Primeira vacina 100% eficaz contra ebola está "ao alcance das mãos"

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3NjaWVuY2VibG9ncy5jb20uYnIvZGlzY3V0aW5kb2Vjb2xvZ2lhL2ZpbGVzLzIwMTQvMDMvc3lyaW5nZTEuanBn

A primeira vacina eficaz contra o ebola, vírus que deixou mais de 11.000 mortos na África ocidental desde dezembro de 2013, está a partir de agora "ao alcance das mãos" segundo a OMS, tendo em vista os resultados preliminares promissores do primeiro teste realizado na Guiné.

Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde, vê na vacina "um avanço muito promissor". "Uma vacina eficaz será uma arma suplementar muito importante na luta" contra o ebola, ressaltou Chan em comunicado.

Testada na Guiné em mais de 4 mil pessoas, a vacina VSV-ZEBOV - desenvolvida pela Agência de Saúde Pública do Canadá, cuja licença é detida pelos laboratórios americanos NewLink Genetics e Merck - se mostrou 100% eficaz, segundo estudo publicado nesta sexta-feira na revista médica britânica The Lancet.

Estes resultados, que suscitaram reações muito favoráveis entre os especialistas, foi possível graças aos esforços da OMS e especialistas de Noruega, França, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Guiné.

"É uma grande novidade e o acontecimento médico mais promissor até hoje na luta em curso para parar o ebola", comentou o virologista britânico Benjamin Neumann.

Em Conacri, o coordenador da luta contra o ebola da Guiné, Sakoba Kéita, manifestou sua "grande satisfação", mas esclareceu que as medidas adotadas no marco da luta contra o vírus seguirão em vigor.

O representante da OMS na Guiné, Mohamed Belhocine, pediu que seja mantida prudência. "Visto o perigo da epidemia, trata-se apenas de um resultado parcial. Devemos comemorar, mas não devemos baixar a guarda" em matéria de vigilância e prevenção.

Um porta-voz do governo de Serra Leoa declarou que qualquer vacina eficaz "é bem-vinda caso seja aprovada pela OMS".

"Esta novidade iluminou meu dia", comemorou Julian Williams, farmacêutico de Freetown, capital do país.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque