Behind The Games: O Fascínio Nostálgico do Synthwave

#Artigo Publicado por Naughty_God, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9oYWNraXNsYXNoLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNC8wNi9wZXJ0LmpwZz93PTc4OCZoPTM2Mg==

Poucas coisas são tão sugestivas como o som: o efeito que uma trilha sonora pode produzir é algo que cineastas foram aprimorando por décadas, e mais recentemente, os desenvolvedores de videogame também. Todo mundo que cresceu com os jogos pode reconhecer instantaneamente trilhas sonoras antigas.

Com jogos agora contando histórias mais complexas, estamos vendo mais aspectos cinematográficos incorporados ao som. Aqui vamos dar uma olhada em uma das maneiras em que os desenvolvedores utilizaram a música para fazer os jogos terem experiências imersivas e emocionais. O estilo musical de hoje é o Synthwave.

O que existe nos anos 80 que achamos tão atraente?

Apesar de seu fetichismo retro e da rede isolada de artistas, o chamado gênero Synthwave, um som focado no futuro misturado com a cultura pop da era Reagan, ganhou notoriedade com artistas como Pertubator, Kavinsky e Carpenter Brut.

Tudo começou em meados dos anos 2000, quando os gamers e nerds de terror obtiveram um gosto para artistas franceses como Justice, Kavinsky e College , que estavam criando sons inspirados em lendas dos anos 80 (Carpenter, Goblin, Brad Fiedel). Desde então, e especialmente após o lançamento do filme Drive em 2011 - o gênero explodiu em uma nuvem de fúria eletrônica moderna, com artistas emergentes em todo o mundo, a partir de Estocolmo para Dallas, Texas.

ZHVORFFHX3FudEE=

Os anos 80 representam um choque de otimismo e pessimismo, um fascínio por carros voadores e cães robóticos, com uma grande inquietação sobre o que está por vir: que o mundo poderia ser dizimado a qualquer momento a partir de uma guerra nuclear surpresa.

Essa impermanência palpável é capturada no Synthwave; há um minimalismo reconfortante entre os sinais de néon piscando, perseguições de carro em alta velocidade, cortes de cabelo pós-futurísticos e ciborgues assassinos.

O Synthwave nos jogos:

Hotline Miami

IMAGEaHR0cDovL3ZpZ25ldHRlMS53aWtpYS5ub2Nvb2tpZS5uZXQvaG90bGluZS1taWFtaS9pbWFnZXMvZi9mNC9Ib3RsaW5lX21pYW1pLmpwZy9yZXZpc2lvbi9sYXRlc3Qvc2NhbGUtdG8td2lkdGgtZG93bi82NzA/Y2I9MjAxNjAxMTkyMzU2NDM=

A surpresa indie, Hotline Miami ganhou elogios por sua jogabilidade simples mas viciante, narração alucinatória e as questões sutis levantadas sobre por que exigimos a violência nos nossos jogos.

Mas o que mais se destaca nas mentes de muitos jogadores é a batida, com grande parte de sua trilha sonora Synth: mais do que apenas um ambiente, é o diabo em seu ombro, um pulso sonoro inabalável que segue onde quer que vá, incitando-lo para atos cada vez mais brutais.

RHlDdGZkOHc2SlE=

A trilha sonora de Hotline Miami é trabalho de vários compositores relativamente desconhecidos, os quais trabalharam de forma independente em suas contribuições, o que torna ainda mais impressionante que o resultado final é tão devastadoramente eficaz.

A música em Hotline Miami é uma força em si mesma, uma cúmplice à narrativa.

R1I0dkprMlFCT2M=

NTVqOEpKVWs1QWs=

Mother Russia Bleeds

IMAGEaHR0cDovL21vdGhlcnJ1c3NpYWJsZWVkcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDkvTmVjcm8xLmpwZw==

Mother Russia Bleeds é um brawler ultra-violento com um estilo inconfundível e ação inesquecivelmente brutal. Situado em uma U.R.S.S. alternativa, a história gira em torno de uma equipe desesperada de lutadores de rua presos, que devem superar uma autoridade penal opressiva e toxicodependências incapacitantes através de qualquer meio necessário. O jogo utiliza o estilo musical com o mesmo propósito de Hotline Miami.

NTc5TzV4a1J6bHc=

Naughty_God
Naughty_God

Fã de Nioh, jogos da From Software e apreciador dos subgêneros metroidvania e roguelike/lite.

Publicações em Destaque