Veja como é um pôr do Sol em Marte

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9hdmlkYWJsb2dhLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxMi8wNS9wYzNiNHJkb3NvbGVtbWFydGUucG5n

A sonda Curiosity está em Marte desde 2012, e transmite fotos e informações para a Terra constantemente. Mas, pela primeira vez, sua câmera em cores de alta resolução conseguiu captar em imagens um pôr do Sol no planeta vermelho.

As imagens foram tiradas durante tempestades de areia no dia 15 de abril, e mostram um pôr do Sol diferente dos que acontecem na Terra. Nas fotos, os tons de azul predominam.  "As cores vêm do fato de que o pó muito fino [presente na atmosfera de Marte] tem o tamanho ideal para que a luz azul penetre", diz Mark Lemmon, membro da equipe científica da Curiosity na Texas A&M University, em comunicado feito pela Nasa.

IMAGEaHR0cDovL3Bob3Rvam91cm5hbC5qcGwubmFzYS5nb3YvZmlndXJlcy9QSUExOTQwMV9maWcxX3RodW1iLmdpZg==

ZHp4VnY1VVNfOVE=

"Quando a luz azul dispersa o pó, fica mais perto da direção do Sol do que a luz de outras cores. O resto do céu vai de amarelo a laranja, enquanto as luzes amarela e vermelha se dispersam por todo o céu em vez de serem absorvidas ou ficarem perto do Sol", disse Lemmon. Em nosso planeta, acontece exatamente o contrário: o céu fica vermelho e amarelo quando o sol se põe no horizonte, e o restante fica azul.

As imagens foram enviadas para a Terra em preto e branco. Ao olhar a imagem mais de perto, é possível ver um tipo de textura quadriculada nela - o padrão chamado matriz Bayer - que é como a Mastcam (e outras câmeras digitais) codifica a cor em imagens.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzA1Lzg4NXgzMDQtYmF5ZXJtYXRyaXgtMjAxNTA1MTExMTE3MDkuanBn

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo