Animal em extinção que inspirou Pikachu é visto pela primeira vez em 20 anos

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1jdFlXS3NpSnlBRS9WUlFmZjNleTNiSS9BQUFBQUFBQXBRSS9OcjM5RHl6ckN0Zy9zMTYwMC9hUjh5c1dELmpwZw==

Nós já falamos aqui no site sobre os Pika, uma família de pequenos mamíferos que inspiraram o Pokémon Pikachu e que lembram muito um rato (mas não são). Na China, alguns animaizinhos que fazem parte dessa família são vistos como uma praga, o que os levou a correr risco de extinção.

Agora, pela primeira vez em vinte anos, um dos membros dessa família, da espécie Pika de Ili, que é um dos animais mais raros do mundo, foi visto.

A espécie foi descoberta em 1983 pelo cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang na China, e foi o próprio cientista que encontrou o animal novamente em uma expedição à cordilheira Tian Shan no ano passado. Em 2002 e 2003, Weidong percorreu as mesmas montanhas durante 37 dias em busca do animal, mas nenhum foi visto.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0tYWM3WUpvUDB0TS9WUlFkbWplT2hSSS9BQUFBQUFBQXBQNC9pWG92YVdfV2ZiOC9zMTYwMC8xNTAzMjMxMTMxNDItY2hpbmEtaWxpLXBpa2EtZXhsYXJnZS0xNjkuanBn

Estima-se que a população do Pika de Ili seja de menos de mil animais em toda a China. Sua população caiu cerca de 70% nos últimos anos, e para os cientistas que estudam o animal, o aumento da temperatura devido ao aquecimento global pode ter contribuído para o declínio da população dos animais. 

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque