Microsoft Cortana em português terá voz feminina que lembrará âncoras de TV

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkMTM1NjAwLmpwZw==

Microsoft deseja que os usuários interajam mais com os dispositivos Windows, conversando com smartphones, tablets e computadores como se fossem um amigo próximo e recebendo respostas também de maneira natural. Cortana, a assistente virtual da gigante de Redmond estará a cargo dessa função, com suporte para idiomas de vários países até o final do ano, incluindo o português do Brasil. E novas informações esclarecem o estilo da Cortana em solo verde e amarelo.

Susan Hendrich, que é uma das gerentes para o Windows, falou em uma entrevista que a Cortana terá uma voz feminina escolhida entre 20 concorrentes, das quais foram selecionadas oito vozes e, atualmente, três finalistas disputam a preferência da equipe brasileira da Microsoft para incorporar a Cortana oficial no país.

Apesar de buscar oferecer uma resposta natural aos usuários, reconhecendo as culturas locais, pitadas de humor ou sarcasmo, a Microsoft diz que se baseou em estudos para adotar na Cortana brasileira uma fala mais informal. A voz será de uma jovem entre 30 e 45 anos, com uma forma de falar que lembrará âncoras de telejornais, como Sandra Annenberg (Jornal Hoje) ou Renata Vasconcellos (Jornal Nacional.

"Ela [Cortana] deve ser amigável, mas ao mesmo tempo, confiante", disse Hendrich, informando que será necessário aproximadamente um ano para encerrar o desenvolvimento da assistente para o Brasil. Cortana estará disponível em PT-BR até o final de 2015 em versão de testes no programa Insider, tanto para Windows 10 que chega dentro de uma semana, como para o Windows 10 Mobile (ainda sem data de lançamento).

Os que estão mais ansiosos e desejarem testar a assistente virtual da Microsoft, mesmo em inglês, podem recorrer à instalação do Windows 10 Technical Preview Build 10240 para computadores, o Windows 10 Mobile também na versão de testes ou, ainda, por meio de dispositivos Android com um arquivo APK que vazou esta semana. Abaixo você confere o vídeo promocional do recurso para o novo sistema da Microsoft.

YTd0QkNVaWU4WjA=

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque