Cientistas do Large Hadron Collider tem esperança de fazer contato com universo paralelo daqui alguns dias

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5pbWFnZXMuZXhwcmVzcy5jby51ay9pbWcvZHluYW1pYy83OC81OTB4L0xhcmdlLUhhZHJvbi1Db2xsaWRlci1MSEMtNTY1MzE1LmpwZw==

O incrivelmente complexo LHC "acelerador de partículas" no centro da CERN, em Genebra, na Suíça, será demitido até seus níveis de energia mais altos alguma vez em uma tentativa de detectar - ou até mesmo criar - buracos negros em miniatura.

Se bem sucedido, um completo e novo universo será revelado- será necessário reescrever não apenas os livros de física, mas os livros de filosofia também. É até possível que a gravidade do nosso próprio universo pode "vazar" para este universo paralelo, dizem os cientistas do LHC.

O experimento é de certo que irá apavorar os críticos alarmistas do LHC, muitos dos quais, inicialmente, alertou que o colisor de partículas de alta energia significaria o fim do nosso universo, com a criação de um buraco negro de seu próprio. Mas até agora Geneva permanece intacta e confortavelmente fora do horizonte de eventos.

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5pbWFnZXMuZXhwcmVzcy5jby51ay9pbWcvZHluYW1pYy83OC81OTB4L3NlY29uZGFyeS9wcm90b25zLWNvbGxpZGluZy1hdC1MSEMtTGFyZ2UtSGFyZG9uLUNvbGxpZGVyLTI2NzI1MC5qcGc=

Na verdade, o LHC tem sido um sucesso espetacular. Primeiros cientistas provaram a existência do bóson de Higgs indescritível 'partícula de Deus' - um alicerce fundamental do universo - e está aparentemente bem no caminho para pregar "matéria escura" - uma possibilidade teórica anteriormente indetectável que agora é pensado para tornar-se a a maior variante de materia encontrável no universo.

Mas o experimento da próxima semana é considerado um divisor de águas.

Faizal Mir, um dos três-forte da equipe de físicos por trás do experimento, disse: "Assim como muitas folhas paralelas de papel, que são dois objetos tridimensionais [largura e comprimento] pode existir em uma terceira dimensão [altura], universos paralelos que também existem em dimensões superiores.

"Prevemos que a gravidade pode vazar para outras dimensões, e se isso acontecer, buracos negros em minhatura podem ser produzidos no LHC."
"Normalmente, quando as pessoas pensam do multiverso, pensam da interpretação de muitos mundos da mecânica quântica, em que todas as possibilidades se atualiza. Felizmente isso não pode ser testado e por isso é filosofia e não ciência. Este não é o que queremos dizer com universos paralelos. O que queremos dizer é universos reais em dimensões extras."

Quando o LHC é acionado a energia é medida em Tera elétron-volts- ou TeV é 1.000.000.000.000 , ou um trilhão de elétron-volts. Até agora, o LHC tem procurado mini- buracos negros em níveis de energia abaixo de 5,3 TeV. Mas o mais recente estudo diz que isso ainda é muito baixo.

Em vez disso, o modelo prevê que os buracos negros podem se formar em níveis de energia de, pelo menos, 9,5 TeV em seis dimensões e 11,9 TeV em 10 dimensões.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.