TSMC vai produzir uma GPU de 16 nanômetros para a Nvidia

#Notícia Publicado por leostrife, em .

IMAGEaHR0cDovL2kyLnR1ZG9jZG4ubmV0L2ltZy90eXBlMjgvd2lkdGg2NDYvaGVpZ2h0Mjg0L2lkOTE0NzEuanBn

O mundo da tecnologia cresce de forma exponencial. E uma das principais evoluções notáveis é a diminuição do tamanho dos componentes de uma máquina. Além de diminuir o peso dos equipamentos que temos que carregar por aí, essa miniaturização proporciona maior dissipação de calor e consequente maior eficiência energética.

E um dos setores que mais avança nesse campo é justamente o de dispositivos móveis. Na verdade, é vital para tablets e smartphones que sejam construídos componentes cada vez menores. Dessa forma, poderemos ter gadgets mais finos e leves.

Agora, duas gigantes do ramo se uniram para trazer uma nova geração de placas gráficas. A TSMC vai unir-se com a Nvidia para fazer uma GPU de apenas 16 nanômetros, com lançamento marcado para 2015.

IMAGEaHR0cDovL2FwaS50dWRvY2RuLm5ldC9pbWcvbWF4X3dpZHRoMTAwMC9pZDk1NjA0LmpwZw==

A TSMC, uma gigante da área de semicondutores, anunciou, oficialmente, que em 2015 vai manufaturar processadores de 16 nanômetros. Diversas parceiras da empresa, como a Apple, vão poder se beneficiar da tecnologia. Esses chips, portanto, terão uma grande melhora no consumo energético e um acréscimo substancial na performance.

Entre as parceiras que vão se beneficiar da nova tecnologia é a Nvidia. Atualmente, esta companhia planejava adotar os processadores de 20nm. Agora, trabalhando em conjunto com a TSMC, a Nvidia poderá pular diretamente para a geração de 16nm. Esse é um salto incrível, se compararmos que atualmente a gigante das GPUs comercializa a placa Maxwell de 28nm.

Obviamente, a maior concorrente da Nvidia neste ramo não está dormindo no ponto. A AMD, segundo fontes, está negociando uma nova geração de novos chips Radeon de 16 ou 20 nanômetros.

Leonardo
Leonardo #leostrife
, Volta Redonda/ Rio de Janeiro/ Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,