Dos games para livros?

#Artigo Publicado por Dougmsm, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pYmFoaWEuY29tL2EvYmxvZ3MvaWdhbWVzL2ZpbGVzLzIwMTIvMDcvOTc4OTg5NjM3MzQwNS5qcGc=

Que revistas em quadrinhos e livros famosos muitas vezes viram games isso todos nós já sabemos, as dezenas de jogos adaptados dos quadrinhos da Marvel Comics como Homem Aranha ou X-Men estão aí para provar isso.

Mas ultimamente a tendência tem se invertido: franquias famosas de games têm vendido muitos livros!

Os games estão cada vez mais inseridos na cultura popular e algumas publicações (HQs e livros) estão caindo na preferência do público. Como exemplos de livros inspirados nos universo "gamístico" podemos citar, dentre outros, "Assassin's Creed: Irmandade", "Assassin's Creed: Remascença", ou "Uncharted: O Quarto Labirinto".

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5pYmFoaWEuY29tL2EvYmxvZ3MvaWdhbWVzL2ZpbGVzLzIwMTIvMDcvdW5jaGFydGVkLW8tcXVhcnRvLWxhYmlyaW50by5qcGVn

Sem dúvida alguma o preço pode estar ajudando bastante nas vendas dos livros. Os títulos da franquia de Assassin's Creed, por exemplo, não custam mais do que R$ 30,00 a unidade.

As revistas em quadrinhos, que parecem ser o caminho mais natural para adaptações de games, também não deixam a desejar no que se trata de vendas dessas famosas franquias. De acordo com Bernardo Santana, editor-assistente da Panini, líder absoluta na venda de quadrinhos do mercado brasileiro: "Há uma boa receptividade quanto ao material de quadrinhos baseados em games, por isso decidimos entrar nesse nicho, que é bem promissor". A Panini já conta com títulos interessantes como "Halo", " Gears of War" ou "World of Warcraft".

Abaixo algumas opções de franquias famosas disponíveis em livros e HQs:

Assassin's Creed: Renascença/ Editora Galera Record

Assassin's Creed: Irmanadade/ Editora Galera Record

Starcraft (HQ)/ Editora Panini

Batman: Arkham City (HQ)/ Editora Panini

God of War (HQ)/ Editora Panini

Uncharted: O Quarto Labirinto/ Editora Saraiva

Gears of War (HQ)/ Editora Panini

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5haG9yZGEuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzA5L2dlYXJzLW9mLXdhci1xdWFkaXJuaG9zLWNhcGEuanBn

Como os fãs desse universo são bastante exigentes, as editoras procuram sempre trabalhar de perto com as produtoras dos games, como Ubisoft ou Sony. Até os tradutores são escolhidos preferencialmente entre gamers. Tudo para evitar gafes em enredos ou termos que seriam notados facilmente pelos conhecedores das famosas franquias. Até mesmo a divulgação das publicações é apoiada pelas produtoras de games, afinal de contas é a marca delas que está em jogo no caso.

Há também o compartilhamento de conteúdo. A HQ "Assassin's Creed: A Queda", por exemplo, traz em algumas de suas edições códigos para baixar itens como trajes extras para o último game da franquia "Assassin's Creed: Revelations"

Doug Master
Doug Master #Dougmsm
, ES
Publicações em Destaque