Vivendi, antiga dona da Activision/Blizzard e da GVT, quer adquirir a Ubisoft

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3M0LnJldXRlcnNtZWRpYS5uZXQvcmVzb3VyY2VzL3IvP209MDImZD0yMDE1MTAyNiZ0PTImaT0xMDg5OTA2MjY3Jnc9NjQ0JmZoPSZmdz0mbGw9JnBsPSZzcT0mcj1MWU5YTlBFQjlQMTFZ

A Vivendi está tentando voltar para a indústria de videogames. Depois de vender a Activision e a Blizzard em 2013, duas das maiores empresas de games do planeta, o grupo está olhando para outro gigante desta área, a Ubisoft. A empresa francesa é uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo e responsável por franquias populares, como Assassins Creed, Far Cry, Tom Clancy e muito mais. Eles criaram uma divisão para jogos de celulares em 1999, batizada de Gameloft.

No di a14 de outubro, a Vivendi anunciou que tinha comprado 6,6 por cento da Ubisoft e 6,2 por cento da Gameloft, respectivamente. Mas isso foi só o começo. Uma semana mais tarde, a empresa anunciou que já possuía 10 por cento de cada empresa.

A partir de hoje, a Vivendi detém oficialmente 17,34 por cento da Gameloft, o que representa 15,34 por cento dos direitos de voto. Ele também possui 10,81 por cento da Ubisoft. De muitas maneiras, a Vivendi está agindo como um investidor ativa, comprando ações no mercado público para ganhar o controle da empresa. O problema todo é que a Vivendi não está negociando com outros acionistas da Ubisoft e membros da equipe de gestão, o que tem os deixado enfurecidos.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlLmpldXh2aWRlby5jb20vbWVkaWFzLW1kLzE0NDgyOS8xNDQ4Mjg5ODYyLTY0NDQtY2FyZC5qcGc=

Os irmãos Guillemot fundaram as duas empresas e ainda possuem um pedaço significativo de ambas. Yves Guillemot lidera a Ubisoft, enquanto Michel Guillemot dirige a Gameloft. Eles querem evitar uma aquisição pela Vivendi, por enquanto, as famílias Vivendi e Guillemot estão lutando usando apenas declarações públicas. Em suma, a Vivendi está dizendo que não exclui a aquisição de uma participação majoritária em ambas as empresas, e os irmãos Guillemot estão dizendo que eles não querem isso.

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5jbHViaWMuY29tLzA4MjM2Mzg4LXBob3RvLXl2ZXMtZ3VpbGxlbW90LXZpbmNlbnQtYm9sbG9yZS5qcGc=

Como uma solução temporária, os irmãos Guillemot aumentaram sua participação na Gameloft. Agora eles possuem 24,18 por cento dos direitos de voto. Isso torna um pouco mais difícil para a Vivendi a tomar o controle do conselho. Apesar disso, aumentar a sua quota na Gameloft é relativamente fácil já que a empresa só vale 520 milhões, enquanto Ubisoft vale cerca de 3,1 bilhões. Eventualmente, será difícil parar Vivendi se ela realmente quiser adquirir a Ubisoft.

Como um lembrete, a Vivendi Universal Music Group é uma das maiores empresas do mundo, incluindo gigantescos braços no cinema e na música (estima-se que quase um terço de todas as canções comerciais sejam da Universal).

Anônimo
Anônimo