A melhor franco-atiradora da Segunda Guerra Mundial

#Descontração Publicado por Gesniper, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy01T2VDX2piQmN0MC9UdTMza2JucUMySS9BQUFBQUFBQUFCRS9vbTBpekp2TUlWcy9zMTYwMC9mZW1hbGUrc25pcGVyLmpwZw==

A ucraniana Lyudmila Pavlichenko tornou-se numa lenda depois de entrar para o exército russo e eliminar 309 soldados alemães.

A presença de mulheres nas forças armadas não se tornou realidade até há alguns anos. No entanto, a sua presença ainda é proibida em algumas áreas que ainda são consideradas típicas de homens, por isso, a sua luta pela igualdade continua.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9TSEtqT2w5b2NSMC9ocWRlZmF1bHQuanBn

Provavelmente Lyudmila Pavlichenko teve de enfrentar tal discriminação quando, em 1941, foi para o escritório de recrutamento Soviético para alistar-se e lutar contra os invasores alemães.

Pavlichenko, que tinha um caráter forte, que mostrou sinais de muito jovem, trabalhava como polidora de arsenal, onde tomou o gosto pelas armas. Essa paixão levou-a a inscrever-se num clube de tiro onde logo ganhou destaque pela sua excelente pontaria.

Portanto, quando as tropas nazis invadiram a União Soviética, não hesitou em apresentar-se num escritório de recrutamento para servir o seu país. O comandante alistou-a como enfermeira, como quase todas as mulheres, mas ela tinha outros planos. Ela mostrou documentos que comprovavam a sua pontaria e pediu uma espingarda. Finalmente, depois de convencer o oficial, foi designada como uma franco-atiradora na 25a divisão de infantaria com uma Mosin-Nagant 1891-1830 com um alcance efectivo de mais de 600 metros.

Depois de lutar em todas as frentes de Odessa e da Criméia, em Junho de 1942 ela foi ferida por um morteiro. Até então, ela havia causado 309 baixas às tropas inimigas, incluindo vários atiradores.

Após a sua recuperação, ela visitou o Canadá e os EUA como relações públicas, tornando-se o primeiro cidadão soviético a ser recebido pelo presidente Roosevelt. No seu regresso à Rússia já não se dedicou a educar centenas de atiradores de elite durante a guerra.

Um ano mais tarde, ela foi agraciada com o título de Herói da União Soviética e a sua imagem apareceu em duas edições de selos. Depois da guerra, ela terminou os seus estudos na Universidade de Kiev e começou o seu trabalho como historiadora. Ela morreu a 10 de Outubro de 1974 aos 58 anos de idade, talvez sem saber que a sua desconhecida façanha seria um grande exemplo para a luta pela igualdade das mulheres.

Gesniper
Gesniper

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos. Provérbios 16:9

, Cajazeiras - PB
Publicações em Destaque