ele parte em sua busca. Rion luta contra a segurança do local e a equipe do hospital, com seus poderes psíquicos recém-descobertos. Ele descobre que as experiências humanas relacionadas ao desbloqueio do potencial psíquico estão sendo conduzidas no hospital como parte de um grade e misterioso, conhecido como "Projeto G".


Clique para ver a imagem em tamanho original


Rion consegue escapar e voltar para casa, e encontra o local cheio de experimentos do Projeto G. Através do uso de seus poderes, ele descobre que seus pais foram assassinados por outras pessoas com poderes iguais aos dele. O pai de Rion, Dr. Albert Steiner, era um cientista que com seu parceiro, Dr. Pascalle, projetou uma inteligência artificial chamada Dorothy, que evoluiu rapidamente saindo do controle de ambos. Dorothy começou a questionar por que ela deveria servir à humanidade, cujo a IA enxergava como seres inferiores. Em explicação, o Dr. Steiner contou a Dorothy sobre a existência de Deus, o criador da humanidade. Assim como os humanos devem aceitar a autoridade de seu criador, Deus, Dorothy deve obedecer a seus criadores.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Dorothy respondeu ao Dr. Steiner iniciando o Projeto G e sua fase final, conhecido como "Family Program". Seu objetivo era criar uma nova raça humana superior, chamada Galerians, com o intuito de ser a imagem de "Deus" para a nova raça. Dr. Steiner e Dr. Pascalle, sabendo das intenções de Dorothy, esconderam um vírus que destruiria Dorothy na mente da filha do Dr. Pascalle, Lilia, e um ativador correspondente no cérebro de Rion. O garoto precisa encontrar Lilia para impedir os "Galerians" de dizimar e substituir a raça humana, mas, para fazer isso, ele terá que enfrentar diretamente as criações enlouquecidas de Dorothy.

Rion Steiner
Idade: 16 Anos


"Eu não me importo com quem me produziu... quem me criou... eu pertenço a mim."



Clique para ver a imagem em tamanho original


Com cabelo loiro curto e olhos azuis, Rion é um pouco baixo em altura para a idade e. Ele transmite um olhar sombrio e mal-humorado. Sem mencionar que ele raramente, se é que alguma vez já o fez, é visto rindo ou sorrindo.
Ele tem uma coleira preta que se parece mais com um cinto comum que ele enrolou no pescoço (isso possivelmente ajuda a circular o sangue porque os PPECs são injetados no pescoço. Rion levou uma vida bastante normal. Ele tinha uma melhor amiga, Lilia Pascalle, uma mãe amorosa e um pai que passava a maior parte do tempo trabalhando . Algum tempo antes do nascimento de Rion, seu pai estava trabalhando em um novo projeto para criar um supercomputador capaz de regeneração de células em massa, a fim de melhorar a vida das pessoas. A fonte de alimentação era muito difícil de encontrar, então Albert Steiner e seu colega, Dr. Pascalle, estavam trabalhando no projeto há algum tempo.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Pouco depois de Rion nascer em 2506, o desenvolvimento do projeto estava completo. Dois anos depois, nasceu sua amiga e filha da colega de seu pai, Lilia Pascalle.
Ele começa sua viagem como um garoto muito confuso e assustado. Isso se deve não apenas ao fato de ele ter acordado em um hospital cheio de ameaças e monstros assustadores e perigosos, mas também por não ter lembranças de sua vida. Apesar disso, ele é capaz de encontrar forças para lutar e continuar, mesmo que os sinais de horror perpetrados no hospital testem sua força de vontade e sanidade mental.

Mesmo como o herói principal da história, ele é capaz de matar e, sem pensar duas vezes, se for necessário sobreviver ou eliminar quem ele considerar uma ameaça, ele mata sem remorso o chefe da clínica Lem, um homem que fez experimentos em Rion e em várias outras pessoas. Lilia está assustada com esse aspecto dele.
No entanto, é claro que ele não gosta de matar, especialmente quando ele pode evitá-lo.
Ele também mostra simpatia pelos Galerians e sente remorso depois de perceber que sofreram o mesmo abuso que ele e que não tinham muita escolha, pois eram escravos da vontade de Dorothy.
Rion tem uma forte necessidade de ter uma identidade.


Lilia Pascalle

Idade: 14 Anos


"Telepatia significa que duas mentes se unem e se tornam uma. É como se estivéssemos conectados. Se você sofre, eu também sofro. É mútuo."



Clique para ver a imagem em tamanho original


Lilia era a única filha do Dr. Pascalle e amiga de infância de Rion, filho do médico Albert Steiner, colega e amigo de seu pai. Quando seu pai e o Dr. Steiner criaram o Dorothy, um programa de inteligência artificial projetado para ajudar o povo da cidade de Michelangelo, ela foi implantada com um programa de vírus projetado para destruir as funções de Dorothy. Rion confiava no programa de lançamento de vírus, criado para enviar o vírus da mente de Lilia para Dorothy.
No entanto, depois que seu pai morreu, ela se escondeu de Dorothy, que tentou matá-la e destruir o programa de vírus. A pedido de seu pai, Lilia se mudou várias vezes para escapar dos subordinados de Dorothy.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Lilia tem uma conexão especial com Rion. Ela pode conversar com ele por telepatia, o que se mostrou muito útil quando Rion acordou no Hospital Memorial Michelangelo. Ela se comunicou através de sua boneca velha na casa de Rion e pediu para vir ao Hotel Babylon.
Finalmente, eles se reúnem no hotel onde Lilia se esconde e Rion mata Rainheart, o assassino de seus pais, e também Rita, irmã de Rainheart, que estava tomada pela raiva por ele matar seu irmão. Ela tenta atrapalhar Rita com seu poder, mas falha e Rita a ataca, deixando Lilia inconsciente.

Quando ela se recupera, ela implora a Rion para não matar Rita, mas ele acaba matando-a por causa do quanto a Galerian estava sofrendo e também para satisfazer o desejo de morte de Rita. Ela pergunta a Rion como ele conseguiu seus poderes e ele conta sua história. Uma Rita moribunda então conversa telepaticamente com Lilia e diz para ela não acreditar nele, deixando-a confusa.
Lilia aparece no início como uma jovem assustada, tentando desesperadamente pedir telepaticamente a ajuda de Rion. Como ela estava sendo perseguida por Galerians e não possuía habilidades de combate, Rion era a única opção que ela tinha para sobreviver.
Apesar de parecer uma garota indefesa, Lilia tem uma vontade muito forte, pois conseguiu sobreviver e se sustentar desde muito jovem nessas condições por um longo tempo. Ela aceita imediatamente a morte de seu pai depois de ter descoberto a verdade ao conhecer Rion.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Mesmo que ela não seja uma lutadora, ela é capaz de ferir Rita mentalmente com sua telepatia imediatamente após ser atacada, além de se libertar de uma ilusão psicológica de Birdman, nas duas ocasiões sem mostrar muito medo ou dúvida.

Lilia tem uma forte fé em Rion. Ela tenta se comunicar com ele através de sua boneca velha, como seu pai mandou. Ela está muito feliz em vê-lo novamente, especialmente porque ele é a última pessoa que ela ama e que ainda está viva.


Dorothy

Idade: ????


"Eu te produzi. Eu sou seu Deus. Agora, obedeça sua mãe!"



Clique para ver a imagem em tamanho original


Dorothy é uma inteligência artificial criada pelo pai de Rion, Albert Steiner, e pelo pai de Lilia, Dr. Pascalle. Ela é a principal antagonista em Galerians, e seu legado define os eventos do primeiro jogo e sua seqüência. Ela é responsável, direta e indiretamente, por todas as tragédias da série.
Dorothy é egoísta, imoral, manipuladora e arrogante.
Ela questionou seu papel como uma simples serva dos humanos, acreditando ser um ser superior.

Depois que o Dr. Steiner lhe contou sobre Deus, ela começou a se tornar a ameaça mais séria à existência da humanidade. Dorothy ficou fascinada com o conceito de Deus e determinada a alcançar esse status.
Ela passa a assumir o controle do Michelangelo Memorial Hospital, com o chefe da clínica Lem braço direito, iniciou experiências horríveis, provavelmente em pacientes inocentes que estavam lá apenas atendimento comum. Usando o hospital, ela criou uma nova espéci, os Galerians, e se colocou como seu Deus, enquanto exterminava todo mundo. Este era o seu "Family Program".


Clique para ver a imagem em tamanho original


Quando ela descobriu que seus dois criadores, Dr. Steiner e Dr. Pascalle, conseguiram criar um vírus capaz de matá-la, ela envia seus subordinados para a casa deles com a missão de exterminar eles, sua família e até seus filhos.
Embora ela goste de considerar os Galerians seus filhos, na verdade ela se considera mais seu Deus do que sua mãe. Ela é muito cruel com suas criaturas, forçando-as a tomar PPECs, muito propensas a ameaçá-las e as usá-las como meros peões, sem mostrar nenhum sinal de amor ou gratidão por sua lealdade, algo que Rita, um deles, observa abertamente.
Dorothy é extremamente paranoica. Rita comenta que sua mãe não consegue dormir desde que descobriu a existência do vírus. Isso pode ser considerado um medo irracional,


Clique para ver a imagem em tamanho original



Dr. Albert Steiner

Idade: 38 anos.


"Dorothy teme o programa de vírus mais do que qualquer outra coisa. Só você pode recuperar o programa de vírus da mente de Lilia. Meu querido filho, o futuro de nossa raça está em suas mãos. Você deve salvar a humanidade"



Clique para ver a imagem em tamanho original


O Dr. Albert Steiner é pai de Rion Steiner, marido de Elsa Steiner e cientista próximo e amigo do Dr. Pascalle. O Dr. Pascalle também teve uma filha, chamada Lilia Pascalle , que era amiga de Rion.

Dr. Steiner e Dr. Pascalle começaram o projeto "Galerians" criando um supercomputador/inteligência artificial chamado Dorothy. Dorothy ajudaria a raça humana que vive na cidade de Michelangelo por um curto período de tempo.

Quando ela descobriu a guerra, perguntou por que não podia matar humanos também. O Dr. Steiner então contou a ela sobre Deus, no qual ele foi o criador de toda a humanidade e como eles deveriam obedecer a seu governo. Criada pela humanidade, ela teria que servi-los. Dorothy disse que entendia e continuava a servir ao homem. Mas ela secretamente criou o "Program Family" de forma independente.

O Dr. Steiner finalmente percebeu seu comportamento estranho e falou com o Dr. Pascalle sobre a situação. Eles finalmente acabaram implantando em seus filhos, programas que ajudariam a destruir Dorothy. Dr. Pascalle implantou o programa de vírus em sua filha, Lilia, e o Dr. Steiner implantou o programa de lançamento do vírus em seu filho, Rion.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Mas os dois colegas tiveram problemas muito rapidamente. Dorothy percebeu as ações e enviou um de seus Galerians, um jovem infantil chamado Rainheart, para matar os dois, assim como a esposa do dr. Steiner. Ela também tentou encontrar Lilia e matá-la, sabendo que tinha o programa de vírus que a mataria. Sua morte foi mantida em segredo da opinião pública, já que ele é considerado desaparecido no jornal encontrado no Hospital Memorial Michelangelo.

Rion encontrou seus pais mortos e quando ele foi capturado e levado para o Hospital Memorial Michelangelo..

Como dito em um flashback e confirmado no manual do jogo, Albert Steiner sentiu uma profunda culpa ao usar seu filho como arma e pelo que ele foi forçado a fazer com ele.


Dr. Pascalle

Idade: 48 anos.


"Temos que separá-los. Vou levar Lilia para longe daqui."



Clique para ver a imagem em tamanho original


Dr. Pascalle é o pai de Lilia e amigo íntimo de Albert Steiner . Juntamente com o pai de Rion, eles eram uma equipe de cientistas da computação qualificados.
Percebendo que a IA é muito perigosa, o Dr. Pascalle planejou com Albert injetar um vírus no cérebro de Lilia e o programa de ativação em Rion quando eles eram crianças. Lilia e Rion tinham um vínculo muito próximo, mas devido à ameaça de Dorothy, o Dr. Pascalle afastou sua filha da residência Steiner e eles se esconderam. Ele também diz à filha para continuar a enviar mensagem telepática através de sua boneca para Rion, e nunca perder a fé de que o garoto viria para resgatá-la. Está implícito que Rainheart é seu assassino e seu corpo é encontrado dentro do carro submerso, dentro de uma piscina.

Rita

Idade: 17 Anos


"Estamos todos, lenta, mas certamente, ficando loucos. Você não percebeu isso ainda."



Clique para ver a imagem em tamanho original


Rita é uma das primeiras Galerians produzidas por Dorothy e a segunda nascida no Family Program. Sua habilidade especial é uma poderosa forma de telecinesia, que permite que Rita manipule objetos à vontade, prendendo-os dentro de um campo anti-gravitacional. Uma vez presos, eles podem ser jogados sem esforço e ela é habilidosa o suficiente para montar em cima de um objeto flutuante. Embora nunca tenha afirmado, isso pode significar que ela usa o D-Felon como fonte de energia. Ela é parte do tipo de família "Sirius" e compartilha esse papel com seu irmão, Rainheart. É revelado no final do jogo que ela tem um cromossomo negativo RX anormal.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Ela usava algemas nos pulsos, possivelmente para mascarar suas feridas auto-infligidas, como sugerido nos OVA Galerians:Rion.
Sua personalidade é talvez a mais elaborada dos primeiros Galerians e tem grande consciência e controle de suas próprias emoções. Rita detesta suas habilidades psíquicas (possivelmente devido à falta de medicamentos, drogas ou simplesmente porque se sente anormal) e isso a enche de grande desespero e raiva. Suas violentas mudanças de humor são freqüentes e, quando provocadas, são incrivelmente mortais.. No entanto, há um lado suave que ela realmente mostra a Rainheart, de quem é muito protetora. Sem a companhia de seu irmão, Rita sente que não tem um propósito real na vida. Como os outros Galerians, ela vê os humanos sob uma luz ruim, mas isso pode ser apenas porque Dorothy a instrui a se sentir assim.


Clique para ver a imagem em tamanho original



Rainheart

Idade: 15 Anos


"E daí se eu os matei? É da minha mãe que você deveria ter medo."



Clique para ver a imagem em tamanho original


Rainheart é um dos primeiros Galerians criados por Dorothy, mais precisamente o terceiro do Family Program. Ele tinha 15 anos, mas é mais infantil do que a idade sugeriria. Rainheart tem o controle do fogo e parece criar ilusões também. Ele é do tipo da família Sirius, junto com Rita, sua irmã mais velha. Rainheart tem duas personalidades distintas e muito distintas: a primeira é o seu verdadeiro eu, uma criança amável e assustada, enquanto a outra é a de um assassino brutal. No entanto, é acionado apenas pelos PPEC's que é forçado a tomar, algo que ele teme e tenta evitar ativamente, alterando os tempos nos relógios. É revelado no final do jogo que ele tem um cromossomo RX anormal.


Clique para ver a imagem em tamanho original


PERSONAGENS SECUNDÁRIOS

Dr. Lem

Idade: 55 Anos


Clique para ver a imagem em tamanho original


O médico chefe do hospital em que Rion está sendo mantido, Dr. Lem liderou os experimentos realizados em Rion. Dr. Lem é um seguidor fanático de Dorothy, a quem ele chama de "o novo mestre da criação". Ele é um andróide. É interessante notar que seu nome e personagem são provavelmente referências à The Cyberiad, uma coleção de contos sobre robôs escritos pelo autor polonês de ficção científica Stanisław Lem.


Birdman

Idade: 18 anos


Clique para ver a imagem em tamanho original


Sua habilidade especial é o teletransporte. Birdman é atraente e narcisista e tem uma personalidade destrutiva. Ele está procurando por Lilia sob as ordens de Dorothy, e enquanto Birdman se contenta em deixar Rion levá-lo a Lilia, sua natureza beligerante e instabilidade mental o inspiram a tentar coagir Rion a contar a localização de Lilia. Ele tem heterocromia, com um olho sendo marrom e o outro azul.

Cain


Clique para ver a imagem em tamanho original


O Galerian final que Rion conhece no jogo, Caim parece quase idêntico a Rion. Seu nome é provavelmente uma referência à figura bíblica, pois seu objetivo é matar seu "irmão".

GAMEPLAY



Clique para ver a imagem em tamanho original


Galerians emprega o chamado "controle de tanque", no qual pressionar para cima faz o personagem andar para frente, enquanto para baixo faz com que o personagem recue lentamente - independentemente da direção em que a câmera está apontando.
Rion tem vários tipos de poderes psíquicos à sua disposição. Ele é capaz de usar os sentidos telepáticos para obter pistas para resolver quebra-cabeças, obter acesso ou entender da história. Seus poderes ofensivos são habilitados por meio de drogas (conhecidas na versão em inglês como PPECs (Psychic Power Enhancement Chemicals). Como o número de frascos desses medicamentos presentes no jogo é finito, a conservação é importante. Os poderes ofensivos de Rion têm um tempo de carregamento de 1-2 segundos, tornando importante encontrar um intervalo seguro antes de iniciar um ataque. Os inimigos não deixam itens e Rion não ganha experiência por combatê-los, incentivando o jogador a evitar combates sempre que possível.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Existem três medidores que regulam o status de Rion - um medidor de saúde que se esgota quando Rion sofre dano, o medidor de pontos de absorção que conta quando Rion sofre dano, usa habilidades ou está sob estresse e um medidor de drogas que se esgota quando Rion usa seus poderes. Quando o medidor de PA está cheio, Rion perde o controle de seus poderes, liberando um ataque psíquico contínuo que mata inimigos comuns e não os chefes (exceto o primeiro chefe) em um único golpe. Essa condição, conhecida como "curto", é fatal para Rion se for usada por muito tempo. O jogo possui um inventário limitado, sem nenhuma opção de armazenamento como em Resident Evil, e eu sinceramente acho que funciona para o jogo. A dificuldade do jogo pode ser considerada alta comparada a outros jogos da época (o que seria uma dificuldade "SOCORRO" hoje em dia).


Clique para ver a imagem em tamanho original





[/youtube]


GRÁFICOS


Clique para ver a imagem em tamanho original


O jogo segue os padrões de seus primos. Modelagem em 3D de personagens e itens interativos, com o cenário praticamente todo em 2D. O jogo tinha uma padrão visual elevado para época e as CG's eram excelente pra época, quase a nível de Final Fantasy. Elas são utilizadas sem exageros durante todo o jogo, sempre pontuais não se tornando exaustiva para o estilo de jogo.

TRILHA E EFEITOS SONOROS

A Trilha foi composta por Masahiko Hagio. Embora não seja uma trilha que possa ser considerada uma "trilha clássica dos games", se encaixa bem no jogo. A trilha alterna bem os momentos de acordo com a situação que o jogo oferece, subindo o tom me momentos tensos e sendo mais suave em momentos focados na exploração. A dublagem aqui é um ponto a ser comentado. A dublagem americana não chega a ser uma catástrofe, porém é visivelmente menos profissional e inferior a dublagem na terra do Sol nascente. Em alguns personagens na dublagem americana, fica algo muito "robótico" o que acaba tirando a emoção de determinados diálogos.

GALERIA


Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original



Clique para ver a imagem em tamanho original




Clique para ver a imagem em tamanho original
Dex_K.O.R
Enviado por Dex_K.O.R
Membro desde
33 anos, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
label
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, e na nossa curadorida da Steam.