Max Payne 3: Curiosidades sobre a São Paulo do jogo

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

Vejas as semelhanças e diferenças entre a cidade do game e a real

Há algumas semanas foi lançado o tão esperado game "Max Payne 3". O jogo, ambientado em São Paulo, mostrou ter uma grande quantidade de referências à cidade e à cultura do país. Veja abaixo as mais interessantes.

Balada na Paulista, Ponte Estaiada e Playcenter

O game não lembra a cidade de São Paulo, mas tenta fazer algumas referências para compensar. No início do jogo, por exemplo, Max está na cobertura de um prédio olhando para uma favela. Atrás dele é possível ver uma região que lembra a Avenida Paulista. Mais tarde, o protagonista leva alguns clientes para uma balada. Um deles chega a comentar que "gosta da rua Augusta".

E para não dizer que a ambientação ficou muito restrita a um só lugar e tentar dar mais veracidade ao jogo, os produtores inseriram imagens de cenários conhecidos de São Paulo ao fundo de muitas cenas. Dois casos são o da Ponte Estaiada e do Playcenter. São locais inacessíveis, mas servem para dizer: "olha só, é São Paulo!"

IMAGEaHR0cDovL2FkbWluLnN1cGVyZG93bmxvYWRzLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzMjAxMi9tYWlvL0pVTkhPL0JSVU5PL01heF9QYXluZV8zL01heF9QYXluZV8zXzIuanBn

Sotaque paulista, onde?

Outro problema da Rockstar foi a dublagem do jogo. Os produtores quiseram colocar personagens paulistas, falando português e sem legenda, para deixar qualquer pessoa fora do Brasil perdida no jogo, como qualquer gringo que chega ao país. O problema é que os dubladores principais eram todos portugueses (sim, acredite, de Portugal!), o que deixou as vozes estranhas e nem um pouco parecidas com as de um brasileiro.

Favelas do... Rio?

Quando a Rockstar divulgou Max Payne 3, chegou a dizer que a cidade era conhecida "por seu clima quente e pela música funk". Logo depois desculpou-se pela confusão, pois essa era uma referência ao Rio de Janeiro. Mesmo assim, o que mais interessava no jogo se manteve: as favelas. Elas são muito mais parecidas com as do Rio, em morros; muitas vezes são comandadas pelas milícias, o que também remete mais à realidade carioca. Pode parecer estranho, mas os jogadores reclamaram, pois são "favelas que não lembram as de São Paulo".

IMAGEaHR0cDovL2FkbWluLnN1cGVyZG93bmxvYWRzLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzMjAxMi9tYWlvL0pVTkhPL0JSVU5PL01heF9QYXluZV8zL01heF9QYXluZV8zXzQuanBn

Propagandas e lei antifumo

A lei de São Paulo é clara: não se pode fumar em locais cobertos. Mas os produtores da série exageraram nos avisos espalhados pela cidade. Até nas favelas existem essas placas.

Outra coisa encontrada em grande quantidade são as propagandas de produtos fictícios, que levam os jogadores ao riso. Um dos mais interessantes é o da água mineral, que leva o nome de "Nada".

Estádio de futebol misto

Em certo ponto do jogo, Max vai até o Estádio dos Galatians, o time fictício do jogo. Ele é uma salada mista de clubes, que se misturam até com os argentinos. A arquitetura do local lembra o estádio do Morumbi, mas o símbolo é parecido com o do Fluminense, além de usar as cores do Boca Juniors. Galatians também é uma referência ao Corinthians, já que ambos os nomes vem de nomes bíblicos (Gálatas e Coríntios).

IMAGEaHR0cDovL2FkbWluLnN1cGVyZG93bmxvYWRzLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzMjAxMi9tYWlvL0pVTkhPL0JSVU5PL01heF9QYXluZV8zL01heF9QYXluZV8zXzMuanBn

Estações do metrô

Existem três estações que ganham destaque no jogo:

Estação da Luz, que virou "Terminal da Paz" - Um terminal de ônibus fictício;

Estação Butantã, que virou "Butntã" - Ela que leva ao estádio dos Galatians;

Estação que faz uma ligação direta com o aeroporto - Essa não existe, mas é o sonho de muitos paulistanos.

Mula Sem Cabeça, Saci e Curupira

Os personagens do folclore brasileiro não poderiam ficar de fora. A Mula Sem Cabeça é o símbolo do Sentinela, jornal fictício da cidade de São Paulo e está espalhada pela cidade. Já o Saci é um pouco diferente do convencional. Ele é verde e aparece como um vilão de um desenho animado que pode ser visto na TV do apartamento do homem-bomba (capítulo 4 do jogo). O Curupira é o que mais chama a atenção. Isso porque ele faz parte de uma paródia criada em cima das novelas brasileiras, intitulada "Amor e Damas".

UzlIc3Z4ZVVVTm8=

Coxinha em todo lugar

Muitos jogadores brasileiros devem ter dado risada (enquanto os gringos não entenderam a piada) a respeito das delegacias de polícia do jogo: é possível encontrar coxinhas espalhadas pelo local.

IMAGEaHR0cDovL2FkbWluLnN1cGVyZG93bmxvYWRzLmNvbS5ici9pbWFnZW5zL21hdGVyaWFzMjAxMi9tYWlvL0pVTkhPL0JSVU5PL01heF9QYXluZV8zL01heF9QYXluZV8zXzEuanBn

E você, conhece mais alguma curiosidade sobre o game para comentar?

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,