Hoje, o Grupo Khronos lançou oficialmente a API Vulkan com o apoio das líderes da indústria dando total suporte. Baseado na API Mantle, a API Vulkan promete promover a capacidades de baixo nível entre todas as plataformas e dispositivos. Tanto AMD quanto nVidia estão lançando seus drivers primários para a API Vulkan. Esses drivers primários estão atualmente em status BETA mas devem executar qualquer aplicação baseado em Vulkan para a primeira leva de usuários.
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AMD e nVidia lançam drivers primários para Vulkan 1.0 no primeiro dia
A história do Vulkan começa com a API Mantle. Mantle como nós conhecemos, não existe mais. Entretanto, a API ainda existe e parcialmente desenvolveu ecossistemas muito bem. Para ser sincero a API Mantle se dividiu em duas partes: a API Vulkan, campeã do mundo OPENSOURCE e a API Mantle como ela é, uma propriedade da AMD que será usada internamente e apenas aparecerá em casos específicos (exemplo: LiquidVR). Vulkan promete ser maior e melhor que o outro uma vez foi. É a única API de baixo nível que suporta todas as plataformas existentes. Como tal, muitas apostas estão sobre ele e é alto o interesse das pessoas-chave.
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Vulkan é a especificação da unificação que minimiza a sobrecarga do driver e habilita a preparação para comandos de GPU simultâneos (Multi-thread) para gráficos otimizados e performance computacional em diversos dispositivos, desktops, consoles e plataformas com a API embutida. Vulkan também provê o controle de acesso por demanda direto à GPU por sofisticadas engines de jogos, middleware e aplicações independente de fabricantes além de portabilidade funcional de simplificação, e drivers mais confiáveis. O design de camada do Vulkan habilita múltiplos IHVs para permitir a conexão entre arquitetura comum extensível para validação de código, debugging e depuração durante o desenvolvimento sem impactar na performance.
A API Vulkan foi desenvolvida para crescer, para não apenas fornecer acesso a nível de "metal" à GPU, mas também para manter todas as plataformas em mente. Como ele é baseado no Mantle, e foi reprojetado do zero, a documentação tem que ser bem clara nesse ponto. Outra vantagem sobre o OpenGL é que ele possui uma arquitetura multi-core bem amigável. Onde o OpenGL não permitia a execução de comandos em paralelo, o Vulkan facilmente permite múltiplos comandos em paralelo.
Download do driver beta da AMD:
Vulkan API 1.0 Beta Radeon Drivers
Download do driver beta para nVidia:
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Primeiro benchmark realizado com os drivers beta no jogo The Talos Principle:
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Link: http://www.computerbase.de/2016-02/vulkan-erste-benchmarks-der-neuen-api-in-talos-principle/
Leia mais detalhes no artigo de origem (em inglês).