Windows 10 terá assistente pessoal Cortana e Menu Iniciar em tela cheia

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAxL3RodW1icy90aHVtYi02NTU2OC1jb3J0YW5hLXJlc2l6ZWQuanBn

O Windows 10 terá a assistente pessoal Cortana, previamente lançada pela Microsoft no sistema Windows Phone, bem como um Menu Iniciar novo que pode ser exibido em tela cheia.

Joe Belfiore, o vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, apresentou os recursos nesta quarta-feira (21), em um evento para desenvolvedores realizado nos Estados Unidos. O Windows 10 terá algumas diferenças de interface quando for usado em seu modo computador e em seu modo tablet.

O Menu Iniciar é um bom exemplo disso: no modo tablet, ele será exibido em tela cheia, tornando-se mais fácil de usar em um display sensível ao toque.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAxL3RodW1icy82NzItY29ydGFuYS5qcGc=

A transição entre os modos de uso não é totalmente automática, o sistema irá perguntar ao usuário se deve ou não alterná-los.

Já a Cortana, que é uma assistente pessoal que atende a comandos de voz como a Siri (Apple) e o Google Now, ficará no canto inferior esquerdo da interface e também pode ser ativada quando o usuário disser: "Hey, Cortana". O recurso funciona tanto no modo tablet, quanto no modo PC. Em 2014, a Microsoft havia comunicado que a Cortana deve ganhar suporte ao português em 2015.

A Cortana permitirá realizar pesquisas no computador, bem como em suas pastas no disco virtual OneDrive, entre outras atividades.

O Windows 10 será oferecido gratuitamente para computadores e smartphones como uma atualização de sistema. Uma nova versão de testes para computadores será lançada na semana que vem. Outra, para smartphones, sairá em fevereiro, logo após o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, no dia 1º de fevereiro. A previsão de lançamento é no segundo semestre de 2015.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque